“Battle Theme” – Lunar: Silver Star Story (Rigor Mortis)

Por Alexei Barros

Quando vejo alguém reclamar dos J-RPGs, umas das críticas mais frequentes é o fato de que em todas as batalhas você sempre ouve a mesma música martelando na cabeça. Mas, me desculpe, quem faz esse tipo de reclamação não deve ter jogado algum RPG com trilha do Noriyuki Iwadare.

Um exemplo de uma faixa que não cansa é a “Battle Theme” do Lunar: Silver Star Story, que receberá o remake Lunar: Harmony of Silver Star para PSP no final do ano. Melodioso e fantástico, o tema de combate incorpora timbres diversos e em um momento até se imagina um solo de guitarra. Nem projetaria no piano – como que não lançaram uma coletânea no piano de Lunar? Ficou sensacional no arranjo e nas mãos de Rigor Mortis mesmo com a duração tão diminuta. Momento raro também ver um performance pró-amadora com músicas do Iwadare.

Anúncios

4 Responses to ““Battle Theme” – Lunar: Silver Star Story (Rigor Mortis)”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 29/08/2009 às 11:02 am

    Putz, que maravilha! Deu até vontade de dar mais uma jogadinha de Lunar.

    O Iwadare consegue esse feito incrível de pegar músicas que seriam tipicamente irritantes e repetitivas (como as músicas de batalhas) e fazer com que a gente curta sempre que elas começam a tocar. Isso me impressionou muito quando joguei Langrisser/Warsong no Mega Drive. As batalhas são longas, e basicamente tocam duas músicas: uma quando está no seu turno, outra no turno do inimigo. Isso tinha tudo para ser MUITO chato porque essas batalhas podem durar horas, mas a verdade é que sempre que as musiquinhas começavam a tocar de novo eu me empolgava.

  2. 2 Alexei Barros 29/08/2009 às 1:28 pm

    Caramba, quando escrevi pensei só em Lunar e Grandia, me esqueci completamente do Langrisser.

    Agora me esclareça uma dúvida, Orakio. Foi o Langrisser: Descendants of Brilliant Light que você terminou e até fez os diários de bordo e review no Gagá Games, não foi? Pelo que pude conferir no VGMdb a trilha foi composta por várias pessoas, e pelo menos consta nesse álbum que o Iwadare fez somente duas músicas: “Prologue” e “Sword of Holy”. Imagino que os outros temas de batalha foram criados pelos compositores menos conhecidos que estão listados no site.

  3. 3 Orakio "O Gagá" Rob 29/08/2009 às 1:54 pm

    Essa história é meio confusa… a trilha foi remixada para a versão de PC Engine, e totalmente recriada para Saturn. A trilha da Dramatic Edition, que é uma versão “turbinada” do jogo, é creditada só a ele:
    http://vgmdb.net/album/9422

    E nos créditos do jogo de Mega Drive só aparece o nome… CUBE(?). Segundo o:

    http://www.squareenixmusic.com/composers/iwadare/biography.shtml

    “He subsequently joined a video game music production company, the CUBE Corporation, to program and arrange games adapted for Sega consoles (…) Iwadare’s breakthrough work was 1991’s tactical RPG Langrisser (aka Warsong) developed by Masaya development team CareerSoft. He, Isao Mizoguchi, and Hiroshi Fujioka individualised the turns of the player and enemy with different music and motivated listeners with rock flavours and heavy beats.”

    E aí eu já não entendo mais nada :) Mas que é uma baita trilha, isso é.

  4. 4 Alexei Barros 29/08/2009 às 5:05 pm

    Já tinha ouvido falar dessa CUBE meio por cima, mas a maioria dessas informações é novidade para mim. Pelo que você comentou, acredito então que o Iwadare fez a trilha inteira mesmo só da versão do Saturno.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: