Press Start 2009: os artistas do espetáculo

Por Alexei Barros

A pouco mais de três semanas da realização do Press Start 2009, o site do concerto foi atualizado (estava meio parado) com a relação de instrumentistas e cantores que vão estar no palco do Tokyo Metropolitan Art Space dia 2 de agosto.

Embora sejam nomes desconhecidos para o grande público ocidental, comprovam o esforço do espetáculo em recriar com fidelidade as músicas do set list. Até o momento, há 12 segmentos confirmados, e suponho que uns dois, três ou até quatro ainda poderão ser adicionados, comparando com os anos anteriores. O que me estranha é que não foi anunciado nenhum relacionado com a Square Enix, e sempre teve algo da gigante dos RPGs. E sempre Final Fantasy também.

Pelos estilos das faixas, é possível saber mais ou menos em qual segmento cada um vai tocar ou cantar. Confirmado 100% apenas Oriko Takahashi e Takanori Goto na “Zero” (Ace Combat Zero: The Belkan War) e Ryoko Kihara na “Flower” (Ore no Shikabane o Koete Yuke), segundo revelaram os textos de anúncio. O resto é suposição.

Tokyo City Philharmonic Orchestra

Tokyo City Philharmonic OrchestraA cada ano é promovido um rodízio de orquestras no Press Start, mas pela primeira vez será usada uma que havia tocado anteriormente. A Tokyo City Philharmonic Orchestra participou justamente da estreia da série de concertos, em 2006. Antes disso, fez parte do Orchestral Game Concert 1 (1991) e 3 (1993). Mas nem só de jogos vive a orquestra. Desde 1975, quando foi estabelecida, já executou músicas para balé, ópera, filmes e programas de TV. Estar habituada com uma variedade de estilos prova o quanto é apta para um concerto de game music eclético com o Press Start, até mesmo porque envolve séries diferentes.

Mariko Ohtsuka

Mariko OhtsukaPelo que temos de canções no set list e sabendo o que as outras vão cantar, sobra Portal e Persona 4 para Mariko Ohtsuka. Mas como a “Poem for Everyone’s Souls” tem estilo mais erudito, acredito que esta vai ficar com a Oriko Takahashi. Se bem que tem a “Reach Out To The Truth”, que vai na contramão, engatando o rock. Imagino que Ohtsuka é quem interpretará “Still Alive” em japonês. Seja como for, ela canta desde os dez anos, e já participou de musicais e comerciais. Na Europa, se apresentou na Itália, Hungria e Vaticano.

Keita Egusa

Keita EgusaCom aulas de piano clássico desde os cinco anos, Keita Egusa lançou em 2008 o maxi-single  Kalaycilar, que é publicado pela Dog Ear Records, a companhia de Nobuo Uematsu. O vídeo da faixa-título “Kalaycilar” mostra a sua habilidade no instrumento. Das selecionadas, imagino que o piano desempenhe papel fundamental na “Poem for Everyone’s Souls” e “A Corner of Memory” de Persona 4 e na “Flower” do Ore no Shikabane o Koete Yuke.

Ryoko Kihara

Ryoko KiharaNão tem o que especular. Kihara é a compositora, letrista e cantora de “Flower”, a música do mencionado RPG do PlayStation Ore no Shikabane o Koete Yuke que será tocada no Press Start 2009. Além desse jogo, ela também fez a trilha do RPG Linda Cube do Saturno, lançado em 1998. Fora do mundo dos games, lançou quatro mini-álbuns de uma série chamada The Four Seasons.

Haruo Kubota

Haruo KubotaSeja no violão ou na guitarra, Kubota, que também é arranjador e produtor musical, tocou em todas as apresentações anteriores do Press Start em diversos segmentos: OutRun e Zone of the Enders: The 2nd Runner em 2006, Super Smash Bros, Shooting Medley e  Ace Combat Zero em 2007, e Wild Arms, Super Mario Galaxy e Chrono Trigger & Cross em 2008.  Nesse ano deve ficar na guitarra obrigatória de “Reach Out To The Truth” de Persona 4.

Takanori Goto

Takanori GotoEm 2007, foi Haruo Kubota quem reproduziu a parte do violão na “Zero” de Ace Combat Zero, mas para a reprise de 2009 ele receberá a ajuda pelo instrumentista da “Zero” original para total fidelidade na interpretação, afinal a faixa tem dois violões. Por ter o mesmo estilo espanhol da música, acredito que fará o violão na “Flower”. Na guitarra Goto também manda muito bem. É ele quem sola magnificamente na “Thanatos” de Soulcalibur IV.

Oriko Takahashi

Oriko TakahashiCantora de ópera premiada, Takahashi é a soprano da “Main Theme” do Super Smash Bros. Brawl na versão original, e também na “ Main Theme” tocada no Press Start 2007. E como há dois anos, ela novamente cantará a “Zero” de Ace Combat Zero, pelo menos é o que está confirmado até o momento. Como disse, imagino que o estilo dela combine com a “Poem for Everyone’s Souls” de Persona 4.

Hide – Hide

Hide - HideHideki Ishigaki (shakuhachi) e Hideki Onue (shamisen) formam o duo da nova geração de música tradicional japonesa Hide – Hide, que publicou dois álbuns e um DVD. São conhecidos por performances ao vivo espetaculares. Procurando por vídeos da dupla encontrei até versões da “Rydeen”, música da Yellow Magic Orchestra, e “Truth”, tema de abertura da F-1 no Japão do T-Square. Incrível! Está mais do que na cara que vão tocar Okami no Press Start 2009.

Grato ao Fabão por detalhes na tradução.

[via PRESS START]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: