Symphonic Fantasies: a presença de Yasunori Mitsuda

Yasunori Mitsuda

Por Alexei Barros

Para que ir ao Japão se o Japão pode vir até você? Claro, para quem estiver na Alemanha e assistir ao concerto Symphonic Fantasies – music from Square Enix, com duas apresentações marcadas para os dias 11 e 12 de setembro. Além da Yoko Shimomura, os espetáculos germânicos serão agraciados com a presença do mestre chronológico Yasunori Mitsuda.

“As trilhas da série Chrono são parte única e muito especial do meu trabalho. Estou muito grato por ter a oportunidade de assistir a esses concertos e ouvir a minha própria música ao vivo junto com os fãs”, disse Mitsuda. Não é incomum ver o respeitado compositor em concertos no oriente, mas no ocidente isso aconteceu apenas no PLAY! A Video Game Symphony de estreia em Chicago, EUA, em 2006, época em que a turnê ainda era produzida por Thomas Boecker, que não está mais envolvido no projeto, e hoje produz o Symphonic Fantasies.

Com a confirmação dos compositores, normalmente especulo os jogos que estarão no set list, mas com Yasunori Mitsuda não tem muito o que vislumbrar senão Chrono Trigger e Chrono Cross. Detalhe que o jogo do PlayStation não foi lançado na Europa e mesmo assim é popular. A série Chrono ainda tem Radical Dreamers, lançado no Japão para Super Famicom, sendo que parte das músicas foi reutilizada em Cross, como a “Far Promise ~ Dream Shore” que originou a “Dream of the Shore ~ Bordering the another World”. Se alguma faixa aparecer no concerto deve ser essas reaproveitadas no Cross, evidentemente.

Fico na expectativa para o trabalho de orquestração do Jonne Valtonen, já que muitas faixas da série poderiam exigir instrumentos que não são convencionais em orquestras, como violão e baixo elétrico, e ainda exóticos do nível do shakuhachi, shinobue e bouzouki, que, a bem da verdade podem ser substituídos por instrumentos mais recorrentes. Provável que o percussionista Rony Barrak, figura carimbada do PLAY! e confirmado no Symphonic Fantasies, toque darbouka nas músicas do Cross. E mais ansioso estou para saber quais músicas farão parte do concerto…

Claro que Xenogears está fora de cogitação, uma vez que apenas as séries Chrono, Final Fantasy, Mana e Kingdom Hearts estarão representadas na récita. Tal inclusão poderia complicar porque a série foi continuada não pela Square Enix, mas pela Monolith Soft, atual first-party da Nintendo.

[via release]

11 Responses to “Symphonic Fantasies: a presença de Yasunori Mitsuda”


  1. 1 Wesley Pires 09/07/2009 às 1:16 pm

    Não sei se era previsivel, já que mesmo tendo Chrono na Playlist, teriamso o Nobuo que deu seus pitacos no jogo, mas ainda assim é um grande nome. E o misterio quanto aos outros nomes vai diminuindo…ou não.

  2. 2 Alexei Barros 09/07/2009 às 2:42 pm

    Apesar de ser raro o Yasunori Mitsuda aparecer em concertos ocidentais, já esperava mesmo por isso, Wesley.

    O Nobuo Uematsu deve fechar a conta dos três compositores anunciados, mas quem sabe não poderemos ter surpresas?

  3. 4 Pescador Parrudo 09/07/2009 às 8:53 pm

    Sem Xenogears? É uma pena…

  4. 5 Alexei Barros 10/07/2009 às 11:55 pm

    @ Wesley

    E acredito que nem vai rolar FFXIII. Pelo que foi dito na entrevista de revelação do concerto, o set list seria baseado mais nas trilhas do SNES e PlayStation (claro que Kingdom Hearts fica fora disso por ser do PS2 para frente).

    Parte 3? Acabei passando batido pela parte 2!

    • 6 Wesley Pires 13/07/2009 às 12:42 pm

      @Alexei
      Hahahah no problems. Elas estarão pro lá, só ir visitar sempre que der. Agora que preciso aumentar os adendos musicais nas proximas matérias, ja que a geração 16 bits trouxe uma leva boa de musicas.


  1. 1 Symphonic Fantasies: a inesperada presença de Hiroki Kikuta « Hadouken Trackback em 15/07/2009 às 9:01 pm
  2. 2 Symphonic Fantasies: a presença surpresa de Nobuo Uematsu « Hadouken Trackback em 22/07/2009 às 7:42 pm
  3. 3 Symphonic Fantasies: os detalhes do programa « Hadouken Trackback em 29/07/2009 às 9:24 pm
  4. 4 Symphonic Fantasies: concerto será transmitido ao vivo pela internet EM VÍDEO « Hadouken Trackback em 03/09/2009 às 8:52 pm
  5. 5 Lembrete: Symphonic Fantasies – music from Square Enix « Hadouken Trackback em 11/09/2009 às 11:39 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: