Symphonic Fantasies: os detalhes do programa

Symphonic FantasiesPor Alexei Barros

Quando um concerto novo é anunciado, sempre o set list é o que mais fico curioso para saber. No caso do Symphonic Fantasies – music from Square Enix, que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, permanecia em completo mistério as músicas da récita. Continuo desconhecendo em detalhes, mas a forma como serão apresentadas foi revelada, e é altamente promissora.

Cada um dos jogos/séries – Kingdom Hearts, Chrono, Secret of Mana e Final Fantasy, representados pelos símbolos alusivos coração, relógio, árvore e cristal no logo do Symphonic Fantasies como mostra o pôster acima – ocupará ¼ do programa na forma de suítes de até inacreditáveis 17 minutos! Ou seja, serão apenas cinco segmentos: o tema original de abertura “Fanfare Overture” e as quatro suítes, recriando as experiências de jogo em segmentos sem interrupções ou vazios, evidentemente que com transições elaboradas. As faixas que ocuparão as suítes foram escolhidas em parceria com os quatro compositores que assistirão o concerto – Yoko Shimomura, Yasunori Mitsuda, Hiroki Kikuta e Nobuo Uematsu –, e o produtor Thomas Boecker e o arranjador Jonne Valtonen trabalharam juntos para selecionar a ordem das músicas e a melhor forma de apresentá-las.

Esse formato, no meu entendimento, é muito interessante porque permite que determinadas faixas sensacionais que musicalmente não fariam sentido ou não seriam substanciais o bastante ou ainda são muito curtas se tocadas sozinhas possam ser lembradas, e não apenas os temas de abertura, encerramento e de batalha como costuma acontecer. Por exemplo, talvez não se justificaria uma performance só da “Into the Thick of It” (Secret of Mana), mas no contexto de um medley a faixa cairia muito bem porque como é ouvida durante muito tempo na exploração imediatamente traz memórias do jogo. Além disso, o conceito permite que temas mais conhecidos também sejam apresentados sem que fique aquela sensação amarga de algo batido para os fãs hardcore. Uma música amplamente difundida como “One-Winged Angel”, da forma que é mostrada na maioria dos concertos já ficou extremamente cansativa, mas no meio de uma suíte pode ganhar um novo significado.

O vídeo publicado no site oficial traz uma mensagem do diretor musical e maestro Arnie Roth sobre esses detalhes, prometendo que semana que vem comentará mais sobre a suíte do Kingdom Hearts. Saberemos três músicas de cada suíte antes do concerto, e todas as outras serão surpresa para os afortunados que assistirem ao Symphonic Fantasies na Alemanha.

[via Symphonic Fantasies]

12 Responses to “Symphonic Fantasies: os detalhes do programa”


  1. 1 Radical Dreamer 29/07/2009 às 11:24 pm

    Alexei, onde você viu que ficaremos sabendo de três músicas já na semana que vem?

  2. 2 Alexei Barros 29/07/2009 às 11:30 pm

    O próprio produtor do concerto, Thomas Böcker, me falou por e-mail. ^^

  3. 3 Radical Dreamer 29/07/2009 às 11:39 pm

    Esse concerto vai ser realmente sensacional, não acha? Estou morrendo de inveja de quem vai estar presente nos dias.

  4. 4 Alexei Barros 29/07/2009 às 11:56 pm

    Sem dúvidas! É um dos concertos que mais aguardo com expectativa nesse ano, junto com o Press Start 2009. Ainda mais pelo fato de os quatro compositores estarem presentes. Quem me dera ver essa apresentação ao vivo!

    P.S.: Radical Dramer, por um acaso você é o Mr. Nelson no fórum do Square Enix Music Online ou foi apenas uma incrível coincidência o que vi no tópico do concerto? =D

  5. 5 Radical Dreamer 30/07/2009 às 12:03 am

    Hahaha, sou sim! Já venho acompanhando o Hadouken há bastante tempo, mas sempre manifestei minhas opiniões no SEMO. Só recentemente comecei a comentar aqui no Hadouken pelo respeito que alimentei pelo blog, que mistura o humor, posts inteligentes e meu estilo favorito de música. Continuem assim!

  6. 6 Alexei Barros 30/07/2009 às 12:07 am

    Sabia! =D Valeu pelos comentários! Eu sei que o fórum e o site do Chris Greening são sensacionais, mas de vez em quando dá uma passada aqui também, hehe.

    Seus comentários interessantes são sempre muito bem-vindos!

  7. 7 Claudio Prandoni 30/07/2009 às 12:51 am

    “Esse concerto vai ser realmente sensacional, não acha? Estou morrendo de inveja de quem vai estar presente nos dias.” (2)

    Como sempre ressalto por aqui, sou um mero aprendiz do maestro. Não partilho do mesmo profundo conhecimento e apreço que o Alexei e diversos ótimos comentaristas aqui do blog – como o Radical Dreamer/Mr. Nelson – mas esse concerto me deixou totalmente com água na boca.

    Desde o belo pôster, passando pela empolgante Fanfare Overture (uma música com ares de promessa) até esse conceito inovador.

    Torço demais também pelo lançamento do CD e, quem sabe, que outros eventos se inspirem na ousada e competência do Thomas Böcker e companhia.
    =]

    • 8 Alexei Barros 30/07/2009 às 1:23 am

      Aprendiz? AAAAA!!!

      Apesar de ainda não estar confirmado, acredito no lançamento do CD pelo fato de todas as músicas serem de direitos autorais da Square Enix ou do Yasunori Mitsuda (no caso do Chrono Cross). Também acho que um concerto desses, com arranjos especialmente preparados para a ocasião, tem que ser eternizado.

      Também gostei muito do pôster. Até vacilei porque poderia ter publicado antes como Artwork do dia, com o perdão por se apoderar da sua série de posts.

  8. 9 DGC 30/07/2009 às 12:37 pm

    Ok. E teremos algum meio de acompanhar uma ou outra faixa por aqui maestro?
    Já tens algum contato que irá gravar a apresentação, mesmo q de forma não muito boa?
    Rezo para que sim!

  9. 10 Alexei Barros 30/07/2009 às 12:57 pm

    Bom, nunca se sabe, DGC… O Symphonic Shades, predecessor espiritual do Symphonic Fantasies, está inteirinho no YouTube, quem sabe não aconteça o mesmo. Quanto aos bootlegs, os ocidentais costumam ser mais solidários que os japas… =P

  10. 11 Radical Dreamer 05/08/2009 às 9:07 pm

    Aê pessoal! Já saiu a informação de quais são três das músicas presentes no segmento Kingdom Hearts. São elas: “Dearly Beloved”, “The Other Promise” e “A Fight to the Death”. Além disso, o pianista Benyamin Nuss está sendo considerado a “estrela do segmento”, o que imediamente quer dizer que o foco será o piano de Shimomura! Excelente notícia!

  11. 12 Alexei Barros 05/08/2009 às 9:11 pm

    Ah! Estava preparando a nota sobre essa notícia agora mesmo, Radical Dreamer. Em breve estará no ar!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: