From a game console to a symphonic orchestra: a conferência sobre arranjo e orquestração de Jonne Valtonen

Por Alexei Barros

Jonne Valtonen. Citei várias vezes o nome dele, mas falei pouco sobre ele. Natural da Finlândia, iniciou sua trajetória na demoscene europeia e fez parte do grupo Future Crew, atuando sob o pseudônimo Purple Motion, em referência à banda Deep Purple. Criou trilhas para jogos pouco conhecidos, como Death Rally e Dropmania. Autodidata até então, Valtonen estudou composição e orquestração por seis anos na Pirkanmaa Polytechic and Sibelius Academy, que foi peremptória para a sua colaboração como arranjador de diversos concertos, como os segmentos de Mario e Zelda do PLAY! A Video Game Symphony e tantos outros nas edições Third, Fourth e Fifth da série Symphonic Game Music Concert. Mais recentemente se consagrou como o principal arranjador do Symphonic Shades, e sobretudo nas engenhosas suítes do recente Symphonic Fantasies, em que também compôs a abertura “Opening fanfare (Symphonic Fantasies)”. Merecidamente foi chamado para subir ao palco no final da apresentação.

Antes deste último, Valtonen realizou na Finlândia a palestra “From a game console to a symphonic orchestra”, que é uma verdadeira aula teórica de música, discutindo o trabalho de arranjo e orquestração. Um dos principais atrativos de game music – ouvir uma faixa primitiva tatuada na memória executada em uma interpretação grandiosa – é exemplificado quando ele mostra a “Main Theme” do Great Giana Sisters e depois sincroniza com o arranjo “The Great Giana Sisters (Suite)” (04:57).

Enfocando o Symphonic Shades, ele dá explicações sobre várias das decisões e inspirações das releituras. Nada é aleatório, tudo tem um motivo. Além disso, esclarece questões sobre as nomenclaturas (arranjo não é a mesma coisa que orquestração), e faz os seus característicos comentários irônicos e autodepreciativos: “Eu vou ver Nobuo [Uematsu] lá [Colônia, Alemanha] e acho que vamos poder discutir mais sobre esses arranjos. Ele vai odiá-los ou não. Espero que não os odeie” (46:41).

Não sei se o seu nível de interesse por game music chega a esse ponto hardcore – eu achei extremamente interessante e didático. Fica o registro. Valtonen tem um sotaque carregado, mas toda a palestra é em inglês, apesar de ter acontecido na Finlândia. E com certeza seria de grande valia uma nova palestra pós-Symphonic Fantasies depois de se recuperar do trabalho exaustivo para a elucidação dos segredos e alusões da suítes. Não sei se haverá tempo, pois já está escalado para os arranjos do concerto pedagógico Super Mario Galaxy – A Musical Adventure (janeiro de 2010) e do próximo Symphonic (setembro de 2010).

Destaqueis alguns dos pontos mais interessantes para atiçar sua curiosidade:

04:57 – Sincronização das versões sintetizada e orquestrada do Great Giana Sisters.
06:00 – Terminologia: composição, arranjo, orquestração, instrumentação.
13:15 – Influências de John Williams na fanfarra do Grand Monster Slam.
19:39 – Comentários sobre o arranjo de Gem’X.
23:52 – “Agora estou fazendo o arranjo de Final Fantasy. Mexi uma nota. Espero que Nobuo [Uematsu] não se importe. Acho que não vai”.
25:00 – Método de trabalho de orquestração.
28:43 – Desafios dos arranjos de Symphonic Shades.
34:28 – Trabalhando com orquestra.
46:41 – “Eu vou ver Nobuo lá e acho que vamos poder discutir mais sobre esses arranjos. Ele vai odiá-los ou não. Espero que não os odeie”.

Obrigado ao Thomas Boecker por passar o vídeo.

0 Responses to “From a game console to a symphonic orchestra: a conferência sobre arranjo e orquestração de Jonne Valtonen”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: