“Darkness and Starlight” – Final Fantasy VI (The Black Mages III: Darkness and Starlight Live)

Por Alexei Barros

Confissão: hoje não gosto tanto dos Black Mages como há alguns anos. Parte da perda de interesse se deve ao fato de que o álbum The Black Mages III foi um tanto quanto mediano, e quase na mesma época saiu o sensacional Falcom jdk Band 2008 Spring, também com arranjos hard rock, só que de jogos diversos da Falcom. Inevitável comparar por conta do estilo. Em muitas músicas a jdk Band possui o adicional do violino em meio às guitarras pesadas, e mais um detalhe: diferentemente do Darkness and Starlight, não conhecia uma música original sequer das relidas no CD. Como a poderosa “Overdosing Heavenly Bliss” do The Legend of Heroes: Sora no Kiseki the 3rd.

Com a empolgação baixa, natural que não esperasse nada muito bombástico em relação ao DVD The Black Mages III Darkness and Starlight Live. Apesar disso, trago o prato principal do show, a performance da música-título “Darkness and Starlight”, vulgo o arranjo rock da ópera do Final Fantasy VI.

Por tentar reproduzi-la da maneira mais fiel possível, acabei não gostando dos mesmos elementos que depreciei na versão em estúdio. A narração execrável de Koori Masao continua lá. Minha principal crítica é quanto ao período entre 1:10 a 3:43, referente ao excerto que Nobuo Uematsu criou especialmente para essa versão, em que os integrantes da banda cantam como um coral. Essa parte é um playback. Os próprios tinham que fazer ao vivo (o que poderia ser constrangedor, já que eles não são cantores e portanto estariam mais susceptíveis a desafinações) ou então usar um coral, pequeno mesmo (o que deveria ser feito). Por fim, não sei se eu que não estou acostumado a musicais, o que dirá musicais gamers, mas não gostei da encenação do grupo R-Mix. O trio Etsuyo Ota (mezzo soprano), Tomoaki Watanabe (tenor) e Tetsuya Odagawa (baixo) dublou os dançarinos que interpretam os papéis da ópera, e não ficou lá muito convincente ver os atores abrindo e fechando a boca para sincronizar com a voz dos cantores.

Tantas antipatias à parte, ainda queria ver uma combinação jamais feita nessa música: “Darkness and Starlight” com Black Mages, vocalistas, coral e orquestra. Sem narração. Sem encenação.

“Darkness and Starlight”

“Overture” ~ “Aria Di Mezzo Carattere” ~ “The Wedding Waltz ~Duel” ~ “Aria Di Mezzo Carattere”

3 Responses to ““Darkness and Starlight” – Final Fantasy VI (The Black Mages III: Darkness and Starlight Live)”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 29/06/2009 às 11:41 pm

    Nossa mãe, essa encenação oriental é de lascar mesmo… no primeiro vídeo, quando dá 1:32, aparece um japa se defendendo com a maior cara de “ai meu Deus que que eu tô fazendo aqui”…

    Não dá, eu não consigo ver drama japonês sem achar meio ridículo. Sempre fico com a impressão de que o Kamen Rider vai pular no palco e matar todos os bailarinos.

  2. 2 Alexei Barros 29/06/2009 às 11:46 pm

    Ufa, que bom que não fui o único a não gostar da encenação… E agora que reparei na expressão do cidadão em 1:32. Lamentável.


  1. 1 O fim dos Black Mages « Hadouken Trackback em 10/08/2010 às 4:25 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: