Symphonic Fantasies: mais quatro seleções do concerto

Symphonic Fantasies
Por Alexei Barros

Depois de sabermos três faixas para cada uma das quatro suítes de cerca de 17 minutos do Symphonic FantasiesKingdom Hearts, Secret of Mana, Chrono Trigger & Cross e Final Fantasy –, foi anunciado mais um quarteto de músicas, as últimas antes da realização do concerto alemão que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro. As suítes ainda têm outros temas na manga para surpreender quem assistirá às apresentações.

Todas as últimas reveladas se enquadram no caso de músicas que foram negligenciadas ao longo dos anos e finalmente receberão o seu devido valor nos intricados arranjos do finlandês Jonne Valtonen.

“Hand in Hand” (Kingdom Hearts)

Kingdom HeartsLembre-se: a suíte da série Kingdom Hearts terá ênfase no piano, que será tocado pelo jovem Benyamin Nuss. Sabendo disso, logo vislumbrei a possibilidade de que a “Hand in Hand”, presente no primeiro, na continuação e no Chain of Memories, fosse inclusa, afinal a música ficou soberba no arranjo da Sachiko Miyano e performance do Hiroyuki Nakayama na Piano Collections Kingdom Hearts. Imagino então como ficará orquestrada (talvez com harpa) e com todos os floreios no piano. Parecerá com a versão do Takahito Eguchi, “Hand in Hand -Reprise-“?

“Prophecy” (Secret of Mana)

Secret of ManaAinda que esta suíte seja de um só jogo, a gama de opções é grande por conta da duração pequena das faixas da trilha. Ainda assim, não esperava pela “Prophecy”, que é tocada em um momento chave, e para evitar spoilers só posso dizer que tem a ver com o dragão Flammie. Pelas características da original, imagino o arranjo enfocando a flauta. Também terá a participação do WDR Radio Choir entoando letras em latim, o que considero uma audácia do arranjo, já que as músicas originais, à primeira vista, não possuem timbres que simulem vozes.

“Prisoners of Fate” (Chrono Cross)

Chrono CrossSe você falar para alguém que nunca jogou Chrono Cross que a “Prisoners of Fate” é um tema de batalha, talvez ache monótona demais. A questão é que a composição, melancólica e emocionante, casou perfeitamente no combate contra o personagem Miguel. E a luta é travada após um sem-número de alusões (umas sutis, outras descaradas) ao Chrono Trigger. Momento épico. A original, embora seja sintetizada, já possui timbres fiéis às cordas de verdade, e não é difícil vislumbrá-la orquestrada, com maior vivacidade. Não sei se o percussionista Ronny Barrak tocará especificamente no excerto da “Prisoners of Fate”, mas ele terá papel importante na suíte.

“The Mystic Forest” (Final Fantasy VI)

Final Fantasy VITenho carinho especial por FFVI não só porque é o meu preferido da série, como acho o ápice da inspiração musical de Nobuo Uematsu. Apesar de muitos fãs também compartilharem da minha opinião (alguns deles, da Little Jack Orchestra, são aficionados a ponto de organizarem um concerto do jogo), a trajetória de FFVI nos concertos é bem limitada: as duas versões da ópera, “The Dream Oath ‘Maria and Draco'” (Orchestral Game Concert 4) e Opera “Mario and Draco” (debutou no Tour de Japon), “Terra’s Theme” (estreou no 20020220) e “Dancing Mad” (Fourth Symphonic Game Music Concert). Muito pouco. Dentre as muitas opções, eu acreditava na revelação de um tema de personagem, quando, para minha surpresa, surgiu a “The Mystic Forest”, tocada na labiríntica floresta (os cenários palustres são um espetáculo até hoje) que leva ao trem fantasma. Enigmática, sombria… Fantástica.

No site oficial é possível baixar o programa do concerto em PDF. Dia 3 de setembro, na quinta-feira (já na quarta no Brasil), haverá uma nova revelação referente ao Symphonic Fantasies. Se não é mais nenhuma música, o que poderia ser? De acordo com o SEMO, é uma notícia bombástica.

[via Symphonic Fantasies, SEMO]

7 Responses to “Symphonic Fantasies: mais quatro seleções do concerto”


  1. 1 DGC 01/09/2009 às 12:51 am

    Oh my!!! O.O

    E pelos deuses Alexei, plz onde baixo essa… esse achado que é a música Dancing Mad do Fourth Symphonic Game Music Concert??

  2. 2 Alexei Barros 01/09/2009 às 1:08 am

    Aqui, DGC. Essa performance é totalmente estupenda. Mesmo o bootleg não sendo de grande qualidade é de arrepiar. Se você quiser infartar um pouco mais tenho um trecho em vídeo do Fourth SGMC aqui.

    O mesmo arranjo volta e meia é aproveitado na turnê do PLAY! também, como nessa apresentação na Austrália que publiquei aqui.

  3. 3 Radical Dreamer 01/09/2009 às 1:52 pm

    “Prisoners of Fate” foi a que mais me agradou. O arranjo com uma orquestra sempre me pareceu uma coisa impossível, visto que as faixas mais obscuras de Chrono Cross normamelmente são ignoradas. “Prophecy” e “Phantom Forest” também me deixam curioso, apesar de estar um pouco decepcionado com a “Hand in Hand”. Alexei, esta última já foi sim arranjada para uma orquestra no final do Kingdom Hearts II, ainda que numa performance curta, portanto nem todas as novas músicas são inéditas. A coisa boa é que o Jonne Valtonen pode melhorar a “Hand in Hand” no piano, pois o arranjo do Piano Collections é meia-boca no máximo.

    E donde vieram esses bootlegs do Symphonic Game Music Concert? Se tiver de mais músicas, ou dos outros concertos (os primeiros), compartilhe conosco!

  4. 4 Alexei Barros 01/09/2009 às 2:15 pm

    Das quatro séries do concerto, Kingdom Hearts é certamente a que menos conheço as músicas, mas, poxa, eu curti o arranjo no piano da “Hand in Hand”… T.T

    Você tem razão, há a “Hand in Hand” orquestrada na trilha do Kingdom Hearts II. Acabei passando batido. Porém, é tão minúscula que mal dá para considerar como uma orquestração definitiva da música (tal qual aconteceu com tantas outras no drammatica). Por isso, acabei gostando da confirmação, ainda mais que esse arranjo do Kaoru Wada excluiu o piano, que só entra no final da música, e o arranjo do Jonne Valtonen será enfatizado no instrumento.

    Em relação aos bootlegs do SGMC, eu consegui em fóruns gringos de game music, mas, infelizmente, só tenho do Second (incompleto), Fourth (incompleto) e Fifth (completo). Adianto que a qualidade não está muito boa, sobretudo dos dois primeiros que citei. Interessa algum?

  5. 5 Radical Dreamer 01/09/2009 às 2:31 pm

    Haha, os três seriam muito bem-vindos. Ouvir a “A Toccata into Blood Soaked Darkness”, “Wood Carving Partita”, “Those who Remain” e as suítes de vários outros jogos com uma orquestra já me deixa feliz. Infelizmente o primeiro concerto, que tem, na minha opinião, a música mais suprema de toda a história dos videogames, “The Great Sea”, do Wind Waker, segue sem bootleg. Mas se não der trabalho, os três bootlegs são de meu interesse.

  6. 6 DGC 01/09/2009 às 3:56 pm

    Palavras não são o bastante para lhe agradecer ó Alexei!
    Mas lhe mandarei a conta do hospital pelo infarto q vc me causou.

    :D

  7. 7 Alexei Barros 01/09/2009 às 6:35 pm

    @ DGC

    HAHAHA! Não tem problema, todos os gastos serão pagos pela Hadouken Corporation. :D

    @ Radical Dreamer

    Second, aqui. Fourth, aqui. Fifth, aqui e aqui. Do Second não tem a “Official Opening Fanfare”, “Fighting” (FFVII, orquestrada, com participação do pianista Seiji Honda), “Main Theme” (Metal Gear Solid, arranjo igual do PLAY!), “Opera: Maria and Draco” (FFVI, arranjo igual do Tour de Japon e reprises) e “Turrican Medley” (em arranjo diferente do Symphonic Shades). Já do Fourth, ficou faltando “Official Opening Fanfare”, “Main Theme (Reprise)” (BLACK), Sonic (arranjo igual do PLAY!), Dreamfall: The Longest Journey, Gothic 3 e “Turrican 3 Suite” (solo de piano semelhante ao do Symphonic Shades).

    Lamento, mais uma vez, que tantas performances, como a própria “The Great Sea”, que mal a conhecia, tenham se perdido no tempo. Mais revoltante ainda é lembrar que esse concerto preparado com tanto esmero, realizado uma vez no ano, foi preterido em 2008 pelo VGL, que faz dezenas de apresentações anualmente.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: