Alexei Barros: uma breve trajetória no mundo dos games

Por Gustavo Hitzschky

Há muito tempo o mundo sabe sobre os fatos e feitos do inigualável Chuck Norris. O que talvez a maioria não conheça sejam as verdades sobre o nosso amigo e mentor Alexei Barros, cuja modéstia o impede de revelar certas coisas. Sinto-me na humilde obrigação de mostrar aos leitores do Hadouken alguns detalhes dessa farta e inspiradora história de vida de nosso grande maestro – aposto que poucos imaginam a influência que ele tem na indústria de games. Com vocês, os fatos sobre a lenda:

– Um dia, Alexei Barros reuniu alguns amigos para fazer um som no quintal de casa. Estava criada a Video Games Live.

– Alexei Barros quis terminar os Castlevania que faltavam para ele em uma tarde. Eram cinco jogos da série que ele não concluíra. Ele acabou todos. Simultaneamente.

– Passeando pelo Japão, Alexei Barros estava assobiando despretensiosamente. O que muitos não sabem é que ele mimetiza o som de todos os instrumentos existentes usando apenas a boca. Nobuo Uematsu ouviu e, sem alterar uma nota das composições, criou a trilha sonora de Final Fantasy VI.

– Alexei Barros não traduz textos. Reinterpreta-os e os torna muito mais sublimes.

– Alexei Barros pode fazer uma empresa crescer ou ruir dependendo de sua crítica. Resident Evil só foi para a frente porque Alexei fez um review favorável. Mas Alexei não gostou muito do Dreamcast da Sega. Todos sabem o que aconteceu com a empresa.

– Mario e Luigi são os nomes dos irmãos mais novos de Alexei Barros; ele jamais admitiria que maculassem seu próprio nome em um joguinho de videogame, por isso sugeriu os outros.

– Durante o chá da tarde em sua casa em Kyoto, Alexei fingia jogar videogame com o controle remoto, imitando os movimentos de uma partida de tênis que assistia na TV. Diz-se que Shigeru Miyamoto abandonou correndo a mansão de Alexei Barros porque teve uma ideia.

– Na tentativa de bolar um nome marcante para o golpe especial em um jogo de luta, Alexei sem querer espirrou “Ha-Ha-Ha… HADOOOOOOOUUUUUUUUKEN”. O time de desenvolvimento havia encontrado o que faltava. O resto é história.

– Alexei Barros não precisa de continues em nenhum jogo. Uma vez que ele começa a jogar, ele vai até o fim em todas as dificuldades.

– Os próximos níveis de dificuldade em God of War III serão, em ordem crescente, Spartan Mode, God Mode e Alexei Barros.

– Alexei Barros enjoou da série Contra em uma semana. “Gosto de jogos que ofereçam desafio”, explicou.

– As grandes construções e cidades de jogos como Civilization e Age of Empires são baseadas nos terrenos que Alexei Barros possui ao redor do mundo.

– O status máximo de evolução em um personagem de Spore é chamado de Alexei Barros. Ninguém atingiu tal patamar até hoje, a não ser o próprio.

– Depois de anos de litígio, Alexei Barros se reconciliou com a Microsoft e decidiu ajudar na empreitada para fazer frente à jogabilidade inovadora do Wii. Alguém perguntou, “Como batizaremos esse projeto idealizado por Alexei Barros?”. E ele, “Que tal um nome que faça referência ao meu nascimento?”

– A E3 deixou de ser a feira gigante de outrora porque estava atrapalhando o sono de Alexei Barros, que geralmente fica em L.A. no mês do evento. Neste ano, ele decidiu vender as casas que tinha lá. A festa voltou a ser maior.

– A presença de Alexei Barros é completamente proibida na Tokyo Game Show. Ninguém quer saber das últimas novidades da indústria quando ele está lá.

– Diz-se que Dragon Quest IX vendeu mais de dois milhões de cópias no Japão em dois dias. O encarte vinha com um autógrafo de Alexei Barros.

Com o passar do tempo, mais segredos e fatos serão revelados. Aguardem.

36 Respostas to “Alexei Barros: uma breve trajetória no mundo dos games”


  1. 1 Alexei Barros 14/07/2009 às 9:51 pm

    Hahahaha! Olha ele, hein! Olha ele!

  2. 2 Junior 14/07/2009 às 10:18 pm

    Eu sou fã desse cara, é um amigão e tanto; Sempre conversamos o que há no mundo das OSTs e J-Fusion.

    Valeu Hadouken, por fazer conhecer esse grande amigo!

    Abraços alexei.

  3. 3 Igor 14/07/2009 às 10:37 pm

    HAHAHAHAHAHAHAH!

    Sublime, mestre Hitzschky!

  4. 4 Orakio "O Gagá" Rob 14/07/2009 às 10:43 pm

    Putz, muito bom esse post! Rolei de rir aqui! :)

  5. 5 Ivo 14/07/2009 às 10:48 pm

    Hahahaha.
    Nunca soube que ele possuía tamanha influência.
    E eu que já tentei elucidar-lhe o significado das pausas de um octeto de oboés há muito tempo…

  6. 7 L. Gustavo "Mancha" 14/07/2009 às 11:00 pm

    “- Alexei Barros enjoou da série Contra em uma semana. “Gosto de jogos que ofereçam desafio”, explicou.”

    Nossa, caí da cadeira de tanto rir, principalmente depois dessa. XD

    Esses fatos merecem ganhar um site próprio! (www.AlexeiBarrosFacts.com coming soon?)

  7. 8 Samuel Batista 14/07/2009 às 11:03 pm

    Esqueceram que ele foi o único que conseguiu fazer 100% de Super Mario World enquanto todos só chegaram aos 96!

  8. 9 André (decolord) 14/07/2009 às 11:54 pm

    Muito bom o post…

    Hahahaha…ri bastante com esse post nota 10 para o Hitzschky!!!

    E eu que não sabia que o A.Barros foi o cerebro da industria de games no mundo.

    Deixando essas empresas de games no chinelo…

    :)

  9. 10 Bruno Zerbinatti 15/07/2009 às 12:19 am

    Sensacional.

  10. 11 Cledson 15/07/2009 às 12:23 am

    Bravo!
    Clap Clap Clap Clap Clap Clap

  11. 12 fezones 15/07/2009 às 1:29 am

    Fico muito agradecido Mestre Hitzman por trazer a tona todas estas verdades, que foram por muito tempo encobertas pela personalidade de extrema humildade e modéstia inalcansáveis de nosso Grã-Maestro.

    Porém sinto falta daquele famoso incidente, em que certo dia, enquanto tomava seu banho Alexei cantarolava a famosa Aria di Mezzo Carattere, quando, por culpa única e exclusiva do sabonete que acabara de cair no chão, o Maestro cometeu um pequeno deslize, desafinou de maneira mínima e quase imperceptível em sua atuação como soprano. O fato é que este deslize levou seu box, e demais objetos de vidro em seu toilet a se transformarem em milhares de centenas de bilhões de caquinhos pelo chão.

    Alexei, decidido a economizar uma grana, reconstruiu todo seu banheiro juntando e colando cada uma dessas pecinhas. Algo muito simples e prático para ele.

    “E se talvez eu fosse fazendo isso de uma maneira cada vez mais rápida e frenética a medida que o tempo passasse?” – Se questionou.

    Após uma pensada aqui, uma polida de ideias lá, uma profunda analise em conceitos superficiais, pronto! Nascia o Tetris.

    Todos aqui sabem o frisson que tal joguete causou, e para se livrar da fama exagerada, dos tão nocivos paparazzis, dos fãs fervorosos louvando-o como um espécime criada em laboratório através do cruzamento entre Kojima e Miyamoto, de mulheres pedindo por exames de DNA e muitas outras ameaças a sua paz, Alexei decidiu deixar para seu primo russo, Alexey também, mas com Y e de sobrenome Pajitnov, toda a fama e glória de mais uma de suas estupendas e revolucionárias criações.

    Que exemplo de pessoa a ser perseguido por todos.

  12. 13 Diego Paulino 15/07/2009 às 2:29 am

    “- Alexei Barros pode fazer uma empresa crescer ou ruir dependendo de sua crítica. … Alexei não gostou muito do Dreamcast da Sega. Todos sabem o que aconteceu com a empresa.”

    A CULPA É SUA!!!11!1! FDP!!!!! >.<''''

    xDDD

    Tenho mais algumas…

    – Alexei Zerou FFVII usando no seu time Terra, Shadow e Cecil, pq achava os chars originais muito toscos…

    – Alexei condenou os games que usaram gêmeos baseados na sua pessoa, por isso que Code Veronica caiu no esquecimento

    =D

  13. 14 Orakio "O Gagá" Rob 15/07/2009 às 7:37 am

    Daqui a pouco vão dizer que foi o Alexey que matou a Aeris… é o Forrest Gump dos games.

  14. 16 DGC 15/07/2009 às 11:14 am

    Uahahahahah…
    FODA!

  15. 17 Marques 15/07/2009 às 12:06 pm

    Bela homenagem ao nosso maestro. Tenho uma:”Alexei, para fugir do assédio dos gringos, assina propositalmente os posts em outra línguas com o nome Alex Barros.”

  16. 18 Vovô Garoto SF 15/07/2009 às 12:35 pm

    Faltou coisa aí.
    Alexei Barros zerou Battletoads do Nes, Shadow of the Beast do Mega Drive e Ikaruga do Dreamcast.
    Com uma só mão.
    Ao mesmo tempo.
    Enquanto compunha a trilha sonora de FFVI.

    o_O

  17. 19 Claudio Prandoni 15/07/2009 às 12:41 pm

    Em celebração à revelação das verdades inexoráveis de Alexei Barros, Tommy Tallarico confirma apresentação do VGL para dia 1 de outubro em São Paulo.

    “Na véspera, dia 31 de outubro, irei à mansão Barros pedir a benção do padrinho”, afirmou o músico.

    True Story.

  18. 20 Wesley Pires 15/07/2009 às 2:07 pm

    Poxa, ri litros aqui. Tem mais uma:
    – Um dia Alexei Barros rabiscou aleatoriamente uma folha. Nascia a partitura.

  19. 22 geraldofigueras 15/07/2009 às 2:17 pm

    Hahahah, nunca esperei menos do grande Hitz.

    Mas senti falta daquela história do Grande Maestro ter feito um speed run com toda a série Ghosts N Ghosts/Goblins de olhos vendados, só a partir dos efeitos sonoros.

    • 23 Gustavo Hitzschky 15/07/2009 às 2:21 pm

      Olha, agora que estou me lembrando…
      Caberia aqui uma menção a um certo alguém que terminou Alex Kidd in Miracle World em 14 segundos durante rápida passagem pelo reduto gamístico de Claudio Prandoni…

  20. 24 Uehara 15/07/2009 às 2:21 pm

    Hahaha! Muito bom!

    O Alexei podia dar umas sugestões pra Sega lançar o Dreamcast 2…

    E obrigado por chamar os amigos pra tirar um som em Sampa de novo!

  21. 25 Camila Schafer 15/07/2009 às 4:23 pm

    Uau!! Eu sabia que o Alexei era fodão, mas não tanto!! hehehehe
    Muito bom o post, mega criativo! hehehe
    Parabéns ao Alexei pela homenagem e gostaria de dizer que tbm sou fã desse cara!
    abraços

  22. 26 Julio 15/07/2009 às 6:20 pm

    Sabem o que tudo isso significa?
    Que nosso Maestro é discípulo direto de Segata Sanshiro!

    • 27 Claudio Prandoni 15/07/2009 às 6:28 pm

      Há controvérsias, caro Julio.
      Dizem as lendas que o estimado Segata Sanshiro cunhou o carisma impagável baseando-se em uma visita que fez a Alexei em busca de iluminação e conhecimento espiritual.

  23. 28 Claudio Prandoni 15/07/2009 às 6:30 pm

    Certa vez Alexei decidiu escrever a história que tinha criado ao brincar em casa com alguns bonequinhos de Comandos em Ação. Um tal Hideo Kojima roubou o manuscrito e o usou para criar todos os capítulos da série Metal Gear.

  24. 29 André (decolord) 15/07/2009 às 7:55 pm

    O mestre A.Barros é a mistura de mestre yoda, com mestre dos magos…hahaha

  25. 30 Pescador Parrudo 15/07/2009 às 8:06 pm

    Alexei Barros disse para Hideo Kojima: “Não quero jogar Metal Gear apenas nos Playstations, quero um pro Xbox 360, e sem o Snake!” E um dia depois Hideo estava aperecendo na E3 no palco da Microsoft com um teaser já pronto.

    • 31 Claudio Prandoni 16/07/2009 às 10:44 am

      Confere, Pescador Parrudo.
      Recordo de o mestre me relatar essa reclamação ao Kojima dia 31 de maio, na véspera da apresentação da Microsoft na E3.

      Aliás, aquelas nuvens chuvosas que apareciam no site do Kojima simbolizavam o período turbulento que a amizade de Kojima e Barros sofreu antes do anúncio de Rising e Peace Walker.

      • 32 Pescador Parrudo 16/07/2009 às 10:52 am

        Hahahahaha. Agora faz todo o sentido.

        E além disso, já ouvi uma lenda que dizia que Alex Kidd foi feito em homenagem ao nascimento do mestre.

  26. 33 Orakio "O Gagá" Rob 15/07/2009 às 8:08 pm

    Todas essas lendas sobre o Alexei são interessantes, mas a coisa que me intriga DE VERDADE é que o nome dele é quase um anagrama de Axelay.

  27. 35 Vovô Garoto SF 16/07/2009 às 12:17 am

    @Orakio “O Gagá” Rob: É claro que foi uma homenagem.
    O nome do jogo só não é Alexei ou Alexei’s game porque o mestre é modesto e pediu que o nome apenas lembrasse o seu nome.


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