Gran Turismo Original Sound Collection: o show particular de Masanori Mine

Por Alexei Barros

Depois do Gran Turismo 2 devo reconhecer que me tornei um apreciador exclusivo das músicas da série, nem tanto dos jogos. Não vou dizer que sou fascinado por completo por jogos de corrida, mas eu gosto e joguei bastante os dois primeiros da série para PlayStation, e infelizmente não pude me dedicar ao GT3 e 4 no PS2 como mereciam. Mas sempre acompanhei as trilhas, afinal foram as responsáveis por conhecer o T-Square, e me tornar apreciador da banda.

Quando saiu a Gran Turismo Original Sound Collection, referente ao Gran Turismo de PSP, como de praxe, fiquei na expectativa pelas faixas do Andoh, mas a participação dele foi bem modesta. O tema da série foi dividido em dois: a “Moon Over The Castle (2009 Remix Version)”, que é praticamente idêntica à “Moon Over the Castle” do primeiro GT, e “Moon Over The Castle (Orchestra Version)”, que mais parece uma versão estendida da abertura erudita da “Moon Over The Castle ~Orchestral Version~” do GT4.

Esperava por Masahiro Andoh e acabei fascinado pelas músicas de Masanori Mine. Entre diversas faixas eletrônicas, com todo o respeito, chatas para caramba de outros músicos, as três composições dele sobressaem em um espetáculo guitarrístico. Consegui apurar poucas informações sobre este compositor de penteado extravagante. Aparentemente, suas colaborações em games se resumem aos álbuns da série Angelique, conforme o VGMdb me deixou descobrir. Atualmente, integra a banda Olive Sunday como guitarrista e vocalista, o que não deixa de ser curioso, uma vez que a trinca é totalmente instrumental.

São tão boas que merecem ser comentadas individualmente, ainda que de maneira breve. E espero que Mine de alguma forma também participe da trilha de Gran Turismo 5.

“over the horizon”

A introdução eletrônica me deu a impressão de que seria acometido por uma repetição exacerbada, quando a guitarra irrompe entoando uma melodia incrivelmente cativante. Bateria e baixo a seguem, mas sem tirar o brilho da guitarra, e os efeitos eletrônicos servem mais como complemento no fim das contas.

“colorful monochrome”

A minha preferida das três. Logo de início a guitarra abre a faixa em acompanhamento do baixo e bateria, mas na sequência, mais uma vez, reproduz mais uma melodia criativa e empolgante. Ainda há um interlúdio eletrônico, e a guitarra solo retorna aos poucos até dominar a música por completo.

“planet tension”

Nesta a abertura é feita pela bateria, mas, para variar, a guitarra é a estrela principal desta música que mais lembra o estilo fusion recorrente na série.  É a protagonista, porém o baixo elétrico também faz uma pequena intervenção antes do solo de guitarra.

Anúncios

4 Responses to “Gran Turismo Original Sound Collection: o show particular de Masanori Mine”


  1. 1 Junior 28/12/2009 às 12:01 am

    Não gostei muito da OST desse GT do PSP, e ao meu ver vai passando o tempo e os bons J-Fusion presentes em GT1 e GT2 japonês não aparecerão mais.
    Hoje testei o demo do GT5 que é um time trial com apenas 1 carro e 1 pista e a música da corrida era aqueles rocks digno de jogos de corrida radical (tipo motocross ou coisas do tipo), somente os menus ainda tem uma musiquinha boa do jeito que agente gosta.

    Estou muito triste por a Poliphony Digital abandonar os grandes hits do Andoh ou providenciar novas músicas J-Fusion de outros artistas japoneses.

    É uma pena mesmo.

  2. 2 Cledson 28/12/2009 às 9:41 am

    É bem fusion mesmo.
    Ainda não conhecia tais trilhas comentadas. Boas mesmo.
    Já o jogo, não joguei nenhum, apesar de gostar de jogos de corrida. É que não tenho PS e nem conheço quem tenha heheh ;)

  3. 3 fezones 28/12/2009 às 11:43 am

    Só a Cruela para salvar a lavoura. Bem mais ou menos esse GT, da trilha ao jogo.


  1. 1 Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack: fusão maravilhosamente suave « Hadouken Trackback em 15/02/2011 às 9:15 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: