“Final Fantasy Medley” – FFVII, VIII e X (VGO @ Berklee Performance Center)

Por Alexei Barros

Pode notar nas atualizações passadas que os episódios 16-bits de Final Fantasy são os preferidos das orquestras amadoras japonesas. A norte-americana Video Game Orchestra, por sua vez, fez um medley se concentrando em jogos mais recentes, à moda do que acontece nos concertos da série.

A “Aerith’s Theme” (FFVII) costuma aparecer constantemente nessas apresentações oficiais, e foi tocada com maestria. A transição para a “Hymn of the Faith” (FFX) é refinada e sutil a ponto de ser difícil distinguir quando acaba uma e inicia a outra. A escolha da música é uma prova de ousadia, porque é assinada por Nobuo Uematsu e Masashi Hamauzu – os concertos monopolizam as trilhas do principal compositor de FF. Nada de atabaques, somente o coral em atuação etérea. A segunda passagem também é feita de forma tênue para a entrada da “Liberi Fatali”.

Uma performance de uma música manjada como o tema de abertura do FFVIII só se justifica se trazer algo novo, e a VGO faz isso ao introduzir uma banda para juntar-se à orquestra e ao coral. E o que importa se os The Black Mages não releram a “Liberi Fatali”? As duas guitarras entram quando a faixa cresce vagarosamente, e impressionam no duelo (5:30 a 5:36) pela forma com que se encaixam aos versos – embora o timbre de uma delas não tenha me agradado muito. Porém, no excerto (5:46 a 5:53), o coro da VGO mostra que não é tão bom quanto a orquestra e a banda porque me vem à mente imediatamente a referência do coral avassalador das performances grandiosas. Comparando com a versão do jogo, dá para perceber que foi excluída aquela parte sinfônica após o clímax do encerramento (2:56 a 3:03 na original). Talvez a VGO até poderia realizar uma performance melhor no futuro, mas a impressão geral desta é ótima pelo arrojo.

“Final Fantasy Medley”

“Aerith’s Theme” (FFVII) ~ “Hymn of the Faith” (FFX) ~ “Liberi Fatali” (FFVIII)

6 Responses to ““Final Fantasy Medley” – FFVII, VIII e X (VGO @ Berklee Performance Center)”


  1. 1 DGC 01/07/2009 às 11:45 pm

    Muito bonita a apresentação, embora nada de especial.
    Achei que o ponto alto foi a Hymn of The Fayth mesmo, Aerith’s Theme não está impecável como a do Final Fantasy 2002 Concert e a Liberi Fatali ficou estranha (mesmo com uma introdução interessante pela Fithos Lusec Wecos Vinosec).

  2. 2 Alexei Barros 02/07/2009 às 12:44 am

    Realmente a “Aerith’s Theme” nem se compara com a versão sublime do 20020220, DGC. Mas, como disse, achei bacana terem feito uma coisa nova em vez de tocar uma versão da “Liberi’s Fatali” igual a todas as outras, ainda que o resultado não seja perfeito.

  3. 3 Wesley Pires 02/07/2009 às 1:05 am

    Caraca, eu arrepiei ao ouvir de primeira vez. Eu curti a Aerith Theme e a Hymn of the faith para mim foi nostalgica, já que zerei o FFX recentemente. Achei a guitarra imposta na ultima parte meio fora do contexto, mas se pensarmos assim, que todas as musicas devem soar fiel à original perderemos boas interpretações destas obras. Mesmo assim, foi uma boa adição, tendo em vista o conjunto da obra.

  4. 4 Alexei Barros 02/07/2009 às 1:13 am

    Wesley, na primeira vez que ouvi confesso que também fiquei com a impressão que a guitarra ficou um pouco fora de contexto, mas em determinados trechos, como naquele diálogo das duas guitarras, achei que casou perfeitamente. Particularmente, acredito que a banda na versão “Advent One-Winged Angel” (para comparar com uma outra música pomposa com coral de Final Fantasy) ficou tão perfeita que parecia que a original já foi pensada daquela forma. O que não é o caso, aparentemente, da “Liberi Fatali”, que talvez exija alterações mais drásticas num hipotético arranjo hard rock dos Black Mages, por exemplo.

  5. 5 Wesley Pires 02/07/2009 às 3:24 pm

    Ah eu creio que se forem arranjar a Liberi Fatali num jeito mais rock ahco que perde as caracteristicas dela. E concordo, acho que a One-Winged Angel foi pensada para arranjos pendendo para o rock, tanto é que já vimos aqui o quão bela ela é quando executada com os Black Mages.


  1. 1 “Final Fantasy Suite” – Final Fantasy I, II e VII (VGO Chamber Group @ IGC East) « Hadouken Trackback em 05/09/2009 às 2:24 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: