De volta ao ensino fundamental


Por Alexei Barros

Quatro episódios (e mais um em produção e outro em planejamento), um filme em animação… será que não é o suficiente para justificar um concerto exclusivo de Professor Layton? Não sei em termos de popularidade no Japão (quantas outras também não poderiam?), porque a abundância de músicas de qualidade me parece o bastante – lembrando que até hoje a franquia teve uma única aparição com o “Professor Layton and the Curious Village” no Press Start 2008.

A trilha sonora do quarto capítulo da série, Professor Layton and the Devil’s Flute, jogo lançado em 26 de novembro de 2009 no Japão que corresponde ao primeiro da trilogia de prequelas, mantém o alto nível de inspiração estabelecido pelo combo formado pelas composições de Tomohito Nishiura, autor da maioria das trilhas da Level-5, arranjos do saxofonista Norihito Sumitomo e performance da Layton Grand Caravan Orchestra, grupo de instrumentistas reunido especialmente para a gravação dos álbuns. Nesta OST o time ainda recebeu o reforço da arranjadora Yumi Eishima,  conforme comentou em seu blog. Aparentemente é desconhecida e/ou novata no meio da game music.

Bem como fiz no post “Professor Layton: uma escola de música”, comentarei sucintamente apenas as faixas executadas por instrumentos reais, que são as verdadeiras jóias da trilha. As releituras da primeira e a terceira são obra de Norihito Sumitomo, ao passo que a segunda e a quarta da Yumi Eishima.

“Theme of the Devil’s Flute”

O estilo da entrada jazzística no piano (só esta parte, que fique bem claro), lembra para mim a “Intro Theme” do revolucionário (adjetivo posto em resposta aos comentários degradantes que costumo me deparar) GTAIII. Mas só o piano. Quando o violino afiado toma a música, seguido pelo acordeão, somos agraciados com a sonoridade característica da série que remonta uma certa atmosfera europeia. O restante das cordas confere o pano de fundo para os solos alternados de, respectivamente, acordeão, violino e piano, até que chega o momento do violão mostrar a que veio em demonstração virtuosística. Seria a melhor música principal da série?

“Puzzle 5”

Os temas de puzzles costumam ser bem tranquilos, afinal você não conseguiria resolver quebra-cabeças com músicas explosivas. O quinto representante da estirpe inicia com sutis variações de piano e xilofone (ou pelo menos timbres que remetem ao instrumento), mas adquire proporções impensáveis para o que se poderia imaginar a princípio.

“Theme of the Last Battle”

Uma pintura de música. Simplesmente maravilhosa. Violoncelos e violinos compõem uma harmonia que transmite o nervosismo e o momento singular da última batalha, seja como for o combate. A mesma sequência é repetida, e os elementos se completam de maneira sublime que não cansa. Fatalmente elejo como a minha preferida do quarteto.

“Descole’s Theme”

Um início imponente precede a reprodução de uma melodia majestosa. Depois da participação dos metais, a música fica ainda mais bonita com enfeites da harpa muito frequentes nos arranjos do Hayato Matsuo. Acaba rápido, mas é uma maravilha.

Fiquemos agora no aguardo para a próxima aula de música (vulgo a trilha do quinto capítulo, Professor Layton and the Mask of Miracles), que deve acontecer no segundo semestre 2010. Mentira, porque já dia 23 de janeiro sai a Professor Layton and the Eternal Diva Original Soundtrack, correspondente à supracitada animação.

Agradecimentos ao Farley pela preciosa dica.

4 Responses to “De volta ao ensino fundamental”


  1. 1 Farley 21/01/2010 às 9:04 am

    Nada como ver as considerações detalhistas do Alexei =D

    A trilha no geral eu gostei muito, mas realmente as faixas executada com instrumentos reais são o principal destaque. Meus comentários:

    Theme of the Devil’s Flute: Pra mim é a melhor música tema de toda a série pelo fato de ser bem completa e diversificada. Esse começo no piano pra mim é bem incrível e os solos pela música também são ótimos, só acho o finzinho meio fraco. E o tom de “tema londrino”, que é marca da trilha, tá bem forte aqui.

    Puzzles 5: Achei interessante terem incluído uma versão live dessa música, justamente por conta dos temas dos puzzles serem bem simples. Não sei se concorda Alexei, mas esse tema de puzzles parece bem mais maduro que os anteriores (que remetiam mais à canções de caixinha de música). Essa, após a metade, cresce e se torna bem interessante e bela.

    Theme of the Last Battle: O que gosto nessa é o fato de ser a mesma melodia repetidamente, mas a cada interação ela “cresce” um pouco e se torna cada vez mais complexa. A seleção de instrumentos é ótima e passa uma ótima sensação de tensão, mas uma tensão meio ‘épica’. Também fico curioso em como é essa batalha final no jogo, será que é algo não-puzzle?

    Descole’s Theme: É a que menos gosto aqui, como você falou ela é bem imponente, mas acho que faltou alguma coisa que a tornasse especial.

    No mais uma trilha muito boa mesmo, agora só falta torcer para que esse episódio saia por aqui também.
    Sobre a trilha do filme eu não sei muito bem o que esperar. Os trailers e teasers dão ênfase ao tema do primeiro jogo, mas é bem capaz que seja algo na linha dos jogos mesmo.

    Agora só espero uma mini-análise sua da trilha do Oboromuramasa =D

  2. 2 Alexei Barros 21/01/2010 às 11:14 am

    Valeu pelos comentários, Farley!

    Falando primeiro sobre a trilha do filme, eu tenho altas expectativas. O Tomohito Nishiura também está envolvido na composição e se entendi bem pelo tradutor do Google a Yumi Eishima participou dos arranjos. Levando em conta que o Norihito Sumitomo é figura constante desde o primeiro não vejo por que não ele participar. Mas o principal motivo para pensar assim é que como não é a trilha de um jogo para DS, evidentemente não haverá músicas sintetizadas. Ou seja, aguardo que a trilha seja toda da Layton Grand Caravan Orchestra. E o melhor é que faltam só dois dias para o lançamento.

    Agora vamos aos comentários de cada faixa:

    – Theme of the Devil’s Flute: sobre o fim, talvez aquele solo de violão no final tenha sobrado mesmo. Mas gostei ainda assim

    – Puzzles 5: concordo plenamente que é mais complexa que os temas anteriores. Só agora que você falou eu reparei que este é o primeiro tema de puzzle a ser incluso nessas versões arranjadas, sem contar a primeira parte do medley do Press Start 2008.

    – Theme of the Last Battle: épica é uma palavra que define bem, e realmente não sei como é a tal batalha.

    Uma outra dúvida que eu tenho é em relação àquele RPG extra de mais de 100 horas que estava incluso no jogo. É impressão minha ou não há nenhuma música desse RPG na trilha? Será que vão lançar um álbum só com as músicas do RPG?

    – Descole’s Theme: comparado com as outras, é a menos fantástica, de fato.

    Ah, além do Oboromuramasa, também pretendo fazer posts similares (não querendo comentar tudo, apenas as músicas mais chamativas) do Half-Minute Hero, Ys I & II Chronicles e Gyakuten Kenji.

    • 3 Farley 21/01/2010 às 11:52 am

      Seu argumento sobre a trilha do filme é forte mesmo, não tinha nem passado pela minha cabeça a possibilidade de ser algo assim. Espero que seja mesmo!

      Sobre a trilha do London Life, o tal RPG que abre depois de terminar o jogo, não tenho a mínima idéia. Realmente a trilha parece não ter nenhuma música dele. Será que vai ser ignorado?

      Esperarei anciosamente pelos outros posts então =D


  1. 1 Press Start The 5th Anniversary: desfalcado, reverberado e abrupto « Hadouken Trackback em 29/12/2010 às 11:36 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: