“Final Fantasy Suite” – Final Fantasy I, II e VII (VGO Chamber Group @ IGC East)

Por Alexei Barros

No concerto realizado no primeiro semestre no Berklee Performance Center, a Video Game Orchestra, em sua formação completa, havia apresentado o “Final Fantasy Medley”, com seleções mais recentes.

Na apresentação no IGC East, por sua vez, a VGO Chamber Group, no qual participa parte do grupo, foi executada uma suíte com músicas mais antigas que normalmente representam a série – pena que “Cornelia Castle” e “Ship” continuam no esquecimento. Todas as faixas escolhidas já foram orquestradas, mas há alguns aditivos interessantes, como o baixo elétrico em “Town” e “Chocobo!”, o clímax do medley com solos alternados de clarinete, saxofone e ênfase na percussão, culminando em um breve excerto de “FFVII Main Theme”, adaptado de forma idônea no desfecho.

“Final Fantasy Suite”

“Prelude” ~ “Opening Theme” ~ “Town” (Final Fantasy) ~ “Chocobo!” (Final Fantasy II) ~ “FFVII Main Theme” (Final Fantasy VII)

11 Responses to ““Final Fantasy Suite” – Final Fantasy I, II e VII (VGO Chamber Group @ IGC East)”


  1. 1 DGC 06/09/2009 às 10:41 am

    Simpática apresentação. Mas meio abrupto e inesperado o final, não?

  2. 2 Kitsune 07/09/2009 às 1:27 pm

    Muito bom. Adorei a transição da Prelude pra Opening Theme.

  3. 3 Alexei Barros 07/09/2009 às 2:42 pm

    @ DGC

    Concordo que seja bastante inesperado terem colocado um trecho tão curto da “FFVII Main Theme” no final de um medley de músicas antigas da série, mas acho que até combinou, embora não seja o melhor exemplo de fechadura de medley.

    @ Kitsune

    Ficou muito boa essa transição mesmo. Eu dei uma rápida pesquisa nos arquivos para ver se essa passagem já foi feita nos concertos da série, e pude comprovar que essa transição é 100% obra da VGO de fato.

  4. 4 Wesley Pires 09/09/2009 às 2:44 am

    Como eu sou bem do saudosista e não sou fanboy alucinado do FFVII, eu nem senti muita falta do tema de FFVII, mas eu viajei bonito na Prelude e Opening Theme. Isso me fez lembrar a versão orquestrada (que eu esqueci onde vi) da Ending Theme do mesmo FF1, que para mim é o encerramento sublime da série no NES. E eu gostei da maneira como o Chocobo’s Theme foi tratada. Continuou com aquele clima meio selvagem que ronda as composições envonvendo o pintinho amarelinho =D.
    Eu estou sentindo falta de re´presentarem o Main Theme do FF1 e 2, tu postou algo do tipo aqui no Hadouken, Alexei?
    E que achado esse hein?! Até Twittei o video no meu Twitter (@wesley__pires)

  5. 5 Alexei Barros 09/09/2009 às 2:58 am

    Maravilha, Wesley! Sabia que você que, assim como eu, curte os FF antigos também ia gostar desse medley.

    Puxa, você tem certeza da “Ending Theme” do FF1 orquestrada? Dei uma breve procurada aqui nos arquivos e não encontrei nem mesmo no concerto Symphonic Suite Final Fantasy, aquele primeirão de 1989. Aliás, o que tem de música boa nesses primeiros que não foi orquestrada é uma vergonha. Não consigo engolir que até hoje “Cornelia Castle” e “Ship” jamais foram arranjadas profissionalmente.

    Infelizmente, não tenho encontrado versões desses dois temas principais, mas se servir de consolo eu coloco os links para a “Scene I” (correspodente à “Main Theme” do FFII) e a “Scene V ~Prelude~” (tem a “Main Theme” do FFI no meio do medley), se é que já não fiz isso antes, hehe.

    P.S.: Ah! Espero que você esteja sabendo que o Symphonic Fantasies vai ser transmitido em vídeo pela internet neste sábado, às 15 horas. Imperdível!

  6. 6 Wesley Pires 09/09/2009 às 2:31 pm

    @Alexei
    Hum, agora quer tu falou, eu procurei nos meus favorits aqui, e de fato não achei. Acho que o mais proximo que ouvi de adaptação da Ending Theme foi no Ending Theme da OST do Dissidia, que engloba vários temas (como tu tinah dito antes =D). Um tema que nunca vi orquestrada é a “The Darkl Cristals” do FF3, é uma heresia, de fato não incluir estas, Cornélia Castle é linda, eu até linkei a musica numa das materias da série “Inicio da Fantasia” (série que estou perto de retomar, aguardem).
    Brigado pelos links das musicas, de fato ajudou absurdo, e eu não sabia da transmissão ao vivo. Pena não pdoer ir em virtude de uma viagem. Salva ai e joga no youtube depois =P.

  7. 7 Alexei Barros 09/09/2009 às 2:49 pm

    Puxa, pena que você não vai poder. Eu vou tentar ver o que faço, mas vai complicar um pouco por conta do limite de 10 minutos do YouTube, e como cada suíte terá por volta de 17… Só dividindo mesmo.

    Realmente, realmente. Eu olhei para todos os arranjos e esqueci justo da “Dissidia -ending-”, que é a única que vez em que a música foi lembrada numa orquestração.

    Não me lembrava da “The Dark Crystals”. Olha que terminei o FFIII DS há pouco tempo. =S Também gostaria muito que fosse orquestrada, apesar da “The Dark Crystals” na versão do DS já dar um gostinho.

    A bem da verdade, a trilha do FFIII é a mais injustiçada de todas nos concertos porque depois do Symphonic Suite FF (1989), que tinha músicas do FFI e II, eles pularam o FFIII e foram direto para o FFIV (e depois seguiram por FFV e FFVI) na série Orchestral Game Concert . Quando teve de novo outro concerto exclusivo da série, em 2002, aí já havia saído outros episódios que ficaram muito mais famosos… Excluindo os medleys, o único segmento exclusivo do jogo é a “Memory of the Wind ~Legend of the Eternal Wind~”, abertura do DS que é tocada na turnê Distant Worlds.

    E estou no aguardo pelos próximos posts do especial de Final Fantasy!

  8. 8 Wesley Pires 09/09/2009 às 3:56 pm

    @Alexei
    Tu falou em injustiça quanto à trilha de FFIII, e concordo contigo. Normalmente o maximo que lembram é da Eternal Wind. Não que seja uma musica ruim, muito pelo contrário, mas há outras composições boas. Uma coisa que ninguem associa ao jogo é que no FFIII o tema de Chocobo teve mudanças que foi incorporada nos outros jogos. A fanboyzada de FFVII não teria o tema de Chocobo do jeito que é se não fosse o FFIII, heheheh.
    Essa Dissidia – Ending foi um grande presente para os entusiastas das musicas clássicas dos primeiros FF, é uma das composições que ganham o jogo.

  9. 9 Alexei Barros 09/09/2009 às 6:53 pm

    Concordo plenamente. Apesar de a “Chocobo!” ter estreado no FFII, a “Chocobo Theme” do FFIII, por ser mais animada, parece que definiu mais as versões posteriores.

  10. 11 André (decolord) 10/09/2009 às 10:24 pm

    Adorei o Medley!!!!

    Acho que como o Maestro Barros já sabia, que eu com certeza comentária, publicou este post. (risos)

    Fazer o que né?

    Sou FF fãboy :)


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

