“Fighting” – Final Fantasy VII (VGO Chamber Group @ IGC East)

Por Alexei Barros

Por mais que defenda de maneira ferrenha e ranzinza as trilhas da era pré-CD da série Final Fantasy, dos episódios de I a VI, talvez (não consigo bater o martelo), eu disse talvez, a “Fighting” do FFVII seja a minha apredileta.

Bem verdade que qualquer tema de combate de Final Fantasy fica magnífico orquestrado, mas este é especial, e apareceu somente no Second Symphonic Game Music Concert (2004) com arranjo do maestro Andy Brick e performance do pianista Seiji Honda (o mesmo da Piano Collections Final Fantasy VII) e no magnânimo medley “Fullfilled Desire” (de 4:00 a 5:26) do Crisis Core.

Versão do Black Mages? Nem pensar. A música nunca foi lembrada nos concertos de Final Fantasy, talvez por ser tragada pelos hits de FFVII, você sabe quais, mas a Video Game Orchestra não se importou em fazer a própria versão. Neste arranjo executado pela VGO Chamber Group, as cordas, o piano e a percussão ditam o clima de combate, com intervenções de flautim e saxofone. Uma maravilha. No show posterior a esse, no Anime Boston, a VGO também tocou a “Fighting” com a banda completa, vídeo que publicarei em outra oportunidade.

18 Responses to ““Fighting” – Final Fantasy VII (VGO Chamber Group @ IGC East)”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 02/09/2009 às 7:51 am

    Excelente, mestre!

    Eu não sou lá muito fã da trilha do FFVII (até curto “você sabe quais”, mas sem exageros), mas esse é um dos raros temas de batalha que não me enche o saco. Como eu já disse antes, curto os temas, mas a repetição costuma me enlouquecer. Desse aí eu nunca cansei.

    E como você sabe, também prefiro as trilhas de FF da era pré-cd, especialmente agora que “descobri” a trilha de FFV e não consigo parar de ouvir. Nunca tinha me ligado que era tão boa.

    Muito legal o vídeo, valeu por compartilhar.

    • 2 DGC 02/09/2009 às 1:51 pm

      Caro Orakio.
      Se vc tá curtindo tb tanto assim a trilha do FFV… Nem te falo sobre o álbum Dear Friends dele então, heheh.
      O considero a coisa mais bela já feita com alguma trilha sonora da série!

      • 3 Orakio "O Gagá" Rob 02/09/2009 às 2:08 pm

        Dear Friends? Mas é claro que eu conheço, imagine!

        * procurando no “torrentão” de trilhas de FF que eu tenho aqui *

        Vê se pode, o cara acha que eu nunca ouvi o Dear Friends…

        * achei… baixando *

        Thanks :)

  2. 4 Farley 02/09/2009 às 8:56 am

    Realmente, muito boa!

    Conheço pouco a trilha do FFVII, mas essa é uma das músicas que eu sempre lembro ao lembrar dele. E também é um dos meus temas de batalha preferidos.

  3. 5 Alexei Barros 02/09/2009 às 10:30 am

    @ Orakio / Farley

    Feliz em saber que não estou sozinho nessa preferência!

    @ Orakio

    Andei refletindo sobre o motivo para gostar tanto dessa fase pré-CD. Além de achar que as composições são mais inspiradas, aliás, curiosamente, o próprio Nobuo Uematsu não considera a era pós-FFVI como seu trabalho, as músicas da época do SNES possuem uso constante das linhas graves de baixo, que dão um peso muito maior. Infelizmente, essa característica praticamente desapareceu com o advento do CD.

    E compartilho a sua admiração pela trilha do FFV, para mim é uma das melhores e uma das menos lembradas.

  4. 6 Orakio "O Gagá" Rob 02/09/2009 às 10:40 am

    “after a long time, I finally managed to write something really good again. ”

    Ha ha, gostei da franqueza :)

    Uma vez eu li um artigo no Gamasutra que tentava explicar o porquê das músicas de games terem mudado tanto, e gostei do argumento usado. Segundo eles, como antigamente os jogos eram muito mais simples graficamente, a música precisava caracterizar muito bem o personagem, porque não dava para contar com expressões faciais e outros refinamentos gráficos.

    Um bom exemplo é o tema do Kefka, que é “a cara” do personagem. Aquela música diz pelo menos metade do que você precisa saber sobre ele. Depois a música teria assumido um papel diferente, se focando mais em completar as cenas, e não em definir os personagens. Eu acho que faz sentido.

  5. 7 Alexei Barros 02/09/2009 às 10:51 am

    É mesmo, tinha lido essa entrevista há um tempo e esqueci dessa frase curiosa também.

    Extremamente interessante o que você falou sobre essa caracterização, e de fato faz todo o sentido. Tem o link fácil desse artigo?

  6. 8 Orakio "O Gagá" Rob 02/09/2009 às 11:10 am

    Eu tenho procurando esse link, mas não acho de jeito nenhum. Já faz mais ou menos um ano que li esse artigo. Vou dar uma olhada com mais calma e se achar eu te passo o link.

  7. 9 Alexei Barros 02/09/2009 às 11:11 am

    Valeu, Orakio, não tem pressa!

  8. 10 Cledson 02/09/2009 às 11:36 am

    Muito bom né? Assisti ontem!
    Alias, o Nakama comentou que em dezembro vai rolar um baita evento onde eles vão tocar com a banda toda(umas 90 pessoas) e parece que dessa vez vai ser uma filmagem mais profissional. Podia bem sair um dvd !

  9. 11 Orakio "O Gagá" Rob 02/09/2009 às 11:45 am

    Achei o link, e me dei conta de uma coisa interessante… o artigo não chega a essa conclusão que eu mencionei :)

    Na verdade, depois de ler o artigo, eu mesmo devo ter chegado a essa conclusão, por causa deste trecho:

    “When Mario was just jumping on the heads of Goombas and breaking blocks, he could only perform two or three actions at a time, and everything was clearly represented visually. In contemporary games, like an FPS for example, players are required to focus on multiple actions simultaneously—running and aiming in 3D space, while also firing and scanning for cover or reloading. It stands to reason that you want there to be as few distractions for the FPS player as possible.”

    http://www.gamasutra.com/php-bin/news_index.php?story=23401

    Na verdade, eu discordei em parte da afirmação do sujeito, mas acho que a essência da coisa faz sentido. No caso de um FFVI, por exemplo, as coisas não eram tão simples como quebrar blocos com a cabeça. Os personagens tinham sentimentos a serem expressados. Mas aí concordo com o que o ele diz: como nos jogos modernos a tela já mostra um bocado de coisa, a música só complementa, senão acaba até atrapalhando ao disputar a atenção do gamer. Antes a música tinha que dizer muita coisa que, hoje, os gráficos já dizem. E esse é mais um bom motivo para o meu blog só falar de coisa velha :)

  10. 12 DGC 02/09/2009 às 1:33 pm

    Infelizmente terei q discordar um pouco de vcs dessa vez, heheh…
    Pra mim essa Battle Theme do FFVII nunca foi grande coisa, ainda assim ficou bacana pelo VGO.
    E de fato, as trilhas antigas da “era cartuchos”, eram mais marcantes e inspiradas. Embora não necessariamente com FF, q pra mim teve no VIII a sua última grande trilha sonora.
    :(

  11. 13 Radical Dreamer 02/09/2009 às 1:58 pm

    Belo arranjo. É uma pena essa música não ser lembrada pelos Black Mages. Quem sabe algum dia os temas de batalha sejam mais arranjados, principalmente a “Battle 1” do Final Fantasy IX…

  12. 14 Alexei Barros 02/09/2009 às 2:03 pm

    @ Cledson

    Legal! Pena que vai ser só em dezembro. Por mais que esses vídeos da VG0 Chamber Group sejam ótimos, ainda prefiro a formação completa da VGO, como no Berklee Performance Center.

    @ Orakio

    Muito interessante o artigo, embora não concorde com tudo. Há diversas trilhas de jogos novos que estão entre as minhas preferidas de todos os tempos, a exemplo de Shadow of the Colossus e Super Mario Galaxy. A questão da melodia para mim é mais uma questão de estilo de jogos ocidentais do que falta de inspiração. E nem acho o tema do Halo tão icônico assim…

    “Mas aí concordo com o que o ele diz: como nos jogos modernos a tela já mostra um bocado de coisa, a música só complementa, senão acaba até atrapalhando ao disputar a atenção do gamer”.

    Eu discordo sobre essa questão de disputar a atenção. Isso para mim acontece só com músicas ruins, no instante em que incomoda mesmo, agride os ouvidos. Quando é boa, reforça ainda mais a singularidade daquele determinado momento. E para apreciar a música o jogador não precisa fechar os olhos para escutá-la, ele pode continuar jogando normalmente. Mas não vou negar que algumas vezes fiquei parado em certo lugar do jogo para ouvir a música. =P

    Mas estou de pleno acordo sobre: “Antes a música tinha que dizer muita coisa que, hoje, os gráficos já dizem”.

    @ DGC

    Olha, vou confessar que no jogo mesmo ela não me tocou muito quanto agora. Foi só quando ouvi a versão no medley do Crisis Core que passei a gostá-la. E vou discordar em relação à trilha do FFVIII… Não me apetece muito. =P

    Sobre o Dear Friends, não me lembro se já ouvi, mas estou escutando agora por via das dúvidas.

    @ Radical Dreamer

    Às vezes dá a impressão de que estão acabando os temas de combate arranjados pelo Black Mages, mas a verdade é que ainda falta uma cacetada. Espero que não demorem mais cinco anos para lançar outro álbum…

  13. 15 Alexei Barros 02/09/2009 às 3:29 pm

    @ DGC / Orakio

    Realmente não tinha ouvido o Dear Friends. É um álbum incomum (para começar, foi gravado no Japão e na Finlândia) e bem simpático. Uma coisa que não gostei é que, apesar de haver várias pessoas tocando, ainda tem muita coisa sintetizada – esperaria mais intrumentistas por ser um CD com versões arranjadas.

  14. 16 Marques 04/09/2009 às 8:24 pm

    Só avisando pro pessoal. Chegaram novos vídeos.

  15. 17 Alexei Barros 04/09/2009 às 8:36 pm

    @ Marques

    Ah, eu vi sim, Marques! Ainda pretendo publicar alguns dessa nova fornada, e pena que a maioria das performances são de músicas que já havia publicado anteriormente, apenas com pequenas alterações no arranjo ou na performance.


  1. 1 “Fighting ~ Bombing Mission” – Final Fantasy VII (VGO Chamber Group @ Anime Boston) « Hadouken Trackback em 01/10/2009 às 11:49 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

