“Super Mario Medley” – Super Mario 1, 2, 3 e World (Video Games Brass Quintet)

Por Alexei Barros

No dia 21 de novembro de 2009 o Video Games Live regressará a Paris, França, depois de duas apresentações no ano passado na mesma cidade, uma em junho e outra em dezembro. Para o vindouro show, o VGL promoveu o concurso local “Quem vai ser o próximo Martin Leung?”, que irá eleger uma performance em vídeo de acordo com a votação do público para reproduzi-la ao vivo, no palco do Palais des Congrès no dia do espetáculo. A ideia é que seja tocada apenas uma música das franquias Mario, Zelda, Sonic, Monkey Island, Halo, Final Fantasy, Metal Gear Solid, Kingdom Hearts ou Warcraft, e a gravação publicada no Dailymotion no grupo separado especialmente para a disputa. O prazo acabou ontem, dia 21 de outubro, e havia sido inaugurado no dia 1 de setembro.

O Video Games Brass Quintet entrou na competição com esse medley, e só não sei se foi desqualificado porque as regras solicitavam somente uma faixa. Seja como for, o quinteto de metais formado por dois trompetes, trombone, tuba e trompa se apresentou no Festival du Jeu Vidéo 2009, e o áudio foi sobreposto por uma gravação sem plateia, o que garantiu melhor qualidade de som, ainda mais sem a reação do público. Falemos da performance: passeia por músicas de Super Mario Bros. 1, 2, 3 e World com seleções bastante interessantes, em especial “Overworld” (Super Mario World) e “Ending” (Super Mario Bros. 2), com momentos mais lúdicos na recriação auditiva da experiência de jogo.  O arranjo não se preocupa em fazer transições elaboradas, mas é bem executado. No fim das contas, é uma performance que, mesmo amadora, é muito mais honesta, criativa e variada do que costumamos ver no show principal do VGL. Isso que nem sabemos se irá vencer.

“Overworld” ~ “Game Over” (Super Mario Bros.) ~ “Overworld” (Super Mario Bros. 2) ~ “Underworld” ~ “Invincible” ~ “Underwater” (Super Mario Bros.) ~ “Athletic” (Super Mario Bros. 3) ~ “Overworld” (Super Mario World) ~ “World Clear” (Super Mario Bros.) ~ “Ending” (Super Mario Bros. 2)

11 Responses to ““Super Mario Medley” – Super Mario 1, 2, 3 e World (Video Games Brass Quintet)”


  1. 1 ANTIDEUS 22/10/2009 às 4:17 am

    Massa o vídeo e ainda mais interessante o vídeo relacionado a ele no YouTube:

    Evolution of Video Games Epic Medley (Music from 22 video games) Made on Mario Paint Composer

  2. 2 Douglas 22/10/2009 às 8:58 am

    Primeiro comentário que deixo no site, á que não sou um profundo conhecedor de game music mas desta vez não podia deixar de comentar. Realmente, o arranjo ficou bem interessante, principalmente porque as últimas vezes em que ouvi “amadores” tocando as músicas do Mario, quase sempre tratavem-se de apenas um músico. Assim, as músicas acabavam perdendo algumas batidas (na falta de encontrar termo melhor) que, agora que ouvi aqui, realmente fazem a diferença.

  3. 3 Alexei Barros 22/10/2009 às 11:43 am

    @ Émerson

    Sensacional! Estou há tempos para fazer um novo post com músicas tocadas no Mario Paint, aliás.

    @ Douglas

    Com certeza, nem sempre um instrumento somente é capaz de reproduzir as músicas, por mais que as originais sejam primitivas, com o máximo de fidelidade. Caso não tenha visto, recomendo o vídeo da orquestra OVMF, também da França e com várias músicas do Mario.

    • 4 Douglas 25/10/2009 às 3:37 pm

      Concordo mestre Alexei. Muito bom este segundo vídeo, acredito que eu já havia visto, mas não posso afirmar com propriedade. O que acontece é que eu tinha meio que “largado” as coletâneas que tenho aqui em casa de game music, e estava mais acostumado com os vídeos da galera que toca Mario no oboé em cima da brasa que pipocam no Youtube, do que de orquestras e bandas. Não desmerecendo o trabalho de músicos que executam as músicas solo, afinal, tem muito músico bom aí, mas vou ver se resgato as músicas orquestradas que tenho aqui.

      • 5 Alexei Barros 25/10/2009 às 4:11 pm

        @ Douglas

        Você tocou em um ponto interessante. Por isso que valorizo mais concertos e álbuns orquestrados: é fruto do esforço de diversas pessoas. Toda a criatividade do arranjador, os musicistas contratados, a harmonia entre eles e tudo que envolve esse processo. É bem mais complexo do que um cara que faz tudo no computador ou grava os instrumentos em casa.

  4. 6 Diego Paulino 22/10/2009 às 8:36 pm

    Bem legal o medley do grupo francês e muito f*#@ o medley em mario paint, mas ele deveria se chamar “Evolution of NINTENDO Epic Medley”, não?! ^^’

    E minha contribição para versões amadoras de temas de Mario…

    E mestre, se eu eu já postei isso antes, desconsidere ok…^^”

  5. 7 ANTIDEUS 23/10/2009 às 1:55 am

    @Diego Paulino
    Pior que é XD. Faltou GameCube :P.

    Massa o vídeo que você passou também. Aprecio a música do Super Mario Land :D.

  6. 8 Alexei Barros 23/10/2009 às 10:43 am

    @ Diego / Émerson

    Muito bom! Não tinha visto e que surpresa serem japoneses. Ah, espero que tenham assistido ao “Super Mario Land” da Low-tech-Son com a big band T.E.O. que cheguei a postar.

    • 9 Diego Paulino 23/10/2009 às 2:00 pm

      Vi agora, muito bom também!!!

      Só fiquei perguntando por que não tem tantas apresentações sobre Super Mario Land…=\

  7. 10 Alexei Barros 23/10/2009 às 2:13 pm

    Eu acho que é pelo fato de a trilha do Super Mario Land ser do Hirokazu Tanaka, não do Koji Kondo. Veja que o mesmo acontece com Final Fantasy: dá para contar nos dedos as vezes em que tocaram músicas que não foram compostas pelo Nobuo Uematsu.


  1. 1 “Metal Gear Solid Main Theme” – Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (Furyxx) « Hadouken Trackback em 26/10/2009 às 4:01 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: