Beatles e game music: tudo a ver

Beatles
Por Alexei Barros

Talvez eu seja o único jogador que não estava contando os dias para o lançamento de The Beatles: Rock Band neste cabalístico 09/09/2009. Não só porque sou indiferente para a maioria desses jogos de ritmo ocidentais (japas é outra história), e também porque enfoca uma banda que não sou admirador – revelação que quase me fez ser apedrejado certa vez, como se fosse obrigação gostar, como se fosse a última maravilha musical do mundo.

Desabafos à parte, é evidente que reconheço a popularidade do quarteto e toda a importância na cultura pop que ainda se perpetua na entrada dos anos 2010. Mais incrível, essa influência dos Beatles pode ser percebida nos compositores de jogos, incluindo os que moram bem longe da Grã-Bretanha, no Japão. Não chega a ser uma Yellow Magic Orchestra em termos de preponderância, mas há muitas relações. Diretas e indiretas. Coincidentemente ou não, todos da lista são alguns dos meus favoritos, o que me leva a crer que seja um fã enrustido dos Beatles.

– Masahiro Andoh e T-Square

Expressei minha admiração pelo guitarrista publicando diversos vídeos de músicas do Gran Turismo tocadas pela banda de jazz fusion liderada por Andoh, T-Square – essa sim sou fã. Surpreendentemente para mim, ele é fascinado pelos Beatles desde os tempos da escola secundária, influenciando o seu estilo musical.

Graças à admiração, o T-Square chegou a regravar em versão instrumental a “Hello Goodbye” no álbum Uchimizuni Rainbow, de 1983. O duo de violões anmi2, que ele faz com Yuhji Mikuriya, registrou “Happy Christmas” (da fase solo de John Lennon) e “Good Night” no disco Water Colors (1997) e ainda “Here Comes the Sun” no Never on Sunday (2007).

Para completar, há a “And I Love Her” do CD Triptych (1998) da trinca Ottottrio, composto por ele e pelos também guitarristas Hirokuni Korekata e Issei Noro. Esse último  é o líder da banda Casiopea, que participou de vários shows com o T-Square (os membros formam outros grupos paralelos também), incluindo esse no início dos anos 1990, quando as duas tocaram… adivinha, uma canção dos Beatles: “Get Back”, incorporando a roupagem típica do jazz fusion japonês, com solos alternados de todos os instrumentistas. Só assim para eu gostar de uma música dos Beatles.

[ATUALIZAÇÃO] Depois que escrevi o post, subiram no YouTube uma performance mais recente, de 2003, que encerrou o lendário show Casiopea vs T-Square (essa música não está presente no DVD do evento). As formações das bandas são bem parecidas, apenas com Takeshi Itoh em vez do Masato Honda (saxofone) e o Akira Jimbo no lugar do Noriaki Kumagai (bateria).

– Koichi Sugiyama

String Quartet “The Beatles”Um dos compositores mais respeitados e antigos da game music, célebre pela série Dragon Quest, foi iluminado por músicos eruditos como Handel, Bach e Mozart, não pelos Beatles, evidentemente. Em 2007, entretanto, o maestro Sugiyama foi o arranjador de 14 faixas dos Beatles para a interpretação do quarteto de cordas Tokyo Youth Quartet no inusitado CD String Quartet “The Beatles”. Infelizmente, jamais consegui ouvir o álbum, então não tenho como disponibilizar links do Goear.

– Kentaro Haneda

The Beatles à la ClassicsFalecido em decorrência de câncer de fígado em 2007, Haneda deixou um vasto espólio auditivo de trilhas de animes e games, como Wizardry. Notório pela participação (composição, arranjos e regência) na série Orchestral Game Concert e arranjos em álbuns como Symphony Ys, Symphony Sorcerian e Genso Suikoden Music Collection Produced by Kentaro Haneda, também arranjou o solo de piano “Something”, interpretado por Ari Takahashi no CD Hyper Beatles (1990) e “Yesterday” e “Let it Be” no The Beatles à la Classics (2003).

– Cellythm

Cellythm - Those Who DistortedNo mesmo álbum de estreia do quarteto de violoncelos Cellythm – Those Who Distorted que contém arranjos de Final Fantasy – o CD é publicado pela Dog Ear Records do Nobuo Uematsu –, há uma versão de “Eleanor Rigby”, em arranjo de Tsutomu Narita, que também cumpriu a mesma função na trilha do anime Guin Saga, composta pelo Uematsu. Já havia comentado aqui inclusive.

– Hiroki Kikuta

Hiroki KikutaIlustrador, roteirista designer, compositor… Kikuta, mais conhecido pelas trilhas de Secret of Mana e Seiken Densetsu 3, ouvia durante a infância não só Beatles, como Rolling Stones, Bob Dylan, Bee Gees e Crosby, Stills, Nash & Young. Todas as bandas o influenciaram enormemente, além de compositores de filmes como Barry Gray, John Williams e Jerry Goldsmith.

– Hirokazu Tanaka

EarthBoundHip Tanaka por si só é fã e tocava covers de Beatles e Simon and Garfunkel em uma banda formada por seus amigos no colégio. O que acontece quando ele faz uma trilha, na companhia de Keiichi Suzuki, de um jogo criado por outro aficionado pelos Beatles, Shigesato Itoi? Resultado: referências à exaustão em EarthBound, com direito a um submarino amarelo (é, a cor é uma coincidência). Porém, as alusões musicais são tantas que merecem um post exclusivo em outra oportunidade.

– Motoaki Furukawa

Motoaki FurukawaNão há um exemplo explícito de uma homenagem aos Beatles, mas o compositor que participou das trilhas de Gradius II, Xexex, Policenauts, Snatcher e tocou guitarrista na banda da Konami, Kukeiha Club, e hoje lidera a Voyager, frequente nos shows de game music, foi influenciado pelo quarteto inglês nos seus tempos de escola, quando tocava clarinete numa big band. Depois que foi introduzido à guitarra por um amigo, Furukawa tirava músicas dos Beatles de ouvido. De presente do pai, até ganhou uma guitarra semi-acústica modelo Epiphone Riviera, similar às usadas por John Lennon e George Harrison.

– Yellow Magic Orchestra

Praticamente os pais da game music e influenciadores de diversos compositores de game music, os integrantes da banda electropop YMO regravaram no CD Solid State Survivor (1979) uma insólita versão da “Day Tripper”. A música está registrada no pré-histórico vídeo abaixo e mostra a habilidade multitarefa de Yukihiro Takahashi ao cantar e tocar bateria ao mesmo tempo.

É provável que existam outras ligações além das que consegui compilar, então não deixe de comentar se souber.

7 Responses to “Beatles e game music: tudo a ver”


  1. 1 DGC 09/09/2009 às 7:03 pm

    Falando nas alusões musicais de Earthbound… mais especificamente agora de Mother 3.
    Veja que interessante caro Alexei: http://earthboundcentral.com/2009/08/some-mother-3-music-similarities/
    heheh, talvez ajude num futuro post.
    ;)

  2. 2 Alexei Barros 09/09/2009 às 7:06 pm

    Muito grato pelo link, DGC! Eu guardei alguns endereços, mas não tinha visto esse ainda. Fico com a impressão que todas as alusões musicais são feitas a pedido do Shigesato Itoi e não realizadas por iniciativa dos compositores. Se até o Shogo Sakai fez isso no Mother 3…

  3. 3 Platy 10/09/2009 às 7:42 pm

    É normal ser apedrejado por dizer que não gosta dos beatles …. ja me apedrejaram pq eu disse q eles eram otimos compositores e pessimos interpretes =P

  4. 4 Alexei Barros 10/09/2009 às 9:28 pm

    Considerando que gosto da maioria dessas regravações e não curto a banda original, começo a concordar com você…

    Deixa eu ir embora antes que alguma pedra me atinja a cabeça. :D

  5. 5 Itiro 11/09/2009 às 6:50 am

    Seria muito chato, se todos tivessem o mesmo gosto.

    Gosto é gosto, e sempre deve ser respeitado.

    Nada de pedras!!!

    Abraços!

  6. 6 Alexei Barros 11/09/2009 às 1:39 pm

    É por isso que eu digo que quem não gosta do Mario tem que apanhar… :D Mentira.

    Concordo totalmente, Itiro, sobre a questão do gosto. Eu só acho meio irritante quando alguém é do contra só por ser, sem ter nenhum motivo, ou então não gosta por não gostar, sem apresentar uma justificativa. Isso mais na questão de jogos mesmo, nem tanto de músicas.


  1. 1 Weekly Round-Up #35 « EarthBound Central Trackback em 13/09/2009 às 1:26 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: