Os destaques musicais da Final Fantasy XIII Premiere Party

Final Fantasy XIII Premiere Party

Por Alexei Barros

Aconteceu há tanto tempo que até dá vergonha de voltar a falar. Mas ao menos a demora foi o suficiente para informações serem confirmadas e o trailer divulgado. No dia 8 de setembro aconteceu em Tóquio, Japão a Final Fantasy XIII Premiere Party para maiores novidades referentes ao lançamento que no Japão acontecerá dia 7 de dezembro. Provável que já nesse ano seja publicada a Original Soundtrack. Aqui no Brasil aconteceu às 7 horas da manhã, e se soubesse que haveria novidades das músicas – não só novidades, mas uma apresentação – também acordaria mais cedo.

Como a princípio toda a trilha seria do Masashi Hamauzu e a canção assinada pelo Nobuo Uematsu, logo chamou a atenção a ausência do segundo no evento. Porém, o SEMO confirmou com o compositor em entrevista feita na Alemanha em decorrência do Symphonic Fantasies que ele não mais participará de Final Fantasy XIII, tornando-se o primeiro jogo da série principal (FFX-2 conta?) sem faixas novas de Uematsu – como no FFXII, acho pouco provável que sejam ignorados os temas icônicos “Prelude”, “Final Fantasy”, “Chocobo!” e “Fanfare”. De acordo com o diretor da Dog Ear Records, Hiroki Ogawa, Uematsu decidiu deixar a trilha inteira a cargo do Hamauzu depois que ele foi escalado para o FFXIV, que será o seu primeiro trabalho solo desde FFIX. Com isso, tenho quase certeza de que jamais haverá FFXIII em uma apresentação da série se prevalecer a tradição do monopólio do Uematsu. Nunca ouviremos versões ao vivo de obras-primas como o concerto para piano “Decisive Battle” (FFX).

Sayuri SugawaraHamauzu então compôs duas canções para o jogo: “Kimi ga Iru Kara” (“Because You Are” em inglês) e “Eternal Love”, ambas cantadas pela pouco conhecida artista J-pop Sayuri Sugawara, que escreveu as letras juntamente com a Yukino Nakajima. O musicista sin fez o arranjo. O single com as canções está programado para sair dia 2 de dezembro.

Em relação ao restante, Hamauzu completou a maior parte da trilha no ano passado. Como a mixagem, arranjo, orquestração e gravação foram terceirizados, foi possível que ele composse de 20 a 30 músicas por mês, um feito e tanto. O site do compositor Yoshihasa Hirano revelou que foram gravadas performances da Warsaw Symphony Orchestra na Polônia. Embora não tenha sido confirmado, é provável que Hirano repetiu a participação no Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII.

Na FFXIII Premiere Party, a “Kimi ga Iru Kara” foi tocada na hora e outras faixas orquestradas com um grupo de cerca de 30 instrumentistas. Nenhum relato lista detalhadamente quais músicas foram tocadas e, para piorar, todos os registros estão picotados – como odeio isso. Mas também do que reclamo, esse tipo de apresentação não costuma ser gravada. Sei que há outros, mas me concentrei em três vídeos: o primeiro com panorama geral, o segundo com a performance completa da “Boss Battle” e o outro com o trailer revelado na TGS 2009, já com outras músicas e a amostragem da canção-tema.

Flashes da apresentação

Tema de chefe

Trailer da TGS 2009

Agradecimentos ao Fabão por muitas das informações aqui publicadas.

[via Square Enix, SEMO e 4Gamer.net]

4 Responses to “Os destaques musicais da Final Fantasy XIII Premiere Party”


  1. 1 Radical Dreamer 30/09/2009 às 7:29 pm

    Essa trilha vai ser fenomenal. Já ouvi não sei quantas vezes o tema principal de batalha e o tema dos chefes; o trabalho no piano e no violino é extremamente belo e original. E que luxo foi essa apresentação da Square-Enix! Ela se deu o trabalho de convocar uma orquestra para a execução de músicas do jogo, o que prova que dentre as gigantes dos videogames ela é a que mais dá suporte ao legado musical de seus compositores. Ah, e o terceiro tema do site oficial é excelente. Já viciei também.

  2. 2 Alexei Barros 30/09/2009 às 7:43 pm

    Piano e violino são realmente os instrumentos que o Masashi Hamauzu sabe usar com maestria. Não esperava que houvesse uma orquestra nessa apresentação, e é bom não nos acostumarmos porque duvido que apareça em algum concerto da série. =P

    Só agora ouvi essa terceira música do site (tive que atualizar algumas vezes a página até aparecer), que é orquestrada, e assino embaixo a qualidade. Gostei principalmente das características passagens virtuosísticas no piano do Hamauzu.

  3. 3 Sirilo 30/09/2009 às 8:22 pm

    o tema de batalha desse jogo tá foda.

    um dos primeiros trailers que vi a anos deixou a musica na minha cabeça e é dificil de sair


  1. 1 Final Fantasy XIII Original Soundtrack: pompa, ecletismo e inspiração « Hadouken Trackback em 06/02/2010 às 12:31 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: