“Waves of Morning Haze” – Shenmue (Games in Concert)


Por Alexei Barros

Shenmue. Superprodução de 50 milhões de dólares de Yu Suzuki, com trilha elaborada por um time competente que incluiu Takenobu Mitsuyoshi, Yuzo Koshiro e Hayato Matsuo. Embora existam músicas muito bonitas, jamais apareceu em um concerto japonês, e somente veio a ser executada a “Shenmue ~Sedge Tree~” no First Symphonic Game Music Concert (2003), com reprises na turnê PLAY! A Video Game Symphony e no PROMS That’s sound, that’s rhythm (2008).

Os holandeses do Games in Concert (2006) não se contentaram em escolher o mesmo tema apenas por ser o mais difundido. Pegaram a deslumbrante e inspiradora “Waves of Morning Haze”, assinada e arranjada por Toshiyuki Watanabe no álbum Shenmue Orchestra Version. Como tocar a faixa se utiliza um instrumento raro, o kokyu (como um shamisen diminuto)?

O atrativo de reproduzir game music ao vivo nem sempre é imitar todos os instrumentos da original, mas sim encontrar saídas dentre as possibilidades disponíveis para que fique parecido, apesar de não 100% idêntico. Não raro, o resultado supera a versão do jogo. Para isso é preciso criatividade. Solução encontrada: o kokyu foi satisfatoriamente substituído pela guitarra. Apurada e sutil, não sobressai de maneira estridente. Mistura-se à sinfonia com naturalidade.

Seria tudo perfeito se não fosse por um detalhe. Tiveram a infeliz ideia de incluir durante a execução a participação do Eboman, um rapaz que cria ruídos eletrônicos com os movimentos do corpo por meio de um traje personalizado. Veja o vídeo incompleto dessa performance para entender melhor. Se no segmento de Metal Gear Solid 2 com muita boa vontade quase combinou, no número de Shenmue ficou totalmente fora de contexto e deslocado com o clima de introspecção da peça. Pelos relatos que vi, foi unanimidade o repúdio ao Eboman, tanto que ele nunca mais voltou na série Games in Concert. Confesso que até fiquei com pena do coitado.

Não obstante, recomendo a audição (se possível ignorando os incômodos barulhos discrepantes), pois foi gravada da transmissão do rádio, ou seja, apresenta boa qualidade. Obrigado ao Laurens Kemeling por fornecê-la.

“Waves of Morning Haze” (Shenmue, Games in Concert)

7 Responses to ““Waves of Morning Haze” – Shenmue (Games in Concert)”


  1. 1 Acid 23/10/2009 às 1:02 am

    Onde estavam com a cabeça quando deixaram esse cara estragar a música? Acho que os músicos estavam se matando por dentro, durante a execução…

  2. 2 Orakio "O Gagá" Rob 23/10/2009 às 8:04 am

    Muito bom, mas se eu pego o infeliz que teve a ideia de chamar esse camarada para fazer uma participação especial…

    Pombas, não é possível que durante os ensaios ninguém tenha dito “olha só, sem querer ser chato mas não tá muito legal esse barulhinho”.

  3. 3 Alexei Barros 23/10/2009 às 11:04 am

    @ Acid

    Lembro quando você comentou sobre essa música quando publiquei o vídeo daquela orquestra chinesa, e acho que mais do que ninguém você está lamentando a participação do Eboman.

    @ Orakio

    Pensei a mesma coisa. Pior que no Flickr tem umas imagens do ensaio, e ele já estava lá, não foi algo feito de última hora, mas sim pensado.

  4. 4 Diego Paulino 23/10/2009 às 1:51 pm

    Me diz que eles não fizeram isso, por favor…..u_u’

  5. 5 Acid 24/10/2009 às 11:34 am

    Pois é… será que tem pena de morte na Holanda?

  6. 6 Alexei Barros 24/10/2009 às 1:21 pm

    HAHAHAHAHAH! Há uma chance pequena, mas de vez em quando eles reprisam algumas músicas dos concertos anteriores, e quem sabe não toquem de novo esse arranjo do Shenmue sem os hediondos sons eletrônicos do Eboman.


  1. 1 “Metal Gear Solid Main Theme” – Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (Games in Concert: The Greatest Hits) | Hadouken Trackback em 20/12/2014 às 7:50 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: