7th Dragon: o ecletismo de Yuzo Koshiro

7th Dragon Original Soundtrack

Por Alexei Barros

Depois de ficar com tanta expectativa pela trilha musical de 7th Dragon ao publicar todas as amostras disponibilizadas no site do jogo, demorei tanto para comentá-la que já deu tempo de sair o álbum com as músicas arranjadas. Hoje, dia 24 de junho, é lançado o Live Music by Piano and Strings: 7th Dragon Super Arrange Version, revivendo a inesperada parceria entre Yuzo Koshiro e Norihiko Hibino que deu certo no Live Music by Piano and Strings: Sekaiju no MeiQ I & II Super Arrange Version referente à série Etrian Odyssey.

A variedade de instrumentos aumentou em relação ao disco anterior. Agora, por exemplo, há acordeão e flauta, tocados por Saburo Tanooka e Minako Takizawa. O próprio Norihiko Hibino, arranjador das 13 faixas (há vários medleys) e regente das performances do Etrian Odyssey, também participou com o seu infalível saxofone desta vez.

Mas antes tenho que comentar as originais. O mestre-Koshiro Acid já deu as suas pinceladas no Meu outro blog sobre a trilha do 7th Dragon, em fascinante texto que também abordou a primazia nipônica em variadas esferas e a capacidade sinestésica. Não serei tão profundo (e nem conseguiria). Apenas comentarei quatro músicas do 7th Dragon Original Soundtrack, que pode ser contado como álbum dois em um por incluir as faixas em versões chiptunes.

“Choice” (DS)
“Choice” (retro)

Alegre e jazzística, possui a melodia reproduzida pelo timbre de xilofone, enquanto piano e bateria fazem o acompanhamento. Por incrível que pareça, gostei mais da versão 8-bits, que mostra que a música é tão criativa quanto qualquer faixa de NES na década de 1980.

“Beautiful Garden / Miross Federation” (DS)
“Beautiful Garden / Miross Federation” (retro)

Já expressei muitas vezes minha admiração pela faceta barroca do Yuzo Koshiro, e não tem como dar errado sempre quando ele evoca o estilo das músicas desse período. Não é tão viva como uma “Church” (Ys) ou “Town of Barents” (Algarna), é muito mais calma e reflexiva, com vagarosas passagens no cravo emoldurado pelas cordas. Escutar a retrô remete diretamente a um Dragon Quest do NES.

“Three Dragons / The Mad True Dragon Niara” (DS)
“Three Dragons / The Mad True Dragon Niara” (retro)

A faixa de maior duração da trilha, com oito minutos, lembra ActRaiser e, por consequência, John Williams. Também tem um quê de Hitoshi Sakimoto. Impetuosa e nervosa, transmite (imagino) toda a tensão de uma batalha ferrenha. A versão chiptune ficou diferente e até parece uma música nova.

“Two Dragons / The Cruel Mother God N.D” (DS)
“Two Dragons / The Cruel Mother God N.D” (retro)

Não tenho certeza, mas há fortes indícios de que a faixa foi inspirada pela
“Turrican II – The Final Fight (Renderings: Main Theme)” do Symphonic Shades. Não é difícil de supor isso, afinal, segundo o próprio Koshiro, é a música preferida do melhor concerto que ele já viu. Para completar, também afirmou que é fã de concertos para piano, justamente a característica da música. Aqui, como no arranjo do Jonne Valtonen, o piano não é um mero acompanhamento, mas o astro principal, com excertos virtuosísticos. Devia ser tocada por uma orquestra numerosa com todo o seu esplendor. Claro que a versão chiptune também é fabulosa (em certos momentos também fica com muita cara de ActRaiser), mas uma composição dessas exige grandiloquência na execução.

2 Responses to “7th Dragon: o ecletismo de Yuzo Koshiro”


  1. 1 geraldofigueras 25/06/2009 às 2:04 pm

    Deu água na boca o texto. Mais um programa para a semana que vem :D

  2. 2 Cledson 25/06/2009 às 2:10 pm

    hummmm
    parece muito bom hein!?

    Vou ver de casa… no trabalho complica ;)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: