Symphonic Fantasies: três das seleções de Secret of Mana

Por Alexei Barros

Das quatro suítes do Symphonic Fantasies – music from Square Enix, a correspondente à série Mana é a única dedicada a apenas um título, Secret of Mana. Será, portanto, o jogo que contará com a maior quantidade de músicas no concerto alemão, sobretudo se levarmos em conta que há diversas faixas de curta duração e que a suíte terá por volta de 17 minutos. É, depois de 16 anos do lançamento, um tributo merecido à trilha sonora que menos orquestrações recebeu dentre as séries homenageadas na apresentação, Kingdom Hearts, Chrono e Final Fantasy.

Assim que ocorreu a confirmação do Secret of Mana no Symphonic Fantasies, tentei quebrar a cabeça para vislumbrar como soariam arranjadas, levando em consideração o estilo do arranjador Jonne Valtonen, da WDR Radio Orchestra e dos solistas. Mas duas informações me deixaram intrigado, conforme revelou o maestro Arnie Roth. Primeiro, a participação do WDR Radio Choir – a primeira do concerto, ou seja, não haverá coral em Kingdom Hearts –, com versos em latim relacionados com a história escritos por Michael Hauser, o mesmo de “X-Out (Main Theme)” (também em latim) e “R-Type (Main Theme)” (em grego) do Symphonic Shades. Como a trilha é sintetizada e não há à primeira vista timbres que simulem um coro, mal consigo imaginar em quais músicas se encaixaria. Talvez nas sombrias. A outra diz respeito à confirmação de uma faixa que comentei abaixo. Seja como for, de acordo com o produtor Thomas Boecker, a suíte ficou fantástica e é um dos arranjos mais espetaculares que já ouviu. Tanto ele como Valtonen ficaram especialmente orgulhosos com o resultado.

Minha maior dúvida é quanto à adaptação dos timbres graves da trilha original que claramente imitam baixo elétrico – não é apenas ênfase, mas há solos em diversas músicas. Já que não é um instrumento convencional em uma orquestra sinfônica como a WDR Radio Orchestra, fica a dúvida, pois não existe, no meu entendimento, um instrumento acústico que tenha o mesmo peso.

Enfim, três das faixas que serão tocadas no concerto:

“Angel’s Fear”

Secret of ManaApesar de Arnie Roth ter revelado como “Fear of the Heavens”, nome da versão europeia, prefiro manter a nomenclatura japonesa “Angel’s Fear”, que transpassou a série Mana para se tornar uma marca do Hiroki Kikuta – o site pessoal dele chama-se Angel’s Fear. Embora tenha sido orquestrada em duas oportunidades no passado, no Orchestral Game Concert 3 (1993), por Nobuo Kurita, e no Fifth Symphonic Game Music Concert (2007), pelo próprio Jonne Valtonen, a faixa-título era obrigatória pela representatividade. Minha aposta é que a emotiva música abrirá a suíte.

“Into the Thick of It”

Secret of ManaSe a intenção de cada suíte é recriar a experiência de jogo, a “Into the Thick of It” não poderia faltar porque é ouvida na área de exploração do mapa, e durante muito tempo. E como havia comentado antes, talvez não se justificaria uma performance apenas dela, mas no meio do medley trará boas recordações – até projeto os solos de flauta. Quem jogou inevitavelmente a reconhecerá e lembrará dos passeios pelas regiões bucólicas.

“The Oracle”

Secret of ManaEssa é a faixa que havia mencionado na introdução que no jogo ouve-se durante a batalha contra o Dark Licht. É indecifrável, com batidas fortes  da percussão e ruídos bizarros, perturbadora. Não faço a menor ideia de como possa ser orquestrada e ainda assim ficar reconhecível. Indubitavelmente, foi a maior surpresa, e deve ter colocado a criatividade de Valtonen à prova.

Semana que vem é a vez de sabermos três das seleções da série Chrono.

[via Symphonic Fantasies, SEMO]

8 Responses to “Symphonic Fantasies: três das seleções de Secret of Mana”


  1. 1 Radical Dreamer 13/08/2009 às 7:04 pm

    Apesar do status de clássica que a “The Oracle” possui, realmente não acreditava que ela entraria neste concerto. É uma peça que não associaria normalmente a uma orquestra, ainda mais com um coral em latim como destaque. O que, é claro, não deixa de ser excelente e atiçar minha curiosidade. As outras duas eram prevísíveis, mas escolhas excelentes também. Meu chute agora vai para “What the Forest Taught Me”, que se encaixaria numa orquestra, “Still of the Night”, uma música mais triste, digamos, e “Meridian Dance”, finalizando a suíte. No entanto, como as três primeiras escolhas confirmam, qualquer coisa pode acontecer!

  2. 2 Alexei Barros 13/08/2009 às 8:42 pm

    Bom, Radical Dreamer, apesar de o coral desempenhar um papel importante na suíte, eu não sei se vai cantar exatamente na “The Oracle”, que era a música que menos esperava pela confirmação.

    Também acho que haverá muito mais músicas na suíte além da “What the Forest Taught Me” e da “Still of the Night”, pela duração diminuta (coisa de um minuto, um minuto e meio) das faixas da trilha. E, para mim, mais perfeita que a “Meridian Dance” (totalmente obrigatória) para encerrar o medley é a “The Second Truth from the Left”, até por já ser o tema de encerramento do jogo.

    Outra que cairia muito bem nessa suíte é a “Flight Into the Unknown”, das viagens aéreas com o Flammie.

  3. 3 DGC 14/08/2009 às 3:01 pm

    De qualquer forma, será épico!


  1. 1 Symphonic Fantasies: três das seleções de Final Fantasy « Hadouken Trackback em 26/08/2009 às 9:23 pm
  2. 2 Symphonic Fantasies: mais quatro seleções do concerto « Hadouken Trackback em 31/08/2009 às 8:45 pm
  3. 3 Symphonic Fantasies: concerto será transmitido ao vivo pela internet EM VÍDEO « Hadouken Trackback em 03/09/2009 às 8:54 pm
  4. 4 Lembrete: Symphonic Fantasies – music from Square Enix « Hadouken Trackback em 12/09/2009 às 2:04 pm
  5. 5 Gagá Games » Concertão de games da Square ao vivo pela internet Trackback em 14/05/2010 às 4:39 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: