Distant Worlds 2009 em Chicago: comentários à distância


Por Alexei Barros

O dia 12 de dezembro marcou o fim das apresentações em 2009 da turnê Distant Worlds: music from Final Fantasy, produzida pelo maestro Arnie Roth e pelo compositor Nobuo Uematsu. Uma pletora de novidades foi reservada para o concerto realizado em Chicago, com performance da Chicagoland Pops Orchestra e Elmhurst College Concert Choir no Rosemont Theatre, tanto que ainda farei posts específicos para cada uma – felizmente, há vídeos de todas elas.

Antes de comentar o espetáculo em si, vale ressaltar uma informação preconizada em uma entrevista de Roth ao SEMO que ainda não comentei por aqui. Em janeiro, a Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, uma orquestra de alto gabarito como se pôde notar pelo Sinfonia Drammatica e pelos PLAY! realizados na Suécia, gravará o novo CD Distant Worlds II: more music from Final Fantasy, a ser lançado em junho de 2010, sem data específica. Imagino que já com as novidades recém-estreadas. No mesmo mês, no dia 12 de junho, acontecerá o debute dessa nova fase da turnê em Estocolmo com muitas músicas que ainda não foram executadas na Europa.

Voltando a Chicago, entre diversos segmentos conhecidos, “Advent One-Winged Angel” foi exageradamente tocada duas vezes seguidas no bis na companhia da banda formada especialmente para a ocasião, os Chicago Mages. Uma curiosidade: o próprio Arnie Roth pediu para que o público acompanhasse a orquestra e coral entoando os versos “Sephiroth!”. Esta interação com a plateia não cheira a… VGL?

Fora isso, foram enfatizadas as performances vocais de Susan Calloway – como Uematsu tem apreciado sobremaneira a sua voz, há fãs que acreditam que ela seja a escolhida para a canção do Final Fantasy XIV.  Todas os temas cantados da série foram executadas na apresentação, quase como no Voices: music from Final Fantasy, com exceção de “Eyes on Me” (FFVIII), “real Emotion (FFX-2 Mix)”, “1000 no Kotoba (FFX-2 Mix)” (FFX-2) e – atenção para a ironia“My Hands” (FFXIII). Dentre as canções, a que sobressaiu foi a performance da “Suteki Da Ne” (FFX), porque foi interpretada em inglês – talvez a faixa foi traduzida e mostrada assim pela primeira vez tendo em vista a quantidade colossal de pessoas que se ofendeu pelo fato de a versão do jogo ser em japonês.

Como havia mencionado em posts anteriores, a “J-E-N-O-V-A” (FFVII) e “Dancing Mad” debutaram na turnê, bem como o segmento “Twilight Over Thanalan ~ Behind Bloody Borders” (FFXIV). Comentarei em mais detalhes nos respectivos posts, portanto seja paciente.

Enquanto não publico os vídeos aqui, recomendo fortemente a entrevista que o Don Kotowski fez com o Nobuo Uematsu para o SEMO em Chicago. Em vez de perder tempo falando do bigode ou de quantas cervejas bebe como já vi acontecer em outros sites, o bate-papo enfoca os concertos, com muitas perguntas que sempre gostaria de fazer relacionadas ao Final Fantasy Symphonic Suite, Orchestral Game Concert e Press Start. O Symphonic Fantasies não poderia deixar de ser mencionado, e Uematsu-san disse algo que me deixou relativamente empolgado: “Entretanto, no futuro definitivamente gostaria de ouvir uma abordagem mais experimental das músicas de Final Fantasy, similar ao arranjo de Secret of Mana no concerto. Também gostaria de ouvir mais temas antigos da série Final Fantasy”. É exatamente isso o que queria.

O set list do Distant Worlds em Chicago com os tradicionais links das versões originais. De duas tive que pegar de outros concertos porque não estão dispostas assim nas OSTs, e do FFXIV a trilha nem saiu, evidentemente.

Ato I

01 – “Prelude” (Final Fantasy)
02 – “Liberi Fatali” (Final Fantasy VIII)
03 – “Victory Fanfare” (Final Fantasy)
04 – “At Zanarkand” (Final Fantasy X)
05 – “Don’t Be Afraid” (Final Fantasy VIII)
06 – “Ronfaure” (Final Fantasy XI)
07 – “Memoro de la Stono ~ Distant Worlds” (Final Fantasy XI)
08 – “Love Grows” (Final Fantasy VIIII)
09 – “Swing de Chocobo” (Final Fantasy)
10 – “The Place I’ll Return to Someday ~ Melodies of Life” (Final Fantasy IX)
11 – “Fisherman’s Horizon” (Final Fantasy IX)
12 – “J-E-N-O-V-A” (Final Fantasy VII)

Ato II

13 – “Opening ~ Bombing Mission” (Final Fantasy VII)
14 – “FFVII Main Theme” (Final Fantasy VII)
15 – “Suteki Da Ne” (Final Fantasy X)
16 – “Aerith’s Theme” (Final Fantasy VII)
17 – “Dancing Mad” (Final Fantasy VI)
18 – “Kiss Me Good-Bye” (Final Fantasy XII)
19 – “Theme of Love” (Final Fantasy IV)
20 – “The Man with the Machine Gun” (Final Fantasy VIII)
21 – “Twilight Over Thanalan ~ Beneath Bloodied Banners” (Final Fantasy XIV)
22 – “Terra’s Theme” (Final Fantasy VI)

Bis

23 – “Advent One-Winged Angel” (Final Fantasy VII: Advent Children) (2x)
24 – “Victory Fanfare” (Final Fantasy)

[via GameMusic.net, imagens via Flickr]

9 Responses to “Distant Worlds 2009 em Chicago: comentários à distância”


  1. 1 Wesley Pires 28/12/2009 às 12:48 pm

    Um concerto sobre a série sempre é bom, mas ao ver a playlist ai, fiquei meio triste. É fato de que as musicas acima são de uma excelencia incontestável, porem não vi nenhuma musica do V, apenas uma composição do IV,e nenhuma do FFIII que pensei que teria uma mençaõ, devido à versão para o DS, mas nem isso. Gostei de ter “Dancing Mad” na playlist, mas ainda adicionaria o “Locke’s Theme” (acho que é esse o nome, ou é só “Locke”) que cheira a aventura.
    Memso assim, ótima cobertura. Queria estar lá para ver ao vivo =P

  2. 2 mudança 29/12/2009 às 3:26 pm

    show de bola mesmo
    dirceu


  1. 1 “J-E-N-O-V-A” – Final Fantasy VII (Distant Worlds 2009 em Chicago) « Hadouken Trackback em 01/01/2010 às 10:39 am
  2. 2 “Dancing Mad” – Final Fantasy VI (Distant Worlds 2009 em Chicago) « Hadouken Trackback em 23/01/2010 às 7:21 pm
  3. 3 “Suteki Da Ne” – Final Fantasy X (Distant Worlds 2009 em Chicago) « Hadouken Trackback em 31/01/2010 às 3:12 pm
  4. 4 Enfim, o CD do A Night in Fantasia 2009 e outras novidades da Eminence « Hadouken Trackback em 06/02/2010 às 12:45 am
  5. 5 “Twilight Over Thanalan ~ Behind Bloody Borders” – Final Fantasy XIV (Distant Worlds 2009 em Chicago) « Hadouken Trackback em 07/02/2010 às 2:50 pm
  6. 6 Distant Worlds II CD Preview: “J-E-N-O-V-A” « Hadouken Trackback em 20/03/2010 às 1:20 am
  7. 7 “Twilight over Thanalan, Beneath Bloodied Banners” – Final Fantasy XIV (Distant Worlds) « Hadouken Trackback em 18/12/2010 às 9:00 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: