“Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (Games in Concert 2)

Gran Turismo 4
Por Alexei Barros

Depois de ver o vídeo do último post não me conformei e fiquei mais obcecado do que nunca na busca por qualquer registro da “Moon Over the Castle” executada na apresentação holandesa Games in Concert 2 (2007). Eis que depois de algumas caçadas no Google me deparo com o Nitro Game Injection # 118: Go Karting With Bowser. Completando a procura que parecia ser eterna, o podcast abria com a famigerada faixa. Tratei de solicitá-la por e-mail ao editor do site, KyleJCrb, que me enviou encarecidamente.

Para meu espanto, levando em conta que o site oficial não havia publicado o vídeo, não é uma gravação amadora, mas sim profissional. O que aconteceu: algumas músicas dessa série de espetáculos foram veiculadas pela NCRV Radio – não todas, já que o primeiro concerto de game music transmitido de ponta a ponta ao vivo via rádio foi o Symphonic Shades em 2008 –, e a “Moon Over the Castle” estava entre elas. As demais estou caçando nos sarcófagos da Internet.

Se na outra ocasião, no A Night in Fantasia 2005, em que a faixa foi (parcialmente) executada em uma apresentação de games eu disse “Infelizmente, o longo tempo de procura é proporcional à minha imensa decepção com a performance”, posso afirmar o inverso: felizmente, o longo tempo de busca, é pequeno ante a satisfação com a performance, que não é uma simples execução literal.

Cristina BrancoCuriosamente, a porção erudita da abertura, adicionada no arranjo de Keiichi Oku para Gran Turismo 4, “Moon Over the Castle ~Orchestral Version~”, é reproduzida de maneira alternativa, começando com o vocal da cantora portuguesa Cristina Branco. Entoando os versos em italiano (traduzidos já na original a partir da letra escrita pelo criador da série, Kazunori Yamauchi), ela confere uma interpretação mais suave e menos ópera até finalmente sabermos se a lua acima do castelo está mesmo cheia.

Traumatizado pela versão do A Night in Fantasia 2005 que acabava assim, por um momento imaginei o mesmo, mas, puxa vida, a guitarra participa sutilmente da parte inicial, não haveria sentido em encerrar aqui. Sabendo então que haveria os instrumentos adequados para o rock, imaginei apreensivo “como o concerto é na Holanda, vão tocar a “Reason is Treason” (Kasabian), que substitui a “Moon Over the Castle” na abertura da versão europeia de Gran Turismo 4”. Que nada.

Ouço as primeiras notas do tema assinado por Masahiro Andoh na guitarra, a entrada fenomenal de baixo elétrico (fones de ouvido são recomendados para apreciar melhor os graves), a bateria e o teclado – todos os instrumentos ao vivo, tocados por musicistas sentados no palco como os outros integrantes da orquestra; você entendeu para quem foi a indireta –, numa combinação absolutamente avassaladora. Melhor que isso só o T-Square.

Como disse, não é uma mera imitação da original, porque também foi introduzida a orquestra na parte rock, ainda mantendo o foco da melodia na guitarra – tipo de arranjo jamais feito não só nos álbuns de Gran Turismo, como nos três CDs orquestrados do T-Square, Classic, Harmony e Takarajima, todos lançados antes de 1997. Os metais, sempre os poderosos metais, da Metropole Orchestra foram implementados, com breves participações das cordas. Passado o êxtase, volta o trecho erudito da abertura, desta vez em uma versão mais próxima da original, iniciando com o coral PA’dam Choir, que apesar de pequeno (cerca de 15 vozes, todos com microfones próprios) dá conta do recado, novamente passando para o solo de Cristina Branco.

Não me conformo como uma joia rara desta não foi publicada em vídeo no site oficial e também como a transmissão do rádio, mesmo parcial, quase nem foi comentada à época. Para uma música tão variada e eclética ser executada de maneira soberba, ainda por cima numa performance inédita em um concerto de games japonês, mostra o quanto a Metropole Orchestra é versátil e competente. Respeito  e admiração eternos à série holandesa Games in Concert.

Ouça enfim:

“Moon Over the Castle” (Games in Concert 2)

11 Responses to ““Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (Games in Concert 2)”


  1. 1 Fabão 20/10/2009 às 1:01 pm

    Excelente achado, Maestro. Execução espetacular de uma música transcendental.
    Achei interessante a escolha da cantora portuguesa, que deu um tom meio termo entre ópera e fado ao trecho cantado.
    Do novo arranjo, gostei particularmente do trecho que vai de 1:36 a 1:54, segunda execução do refrão, com aceleração de teclado. De 1:54 a 2:04, a substituição da guitarra pelo metal ficou impressionante.
    Gostei muito também da adição do órgão (ou seria teclado mesmo?) na introdução da parte instrumental, que vai de 00:58 a 01:16 (órgão entra aos 01:08, talvez ligeiramente antes). Tenho a impressão de que o órgão dá um colorido extra ao restante da porção instrumental, mas não tenho certeza com meu som tosco aqui.
    Repito, excelente achado!

  2. 2 KyleJCrb 20/10/2009 às 1:28 pm

    Sorry I don’t know Portuguese, so I’m going based off of a Google translation here, but I’m glad to see that I’m not the only one who absolutely loves this song. It’s an excellent arrangement of a modern game music classic, so I’m happy to share it. Glad I could be of help to you, Alexei.

  3. 3 Alexei Barros 20/10/2009 às 6:09 pm

    @ Fabão

    Foi bem interessante de fato a escolha da Cristina Branco para essa música. Meu palpite é que ela foi chamada primeiramente para cantar a “A Deus” do Grandia II, como é em português, e no fim das contas também participou do tema do Gran Turismo.

    Faço as minhas palavras do que você falou sobre a inserção dos metais nos excertos mencionados, ficou sensacional. Sobre a dúvida entre teclado/órgão, acredito que seja um teclado mesmo pelo pouco que dá para ver no vídeo do Tetris, que foi gravado na mesma apresentação. Para mim, essa parte do teclado estilo Hammond me lembrou bastante a versão da “Moon Over the Castle” do primeiro Gran Turismo, que é a que também está no álbum solo Andy’s. Eu se fosse eles publicava o vídeo no site oficial e mandava o link para o Masahiro Andoh!

    @ KyleJCrb

    Thanks again for sharing this wonderful music!

  4. 4 fezones 21/10/2009 às 10:44 pm

    A substituição da guitarra ficou fantabulosa!
    Já dei um jeito de ripar a música do Goear e vou escutar até corromper o mp3 xD

    Jóia rara mesmo.

  5. 5 Eric 21/10/2009 às 11:40 pm

    Permita-me discordar da maioria: não gostei dos metais ao fundo da guitarra. Perdeu totalmente o “punch” da música original, pois era o timbre desta que mais me chamava a atenção (meu gosto pelos solos guitarrísticos de Guilty Gear deve ter influenciado). Mas a parte cantada pela Cristina Branco foi muito melhor, casou mais com a música do que a versão operística de GT4.

  6. 6 Alexei Barros 22/10/2009 às 1:05 am

    @ fezones

    Se o MP3 gastasse toda vez que executasse a música, certamente o meu já haveria se desintegrado. :)

    @ Eric

    Olha, como disse no post e nos comentários anteriores, eu curti para caramba os metais, mas vou concordar com você em relação ao timbre de guitarra. Apesar de ter apreciado a escolha do guitarrista da Metropole Orchestra, o timbre da versão original do Masahiro Andoh é imbatível.

    E que droga…. reparei só agora que esqueci de comentar um detalhe muito importante: a original tem duas guitarras, tanto que uma delas (a solo) costuma ser substituída pelo EWI nos shows do T-Square.

  7. 7 Wall 23/04/2010 às 2:07 pm

    Alguém tem a letra da “Moon Over The Castle”?
    Posta, por favor.


  1. 1 “A Deus” – Grandia II (Games in Concert 2) « Hadouken Trackback em 21/10/2009 às 7:53 pm
  2. 2 Games in Concert terá especial na TV holandesa « Hadouken Trackback em 25/03/2010 às 5:51 pm
  3. 3 Quase game music: seleção de cinco músicas orquestradas com guitarra « Hadouken Trackback em 22/10/2010 às 2:22 am
  4. 4 O inacreditável, impensável e inimaginável retorno do espetáculo holandês Games in Concert | Hadouken Trackback em 24/05/2014 às 6:58 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: