“Mario Piano Solo” – Koji Kondo (VGL 2009 em Tóquio)

Por Alexei Barros

Ainda estou preparando um post sobre a visita do Video Games Live no Japão, mas achei mais apropriado publicar esse vídeo separadamente dada a singularidade. Assim como no show do VGL 2007 na E3, o mago, o mestre, enfim, o mestre dos magos Koji Kondo esteve ao piano para tocar seis músicas do Mario.

A bem da verdade, a execução nem é tão exemplar assim. Que me perdoe o Kondo, ele errou alguns acordes (na parte do Mario 3 principalmente), mas ter o compositor na performance é algo único. Além disso, me agradou muito a seleção – todas essas do vídeo foram escritas pelo próprio. Não sei se você sabia, há muitas outras músicas sensacionais do Mario em toda a série, não apenas no primeiro. Tem até Super Mario Galaxy. Ainda mais incrível, Yoshi’s Island.

No início do vídeo a incidência de luz é tão forte sobre Kondo que ele fica pálido como um fantasma Boo, mas o problema é resolvido quando a câmera focaliza o telão, tornando possível a visualização do teclado do piano.

“Mario Piano Solo”

“Main Theme” (New Super Mario Bros.) ~ “Rosetta’s Observatory 1” (Super Mario Galaxy) ~ “Athletic” (Yoshi’s Island) ~ “Athletic” (Super Mario Bros. 3) ~ “Underworld” (Super Mario Bros.) ~ “Overworld” (Super Mario Bros.)

About these ads

14 Responses to ““Mario Piano Solo” – Koji Kondo (VGL 2009 em Tóquio)”


  1. 1 Cledson 27/09/2009 às 5:22 pm

    Fantástico hein Alexei?
    Tem mais vídeos da VGL ?

  2. 2 captain falcon 27/09/2009 às 6:46 pm

    provavelmente a apresnetaçao mais incrivel do vgl XD
    kondo manda mto bem
    apesar de ele ter errado como vc disse, soh de ele ser koji kondo a apresentaçao ja eh especial

  3. 3 DGC 27/09/2009 às 10:09 pm

    Só o fato DELE tocar em pessoa já é FENOMENAL!!

  4. 4 Alexei Barros 27/09/2009 às 11:16 pm

    @ Cledson

    Então, (infelizmente) os japoneses talvez sejam os únicos que respeitam as recomendações de não gravar as apresentações (na real, todas não deveriam ser publicadas no YouTube), então está uma tristeza encontrar vídeos dos shows do VGL em Tóquio. Por enquanto só encontrei outro, mas é do segmento do Castlevania Rock que todos conhecemos – quem sabe coloco junto com o próximo post.

    • 5 Cledson 28/09/2009 às 7:21 am

      Hummm ta. Que pena.
      Realmente seria muito bom poder assistir.
      Eles poderiam ao menos liberar uns 30 segundos, 1 minuto de cada uma né?

      Bem, a Castlevania seria legal sim. Se quiser postar, seria uma boa!

  5. 6 geraldofigueras 28/09/2009 às 12:51 pm

    Estou surpreso com o Kondão. Além de errar acordes, parece que o metronomo da cabeça dele tava desligado, errando vários tempos da peça!

    Mas ele pode até tocar com a bunda que mereceria os devidos aplausos de qualquer maneira. É uma lenda viva.

  6. 7 Wesley Pires 28/09/2009 às 2:04 pm

    Yahooo, medley de Mário sempre é bom, convenhamos. Acho que o tema do primeiro Mário ainda está encravado a ferro e fogo em minha mente, já que quando se fala no encanador, a musica vem primeiro. Falando nisso, eu curto a musica do Mario 2, que é aquele mário feito em cima de outro jogo, que nao me recordo o nome. Aquela musica é outra que gruda facil facil, mas acho que nem entra nestes medleys.

  7. 8 Alexei Barros 28/09/2009 às 11:40 pm

    @ Geraldo

    Kondão? HAHAHAHAHAH

    Tem razão, até achei que seria meio implicância minha falar que o Kondo estava tocando muito devagar, mas estou de pleno acordo. Em especial o New Super Mario Bros. ficou bem estranho mesmo. E ele podia tacar fogo no piano que seria aplaudido da mesma forma.

    @ Wesley

    Por que você foi citar o Mario 2? Muito provavelmente o Claudio usaria esse medley como pretexto para desqualificar o remake ocidental do Doki Doki Panic. Mas sei que apesar de abominar o jogo, ele gosta da trilha. A grundentíssima “Overworld” do Super Mario Bros. 2 seria perfeita nesse medley, mas como disse o Geraldo, com o metrônomo mental desligado não sei se a performance ficaria horrenda, já que a música exige certa agilidade.

  8. 10 Daniel Bruno 29/09/2009 às 1:02 am

    Konji Kondo é foda. Simples assim.

    Eu comprei um DS a menos de um mês, e meu primeiro jogo foi New Super Mario Bros. Até então nunca tinha ouvido nada do jogo, mas quando entrou pelo meu ouvido o tema principal, me apaixonei!

    Incrível como mesmo após tantos anos o mestre ainda continua em forma. (Aliás, não só a trilha é boa como o jogo também!)

  9. 11 Alexei Barros 29/09/2009 às 1:06 am

    @ Daniel Bruno

    Interessante, Daniel, que toda a trilha é feita pela dupla Asuka Ota e Hajime Wakai, o Koji Kondo fez apenas a “Main Theme” que você se refere. Mesmo ele não compondo tudo, basta uma música dele na fase inicial para marcar o jogo, assim como a “Egg Planet” (Good Egg Galaxy) no Super Mario Galaxy.

  10. 12 namekuseijin 29/04/2010 às 2:44 am

    Muito excelente, mestre Kondo. Mas podia ter incluído o excelente tema aquático de SM64 aí no medley. Mas talvez ficasse longo demais…


  1. 1 Nintendo Game Music Live: os incríveis shows com uma talentosa banda nintendista « Hadouken Trackback em 16/01/2011 às 5:35 pm
  2. 2 The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony: entre gritos e aplausos, uma efeméride exemplar « Hadouken Trackback em 27/10/2011 às 6:09 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: