O magnânimo box de 18 CDs de Castlevania

Por Alexei Barros

As caixas especiais de game music não passam despercebidas pelos atentos (ou desatentos ultimamente) radares hadoukenianos, e este não poderia definitivamente ser ignorado: Akumajo Dracula Best Music Collections BOX.

Agendado para o dia 24 de março de 2010, o box vampiresco não tem qualquer relação com um aniversário da série Castlevania (considerando comemorações de anos redondos) que despertou do caixão em 1986. Por isso, até soa meio aleatória a revelação do produto – coincidentemente, sai um mês depois do concerto amador Castlevania The Concert. De qualquer forma é o tipo de lançamento que deixam os inveterados colecionadores de game music atiçados. Custará 21.000 ienes, o que hoje equivaleria quase a 405 reais, sem impostos e taxas adicionais. O número de catálogo é GFCA-195~213. Por apenas dois discos a caixa não iguala o recorde do SaGa Series 20th Anniversary Original Soundtrack -PREMIUM BOX- com os escandalosos 20 CDs. Serão nada menos do que 18 discos, e o último trará oito arranjos inéditos da Michiru Yamane, que ainda será mostrada em uma entrevista em um DVD que acompanha o pacote.

Antes tenho de ressalvar o conteúdo porque não há exatamente tudo o que já foi lançado da franquia. Não há, entre outros, os álbuns arranjados: Perfect Selection Dracula, que concorre, para mim, ao posto de pior CD de game music de todos os tempos (tente ouvir a “Bloody Tears” sem devolver os panetones que você comeu hoje); o Perfect Selection Dracula ~New Classic~, com arranjos semiorquestrados (sintetizados com timbres de orquestra) que inspiraram os segmentos do PLAY! e VGL; e, principalmente, Perfect Selection Dracula Battle e Perfect Selection Dracula Battle II, dois dos melhores trabalhos de hard rock em game music (apesar da bateria sintetizada) em arranjos do baixista Naoto Shibata e performance da banda Naoto Shibata Project. Eric Ietsugu que o diga. Ainda senti a ausência do “Castlevania Medley” do Press Start 2007, o melhor arranjo orquestrado relacionado à série para mim. E, claro, também da “Wood Carving Partita” tocada pela Michiru Yamane no Fourth Symphonic Game Music Concert.

As trilhas originais da franquia estarão compiladas, não todas. Faltou só a do Castlevania: The Adventure ReBirth, que sairá no mesmo dia no disco Dracula Densetsu ReBirth & Contra ReBirth Original Soundtrack, e a Pachislot Akumajo Dracula Original Soundtrack, que  foi publicada em junho de 2009. A excelente Akumajo Dracula Judgment Original Soundtrack (não posso dizer o mesmo do jogo, entretanto), de janeiro de 2009, está inclusa no box.

As músicas do Vampire Killer (MSX2) e Castlevania: Legends (Game Boy) serão lançadas oficialmente pela primeira vez, assim como as faixas adicionais da versão do Castlevania: Symphony of the Night para Sega Saturn. Apesar do site da Konamistyle não dizer nada a respeito e se não estiver enganado, as trilhas do Castlevania: The Arcade e Akumajo Dracula: The Medal  nunca saíram antes. Bem que, de alguma forma, a caixa poderia incluir a trilha do cancelado Castlevania Resurrection (Dreamcast), que vagueia sem rumo pela internet em MP3.

Eu tentei detalhar os compositores, mas é praticamente impossível. Há músicos que sequer se sabe o primeiro nome (S. Terashima) ou nome verdadeiro (akiropito?), e há muitas informações desencontradas. Espero que o encarte esclareça a barafunda de dados, e traga os créditos de cada faixa, e não apenas “Konami Kukeiha Club” (nome do estúdio de som da produtora) para todas as trilhas antigas. A propósito, vou achar um tanto injusto se somente a Michiru Yamane aparecer no DVD. Ela é a compositora mais atrelada à série, mas não a única. Muitos nomes importantes já participaram, de Kinuyo Yamashita (Castlevania) a Hidenori Maezawa (Castlevania III: Dracula’s Curse), de Motoaki Furukawa (Castlevania 64) a Yuzo Koshiro (Castlevania: Portrait of Ruin).

Segue listado abaixo então o que cada disco trará, com os jogos e suas respectivas plataformas.

CD 01 – Castlevania (Disk System), Vampire Killer (MSX2), Castlevania II: Simon’s Quest (Disk System), Haunted Castle (Arcade), Castlevania: The Adventure (Game Boy)
CD 02 – Castlevania III: Dracula’s Curse (NES), Kid Dracula (NES), Castlevania II: Belmont’s Revenge (Game Boy)
CD 03 – Super Castlevania IV (SNES)
CD 04 – Akumajo Dracula (X68000), Castlevania: Rondo of Blood (PC-Engine)
CD 05 – Castlevania: Bloodlines (Mega Drive), Castlevania Legends (Game Boy)
CD 06 – Castlevania: Symphony of the Night (PlayStation, Sega Saturn)
CD 07 – Castlevania (Nintendo 64)
CD 08 – Castlevania: Circle of the Moon (Game Boy Advance)
Castlevania Chronicles (PlayStation)
CD 09 – Castlevania: Harmony of Dissonance (Game Boy Advance): Castlevania: Aria of Sorrow (Game Boy Advance)
CD 10 – Castlevania: Lament of Innocence (PlayStation 2)
CD 11 – Castlevania: Dawn of Sorrow (Nintendo DS)
CD 12 – Castlevania: Curse of Darkness (PlayStation 2)
CD 13 – Castlevania: Portrait of Ruin (Nintendo DS)
CD 14 – Castlevania: The Dracula X Chronicles (PSP)
CD 15 – Castlevania: Order of Ecclesia (Nintendo DS
CD 16 – Castlevania Judgment (Nintendo Wii)
CD 17 – Castlevania: The Arcade (Arcade), Akumajo Dracula The Medal (Arcade)
CD 18 – Michiru Yamane’s eight arranged tracks.

[via Konamistyle, VGMdb]

9 Responses to “O magnânimo box de 18 CDs de Castlevania”


  1. 1 sony's king 25/12/2009 às 5:19 pm

    SOTN,Dracula X Chronicles e Super Castlevania IV tem as melhores musicas(POR e OOE tbm tem umas legais).

  2. 2 André Breder 25/12/2009 às 6:22 pm

    Quisera eu ter grana para comprar este mega box…

  3. 3 Fabão 25/12/2009 às 7:43 pm

    Será que o sétimo CD traz as trilhas de ambos os lançamentos para o N64? A página da Konamistyle também só menciona o primeiro trabalho para o console, Akumajou Dracula Mokushiroku (Castlevania). Se realmente for só esse, também falta à coletânea Akumajou Dracula Mokushiroku Gaiden: Legend of Cornell (Castlevania: Legacy of Darkness). A não ser que ambos dividam a mesma trilha – não posso dizer, não os joguei. ^^

  4. 4 Alexei Barros 25/12/2009 às 8:06 pm

    @ Fabão

    Sabia que estava esquecendo de alguma coisa. Na verdade, eu também estranhei isso quando vi a relação de jogos (me lembrava vagamente de que existiam dois Castlevanias do N64, apesar de jamais ter jogado ambos), mas acabou faltando mencionar no texto. Também não faço ideia se a trilha seja a mesma… =/ Aparentemente, sim.

    Ah! Outro que faltou na caixa é o Castlevania: Dracula X do SNES, só não sei se será sentida a ausência, visto que o jogo é uma adaptação do Rondo of Blood.

  5. 5 Radical Dreamer 25/12/2009 às 9:31 pm

    Esse CD de arranjos da Michiru Yamane está realmente me chamando a atenção. E até hoje não ouvi as faixas do port de Sega Saturn do Symphony of the Night; vai ser uma boa oportunidade. É nessas horas que bate uma inveja muito grande dos japoneses…

  6. 6 Alexei Barros 25/12/2009 às 9:40 pm

    @ Radical Dreamer

    Não costumo propalar assim tão abertamente a pirataria musical, mas como as músicas (ainda) não foram lançadas abrirei uma exceção. As faixas da versão do Saturn não são as que estão em MP3 no Galbadia Hotel? Não sei dizer ao certo porque terminei o jogo no PlayStation como a maioria.

  7. 7 Seyfertt 26/12/2009 às 8:25 pm

    O bacana disso tudo são as versões Unreleased que vão sair finalmente :D

  8. 8 Diego Paulino 27/12/2009 às 1:50 am

    Quisera eu ter grana para comprar este mega box…[2]

    Nem precisava ser todo o box, só com os discos 1, 2, 5, 8, 9, 11, 13, 15, 16 e 18 eu ficaria bem feliz…..nem que fosse só um deles….D=


  1. 1 Akumajo Dracula Best Music Collections BOX: incompleto, anônimo e com boas surpresas « Hadouken Trackback em 03/05/2010 às 7:34 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: