O surpreendente Castlevania The Concert

Castlevania The Concert
Por Alexei Barros

Não obstante a fartura, é curioso perceber como os concertos dedicados a uma série são poucos, fora as óbvias Dragon Quest e Final Fantasy. Uma que sempre me perguntei nunca terem feito nada parecido é Castlevania. E diria sem medo que a vampiresca franquia possui muito mais potencial, ecletismo e tradição do que, por exemplo, Monster Hunter, que teve o concerto com cinco anos de existência. Isso no meio profissional, que fique bem claro.

Desde que assistiu a apresentação do PLAY! A Video Game Symphony em Estocolmo em 2006, o estudante David Westerlund da Royal College of Music da Suécia almejava por um concerto de Castlevania. Ele já havia demonstrado o seu talento e apreço por game music com a miniturnê Final Fantasy Piano & Vocal Collections Live On Tour 2009, em recitais de solos de piano ou duetos com violino e vocal.

David WesterlundAmbicioso, Westerlund decidiu fazer um concerto da série por conta própria: Castlevania The Concert, agendado para o dia 19 de fevereiro de 2010, às 19 horas locais no Stockholm Concert Hall, o mesmo ambiente onde aconteceu o PLAY! citado acima e o Sinfonia Drammatica. Além de dirigir e apresentar a récita, ele tocará piano. A performance será da Stockholm Youth Symphony Orchestra, sob a regência de Glenn Mossop. Também haverá uma banda de rock, cantores e órgão de tubo, tocado por Erik Eklund, responsável pela produção e marketing.

O que faz o Castlevania The Concert ainda mais espetacular é nada menos do que a presença da compositora Michiru Yamane. Mais do que isso, ela fará um arranjo exclusivo para o concerto. Como se não bastasse, tocará músicas ao vivo, a exemplo do que aconteceu com “Wood Carving Partita” e “A Toccata into Blood Soaked Darkness” no Fourth e Fifth Symphonic Game Music Concert na Alemanha. Os demais arranjos serão feitos pelo grupo Levande Musik Sverige.

Se fosse no Japão, uma iniciativa de fãs como essa não surpreenderia tanto, haja vista Final Fantasy VI e Final Fantasy Tactics, agora na Europa é de impressionar. Espero que o espetáculo seja publicado integralmente no YouTube, porque cansei de esperar pelos vídeos das apresentações nipônicas.

Abaixo o teaser:

[via Castlevania The Concert, OSV, Spelmusik.net]

15 Responses to “O surpreendente Castlevania The Concert”


  1. 1 Radical Dreamer 30/10/2009 às 5:26 pm

    Caramba! Essa me acertou como um soco na cara. Sou grande fã da música de Castlevania, ainda mais das composições da Michiru Yamane. Só de imaginar que haverá um concerto no mesmo lugar onde ocorreram apresentações de game music de grande porte, como o Sinfonia Drammatica, não apenas com uma orquestra, mas com uma banda de rock e órgão de tubo e a presença e participação da compositora já me deixa ansioso pra caramba. E viva a ousadia dos fãs! Alexei, eu vou postar isso no SEMO!

  2. 2 Alexei Barros 30/10/2009 às 6:16 pm

    Puxa, não sabia que você também curtia as músicas do Castlevania. Apesar de gostar bastante tanto da fase clássica como das trilhas da Yamane, fico com a impressão de que não conheço tudo, especialmente as trilhas dos portáteis e dos 3D novos. E só me toquei agora: alguma composição do Yuzo Koshiro do Portrait of Ruin também seria obrigatória!

    Não deixe de comentar no fórum do SEMO. Sempre fico com a impressão que o Chris sabe de tudo antes muito do que eu, mas às vezes noto que ele passa batido por algumas (poucas) coisas.=P

  3. 3 Eric 30/10/2009 às 10:38 pm

    Também sou um grande apreciador da música de Castlevania. Espero que bootlegs ou mesmo o setlist oficial sejam disponibilizados…

    Agora, se anunciassem um show do Naoto Shibata Project tocando Dracula Battle ao vivo, eu venderia os dois rins para poder assistir isso.

  4. 4 Alexei Barros 30/10/2009 às 10:48 pm

    Hehe, realmente… pena que faz mais de uma década que lançaram os dois álbuns, senão poderíamos esperar por um show desses.

    Se revelarem o set list antes com certeza farei questão de publicar um post apenas sobre isso, estou bem curioso para saber quais faixas vão escolher, haja vista o universo de possibilidades que as trilhas sonoras permitem.

    Espero que sejam vídeos decentes, porque os que vi Final Fantasy Piano & Vocal Collections Live On Tour 2009 eram só gravados do celular.

  5. 5 Orakio "O Gagá" Rob 31/10/2009 às 9:38 am

    Que legal isso aí, rapaz… tomara mesmo que pintem os vídeos no YouTube.

  6. 6 geraldofigueras 31/10/2009 às 12:49 pm

    Desconheço a trilha da série, mas fico igualmente impressionado com a iniciativa.

    Alexei, tu que é maestro e domina todos os instrumentos, por que não organiza um concerto por aqui? :D

  7. 7 Alexei Barros 31/10/2009 às 1:10 pm

    Não sei, é que se eu organizasse algo parecido não me sentiria satisfeito comigo mesmo se não colocasse uma das minhas várias composições para os games. Só que assim muitos interpretariam como forma de autopromover o meu trabalho, e daí fico na dúvida. Prefiro continuar atualizando o Hadouken e criticando todo mundo. :D

  8. 8 Diego Paulino 01/11/2009 às 1:53 am

    Muito legal!!!

    Esperando para ver as versões das músicas do Bloodlines!!! =D

  9. 9 Alexei Barros 01/11/2009 às 2:16 pm

    Eu também. Muita gente pensa que a Michiru Yamane estreou na série Castlevania com o Symphony of the Night, no momento em que foi no Bloodlines. Aquela “Reincarnated Soul” é absolutamente empolgante.

    • 10 Diego Paulino 01/11/2009 às 3:18 pm

      Não se esqueça de “Iron Blue Intention”….=]

      E mestre, o que achou da adaptação da “Reincarnated soul” para o game Castlevania The Adventure Rebirth para wiiware?! ^^

  10. 11 Alexei Barros 01/11/2009 às 10:10 pm

    A “Iron-Blue Intention” é muito boa também, mas confesso que não ouvi a versão do The Adventure Rebirth. Tentei procurar no YouTube e não encontrei…

  11. 13 Alexei Barros 03/11/2009 às 12:47 am

    De fato muito interessante, ficou com uma cara bem nostálgica. Parece que estou ouvindo os sons de jogos clássicos da Konami.


  1. 1 O magnânimo box de 18 CDs de Castlevania « Hadouken Trackback em 25/12/2009 às 4:13 pm
  2. 2 Making of Castlevania the Concert « Hadouken Trackback em 10/02/2010 às 5:22 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: