Symphonic Fantasies: a presença de Yoko Shimomura

Yoko Shimomura

Por Alexei Barros

Há quase quatro meses não falava do Symphonic Fantasies – music from Square Enix. Recapitulando, será um concerto que prestará tributo às séries Final Fantasy, Chrono, Mana e Kingdom Hearts, a acontecer em 12 de setembro no Philharmonic Hall em Colônia, Alemanha. Nesse meio tempo, foi confirmada uma nova apresentação para o dia 11 do mesmo mês no König Pilsener Arena em Oberhausen. Um dos maiores atrativos da récita – e uma constante nas produções do Thomas Boecker –, é a presença de compositores japoneses na plateia. Serão três: a identidade deles estava mantida em segredo até então.

A primeira da lista é ninguém menos do que Yoko Shimomura, aquela que fez trilhas do naipe de Street Fighter II, Super Mario RPG, Parasite Eve, Legend of Mana, Kingdom Hearts… Surpreende? “Ano passado gravei um álbum juntamente com a WDR Radio Orchestra. Agora será uma grande honra para mim ouvir as músicas ao vivo, dessa vez junto com os fãs!”, é a mensagem que ela deixou. Pois então, o álbum citado é o drammatica: The Very Best of Yoko Shimomura, cuja gravação da WDR Radio Orchestra, a mesma do Symphonic Fantasies, foi acompanhada por Shimomura na Alemanha. Com os coralistas do WDR Radio Choir, serão cerca de 120 instrumentistas sob a regência de Arnie Roth.

No dia 4 de agosto, a mestra também estará na Suécia para acompanhar o concerto Sinfonia Drammatica, e o repertório incluirá oito das 16 presentes no disco, sendo quatro de Legend of Mana, três da série Kingdom Hearts e uma de Live a Live. Ressalto, porém, que todos os arranjos do Symphonic Fantasies serão novos, aos cuidados do meticuloso Jonne Valtonen, e portanto diferentes do drammatica. Minha maior dúvida, sempre referente ao set list: haverá Kingdom Hearts, Heroes of Mana e Legend of Mana ou apenas Kingdom Hearts? Porque o Legend e o Heroes não são mencionados no release, somente Secret of Mana da série Seiken Densetsu, o que acho positivo, porque assim haverá mais espaço para as melodiosas composições do Hiroki Kikuta, além do que Legend será homenageado como nunca no espetáculo sueco.

[via release]

12 Responses to “Symphonic Fantasies: a presença de Yoko Shimomura”


  1. 1 Wesley Pires 03/07/2009 às 12:42 am

    Opa, nomão de peso. Em se tratando de game music de Kingdom Hearts, é meio complicado deixar ela de fora disso.

  2. 2 Alexei Barros 03/07/2009 às 1:20 am

    Sem dúvidas, Wesley. Curioso que mesmo depois de a Shimomura ter saído da Square Enix em 2002 para virar freelancer, ela continua firme nas continuações dessas séries, como nos RPGs portáteis do Mario, Heroes of Mana e nas sequências de Kingdom Hearts e Parasite Eve.

    A confirmação da presença dela no concerto para mim reforça a suposição de que não haverá “Hikari” e “Passion”, compostas pela Hikaru Utada, no set list. Se isso acontecer, gostarei porque principalmente a primeira já está muito manjada. Além disso, acredito que os temas de encerramento “March Caprice for Piano and Orchestra” (KH) e “Fantasia alla marcia for piano, chorus and orchestra” (KHII), por já serem naturalmente orquestrados, não devem fazer parte da apresentação, uma vez que todos os arranjos serão novos – imagine que vão se concentrar em faixas que tocam durante o jogo, como no drammatica. Uma que não está nesse álbum, e acharia interessante, apesar de tê-la esquecido em minha wish list, é a “Traverse Town”, que foi lembrada no “Kingdom Hearts Medley” do Press Start 2007.

  3. 3 Wesley Pires 03/07/2009 às 1:22 pm

    Cara, eu andei pensando, será que ela vai colocar alguma composição presente no KH; 358/2 Days? Mesmo tendo muitas faixas dos outros jogos, principalmente a Lazy Afternoons que é a que mais toca durante o jogo, ja que boa parte das missões acontecem em Twilight Town, creio que é uma boa apresentar algo de novo. E sei lá, acho que seria estranho ela apresentar composições que nao sejam a dela. Se fosse somente de musicas do KH é outra história, mas não vem ao caso.
    Será que Nobuo Uematsu estará no meio?!

  4. 4 Alexei Barros 03/07/2009 às 1:50 pm

    Exatamente, pelo que fiquei sabendo os próprios compositores também participaram da seleção das músicas, por isso mesmo seria estranho que ela pegasse as faixas da Utada ou ainda os temas de animações da Disney.

    Músicas do 358/2 Days no set list? Acho pouco provável, não impossível. Curioso que nem foi confirmado o álbum da OST desse jogo ainda…

    Nobuo Uematsu? Dou praticamente como certa a presença dele.

  5. 5 Wesley Pires 03/07/2009 às 3:06 pm

    Hummm, agora tupegou um ponto bacana. É uma ótima oportunidade para lançarem a OST do 358/2 days, tendo em vista que logo logo sai a versão americana.


  1. 1 Symphonic Fantasies: a presença de Yasunori Mitsuda « Hadouken Trackback em 09/07/2009 às 11:40 am
  2. 2 Symphonic Fantasies: a inesperada presença de Hiroki Kikuta « Hadouken Trackback em 15/07/2009 às 9:01 pm
  3. 3 Symphonic Fantasies: a presença surpresa de Nobuo Uematsu « Hadouken Trackback em 22/07/2009 às 7:45 pm
  4. 4 Symphonic Fantasies: os detalhes do programa « Hadouken Trackback em 29/07/2009 às 9:22 pm
  5. 5 Symphonic Fantasies: concerto será transmitido ao vivo pela internet EM VÍDEO « Hadouken Trackback em 03/09/2009 às 9:00 pm
  6. 6 Gagá Games » Concertão de games da Square ao vivo pela internet Trackback em 11/09/2009 às 12:51 pm
  7. 7 Lembrete: Symphonic Fantasies – music from Square Enix « Hadouken Trackback em 11/09/2009 às 11:36 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: