“Sound of Wind” – Final Fantasy Crystal Chronicles (Games in Concert)


Por Alexei Barros

Como cansei de falar por tantas oportunidades, é muito raro ver em concertos músicas de Final Fantasy que não sejam do Nobuo Uematsu. Se já é difícil com composições do Hitoshi Sakimoto ou Masashi Hamauzu da série principal, imagina os spin-offs.

Logo no primeiro Games in Concert em 2006 os holandeses tiveram a ousadia de colocar a onírica canção de abertura do Final Fantasy Crystal Chronicles do GameCube assinada pela Kumi Taneoka. A “Sound of Wind” (originalmente intitulada “Kaze No Ne”) na versão japonesa tem a voz da Yae Fujimoto, enquanto a “Sound of Wind (English Version)” americana é interpretada pela cantora australiana Donna Burke. O melhor é que a faixa foge do padrão de baladas pop de Final Fantasy seguido até por faixas que não são do Uematsu, como a “1000 Words Orchestra Version” (Final Fantasy X-2) escrita pela dupla Noriko Matsueda e Takahito Eguchi e tocada no Beginning of Fantasy.

Como sempre, impressiona a aptidão da Metropole Orchestra seja qual for o estilo executado. Harpa e violão na introdução são exímios, bem como baixo elétrico, bateria e percussão. Mas quem comanda mesmo é a amazona Floor Jansen, vocalista da recém-extinta banda de metal holandesa After Forever. Ouvi outras atuações dela, e é incrível a sua versatilidade porque consegue cantar tanto no pop quanto no erudito com semelhante aptidão. Uma outra moça, que não consegui identificar, ainda faz o contracanto. Não por menos, para mim, a performance ao vivo  ficou melhor do que a versão do jogo em inglês e quiçá em japonês por ser mais animada.

O link do Goear provém da transmissão do rádio, e abaixo há também um vídeo do ensaio. Não causa surpresa que tenha cantado tão bem: cerca de dois meses antes dessa gravação ela recebeu a música em MP3 do arranjador Martin Fondse para ouvir reiteradas vezes no iPod.

- “Sound of Wind” (Final Fantasy Crystal Chronicles, Games in Concert)

About these ads

8 Responses to ““Sound of Wind” – Final Fantasy Crystal Chronicles (Games in Concert)”


  1. 1 Farley 31/10/2009 às 5:23 pm

    Eu sempre tive mais simpatia pelos spin-offs de Final Fantasy do que pelos jogos “principais”, Crystal Chronicles (o original, os DS não gostei muito) é um dos meus preferidos.

    É realmente uma atitude bem ousada de colocar essa música em um concerto de jogos, já que o jogo não é muito bem amado… Eu particularmente gosto muito da OST, assim como a música tema. Gostei dessa versão, ficou muito boa. Não gostei tanto assim do vocal, mas não chega a ser um problema aqui.

  2. 2 Alexei Barros 31/10/2009 às 6:10 pm

    Lembro de você ter comentado que curtia mais os spin-offs, vai contra a tendência. Joguei bem pouco os episódios paralelos, e até acho que a Square Enix abusa da grife FF lançando várias séries que poderiam ser libertar da marca e sair com nomes diferentes… mas isso nada tem a ver com a qualidade, é claro.

    Nessa mesma edição do Games in Concert a “One-Winged Angel” também foi tocada, mas é legal que eles não ficam repetindo todo ano como fazem outros concertos. Ela não é obrigatória. Na verdade teve pouco Final Fantasy em diante, só a ária do FFVI no Games in Concert 3.

  3. 3 DGC 31/10/2009 às 8:58 pm

    Linda!!
    Saudosa até…
    heheh

    Eu sempre achei essa música (principalmente a versão japonesa) linda demais e que belo jogo foi o FFCC original!
    Ahh… bons tempos.

  4. 4 Alexei Barros 31/10/2009 às 9:02 pm

    Puxa, depois do seu comentário e do Farley começo a achar que mais pessoas jogaram o FFCC do que eu havia imaginado… eu passei BEM longe. o.O

  5. 5 ANTIDEUS 01/11/2009 às 1:18 am

    @Farley

    Concordo com quase tudo que você disse. Sou quase que um completo ignorante em relação aos jogos da Square, Enix e Square Enix. Nunca joguei nenhum jogo da série principal de Final Fantasy, mas gostei e zerei FF: CC do Cube e FF XII: Revenant Wings do DS. Nunca imaginei que ouviria uma música deste jogo em um concerto!

    @Alexei

    Já o número de pessoas que jogaram com um a três amigos deve ser muito pequeno. Eu tinha 3 GBAs e ainda tnho 3 cabos link GBA-GC, dava para jogar FF: CC e Zelda Four Swords, dois jogos ótimos que muita gente não teve oportunidade de aproveitar a jogatina multiplayer (o filé) por causa do número excessivo de acessórios extras requisitados. A tira abaixo do VG Cats ilustra bem o fato.

    http://www.vgcats.com/comics/?strip_id=86

  6. 6 Alexei Barros 01/11/2009 às 2:12 pm

    Surpreendente, eu imaginei que a maioria das pessoas não dava muita atenção aos spin-offs. Suposição equivocada a minha. Com certeza foi uma das grandes surpresas de toda a série Games in Concert, levando em conta mais uma vez que o jogo nunca apareceu em um concerto japonês, e que a série paralela que vem primeiro à mente é Final Fantasy Tactics.

    Acho que você é a primeira pessoa que ouço falar que possui os cabos link, porque era uma parafernália sem precedentes… isso que pouco tempo depois, no DS, toda a fiozaiada ficaria obsoleta. Como sempre, sensacional a tira do VG Cats.

    • 7 Farley 01/11/2009 às 7:27 pm

      Alexei, até hoje eu ainda tenho meu cabo GC-GBA e até mesmo o meu cabo link de 4 pontas para GBA. Isso só me lembra as inúmeras partidas de Zelda 4 Swords que joguei… Já o Crystal Chronicles original eu terminei single player mesmo, tentei jogar o multi algumas vezes mas achei um tanto quanto confuso.

      Inclusive, cadê a Nintendo que até hoje não reviveu Zelda 4 Swords no DS?

  7. 8 Alexei Barros 01/11/2009 às 10:46 pm

    Tanto o Zelda Four Swords quanto o FFCC eram dois jogos que nem fazia muita questão de jogar, mas como vocês estão falando bem vou considerar seriamente. Repito, fiquei surpreso pela quantidade de pessoas que jogaram e gostaram aqui nos comentários – antes de ouvir essa versão do Games in Concert sequer conhecia a música.

    E realmente o Zelda Four Swords seria perfeito no DS.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: