O inacreditável concerto pró-amador de Final Fantasy VI

Little Jack Orchestra

Por Alexei Barros

Tem tanta coisa acontecendo e nem estou dando conta de falar de tudo. Aos poucos tentarei colocar em dia…

Porque não podia passar batido o concerto de Final Fantasy VI da Little Jack Orchestra ocorrido no dia 23 de agosto em Yokohama. Fiquei surpreso que essa apresentação recebeu uma atenção maior entre a seara de fãs hardcore de game music do que o costumeiro. Veja você,  há dois relatos em inglês. Os espetáculos anteriores eram cerceados ao público nipônico local, e quando muito se viam descrições somente nos blogs japoneses.

Embora a Little Jack seja amadora, dois fatores praticamente gabaritam o profissionalismo da orquestra, excetuando o fato, é claro, que o evento não tem o aval da Square Enix. Primeiro, o próprio Nobuo Uematsu assistiu a apresentação. Ele não apareceria lá por qualquer porcaria. E outra: tudo aconteceu no Minato Mirai Hall, casa de espetáculos que já abrigou um concerto oficial da série, a apresentação de estreia da turnê Tour de Japon – music from Final Fantasy. O local ostenta um órgão da marca americana C.B. Fisk que possui nada menos do que 4.623 tubos para tremer as paredes com o som poderoso, como aconteceu em “Opening Theme” e “Dancing Mad”.

Pelo que li, a performance não foi 100% perfeita, normal em se tratando de amadores, mas é algo especial ouvir as músicas tocadas por instrumentistas que conhecem o jogo e gostam delas sobremaneira, de acordo com as próprias palavras do Uematsu ao fim do evento. Os arranjos procuraram imitar às originais, sem grandes arroubos, baseando-se nos timbres simulados nas sintetizadas. As cordas foram as que mais impressionaram.

Little Jack OrchestraJá que foram pontuais as vezes em que as faixas de Final Fantasy VI foram arranjadas em concertos profissionais (a mais recente delas, “The Mystic Forest”, no Symphonic Fantasies), a maioria ainda possui um teor nostálgico valioso pelo ineditismo – aquela sequência de temas de combate do quarto segmento é mancada. Como não poderia deixar de ser, a “Ending Theme” orquestrada foi uma das mais aclamadas com os seus 21 minutos em todo o seu esplendor. Se apenas com aquele conjunto de cordas Nico Nico Quartet a performance da “Ending Theme” foi soberba, imagino então com toda a instrumentação de uma orquestra. Seria difícil resistir até o fim, infartando em cada lembrança dos temas dos personagens.

Se não bastasse tudo isso, a Little Jack tocou no bis um trio de músicas sem relação com FFVI: “Roaming Sheep”, do álbum Final Fantasy 1987 – 1994 – a canção originalmente está na “Montage” do CD arranjado Final Fantasy III Legend of the Eternal Wind – em versão instrumental; “Waterside ~for Piano and Orchestra~”, o que mostra que Blue Dragon tem certo reconhecimento no Japão, e no final de tudo um segmento do FFIV com “Golbeza Clad in the Dark”, claro que no órgão de tubo, e “The Dreadful Fight”, que sempre clamou para ser orquestrada. Pouco sensacional.

E as gravações do concerto, você deve se perguntar. De acordo com o Adam Corn, em seu relato no Soundtrack Central: “havia gravações em vídeo e sem dúvidas gravações em áudio…”. Essa é a razão para procurar por “Little Jack” no Nico Nico Douga quase que diariamente. Mas levando em conta que nunca surgiu um vídeo dos concertos anteriores (este é o sexto), não sei se será dessa vez que aparecerão registros.

Para outubro de 2010 já foi confirmado o sétimo concerto anual da Little Jack Orchestra com… adivinha, um dos jogos preferidos das orquestras pró-amadoras:  Chrono Trigger!

Set list:

01 “Opening Theme” ~ “Terra’s Theme”
02 “Battle Theme” ~ “Fanfare”
03 “Kids Run Through the City Corner”
04 “Kefka” ~ “Save Them!” ~ “The Decisive Battle” ~ “The Fierce Battle”

Intevalo I

05 “The Wedding Waltz ~ Duel” ~ “Grand Finale?”
06 “The Mystic Forest” ~ “Rest in Peace” ~ “Epitaph” ~ “Searching for Friends”

Intervalo II

07 “Dancing Mad” ~ “Ending Theme”
08 “Prelude”

Bis

09 “Roaming Sheep” (Final Fantasy III)
10 “Waterside ~for Piano and Orchestra~” (Blue Dragon)
11 “Golbeza Clad in the Dark” ~ “The Dreadful Fight” (Final Fantasy IV)

[via Soundtrack Central, OSV]

5 Responses to “O inacreditável concerto pró-amador de Final Fantasy VI”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 16/09/2009 às 7:19 am

    Alguma chance de pintar o MP3 dessa apresentação? Vídeo já seria sonhar alto demais, mas…

  2. 2 Alexei Barros 16/09/2009 às 12:25 pm

    Até agora nada, Orakio, nem sei se um dia escutaremos. Aliás, não me conformo como alguém vai num concerto desses, por mais acostumado que esteja, e não leva um gravadorzinho digital sequer… Inconcebível!


  1. 1 O surpreendente Castlevania The Concert « Hadouken Trackback em 30/10/2009 às 4:37 pm
  2. 2 “Final Fantasy Medley” – FF, FFII, FFVI e FFIX (Music Creators) « Hadouken Trackback em 03/09/2010 às 2:53 am
  3. 3 Little Jack Orchestra e o sétimo concerto secreto pró-amador « Hadouken Trackback em 30/12/2010 às 11:09 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: