Antecipando as investigações

Gyakuten Kenji Limited Edition

Por Alexei Barros

Faz pouco mais de um ano que me graduei no curso virtual de advocacia, e já me matriculei no primeiro ano de promotoria. No Japão, estão nas aulas… Por aqui, apenas no segundo semestre. Enquanto isso, tento me contentar ouvindo as músicas. Gyakuten Kenji, localizado nos EUA com o nome Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth, terá a trilha sonora Gyakuten Kenji Original Soundtrack lançada dia 24 de junho, e como atrativo há o retorno de Noriyuki Iwadare à composição, posto que ele cumpriu na série somente em Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations. Por sinal, uma das melhores (senão a melhor). Nada mais natural, levando em conta também o pleno sucesso no arranjo e orquestração nos concertos.

Quem comprou a edição limitada do Gyakuten Kenji no Japão foi agraciado com uma miríade de brindes, dos quais destaco o Gyakuten Kenji Orchestra & Video Album. O pacote inclui o DVD Gyakuten Kenji Promotion Video Collection: Turnabout Memories, que contém os vídeos promocionais do jogo, e o CD Gyakuten Kenji Orchestra Mini Album: Turnabout Melody, que possui cinco músicas. Falarei mais detalhadamente a seguir, mas adianto que quatro são tocadas pela Tokyo Philharmonic Orchestra, sendo duas inéditas do Ace Attorney Investigations  e as outras duas adicionadas nas apresentações de setembro, Gyakuten Saiban Special Courtroom 2008 Orchestra Concert Autumn, que não estavam registradas no CD e DVD do concerto baseados na récita de abril. Já que era essa a ideia, a Suleputer deveria se basear na iniciativa do Professor Layton, e trazer à tona o medley exclusivo do Ace Attorney executado no Press Start 2008. Apesar dessa lacuna (que pode ser eventualmente preenchida no futuro), o disco mostra esmero fora do comum para um CD promocional.

“Reiji Mitsurugi ~ Great Revival 2009” (Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth)

Como o nome mostra, é uma releitura da “Great Revival ~ Reiji Mitsurugi”, o tema de Miles Edgeworth assinado pelo Akemi Kimura. Comparando com a versão orquestrada, há bem menos metais e percussão, o que arrefece a imponência. O começo demonstra muito mais ternura, enfatizando as cordas. Aos poucos a conhecida melodia invade a faixa com os trompetes, alternando com passagens de violoncelos até o encerramento faustoso. É praticamente uma nova música, sem abandonar as referências. Resta conhecer a original – em contraste com o que acontece na maioria das vezes, em que se conhece primeiro a sintetizada para depois ouvir a orquestrada.

“Testimony ~ Lying Coldly Full Orchestra Arrange” (Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth)

Já essa é totalmente original. Depois da introdução misteriosa das cordas e dos trompetes, a música vai crescendo aos poucos destrinchando em uma pompa sem limites. Pouco depois entra o elaborado excerto com flauta, oboé e trombone que, tudo leva a crer, sonoriza um depoimento dada a similaridade com outras composições da série. Em seguida, é retomada a melodia do começo. Pena que acaba rápido.

“Official Investigation Suite” (Phoenix Wright: Ace Attorney e Apollo Justice: Ace Attorney – Gyakuten Saiban Special Courtroom 2008 Orchestra Concert Autumn)
“Keisuke Itonokogiri ~ Detective Itonoko” ~ “Akane Houzuki ~ Scientist Detective” ~ “Kyosuke Zaimon ~ Detective From the Wild West”

Essa é precisamente a suíte que abarca as faixas escolhidas pelo público, emendando três temas de detetives. O tema do Dick Gumshoe já havia aparecido na “Investigation ~ Mystery Suite” do Gyakuten Saiban Orchestra Album ~Gyakuten Meets Orchestra~, só que o medley arranjado pelo Naoto Tanaka não foi tocado no concerto. Nessa versão do Iwadare, o tema fica encorpado e mais majestoso. Na sequência vem o melódico tema da Ema Skye, ainda mais fantástico nas flautas, mas quando a música aumenta suas proporções o trecho é bizarramente irreconhecível. O tema de Jake Marshall completa o medley, com o clima do velho oeste reproduzido nos metais e cordas. É complicado entrelaçar três faixas tão diferentes, então Iwadare preferiu fazer transições demoradas, aproveitando a singeleza de determinados momentos, em vez de realizar alterações súbitas no clímax de cada tema. Foi a melhor saída.

“Blue Badger Marching Tune” (Phoenix Wright: Ace Attorney – Gyakuten Saiban Special Courtroom 2008 Orchestra Concert Autumn)

Incrível como uma melodia tão simples poderia render tal peça orquestrada. Como o looping da “Taiho-kun ~ I Want to Protect” é pequeno, Iwadare conferiu variedade para a reprodução da música, com rodízios entre metais, cordas e madeiras. Mal daria para imaginar um final apoteótico com a mencionada simplicidade da original.

“Grand Revival ~ Reiji Mitsurugi Kanadeon Version”

Preciso mesmo comentar? Kanadeon é uma espécie de caixinha de música de sonoridade infantil. É completamente irritante. Isso que é só uma faixa, imagina se fosse um álbum inteiro como o Monster Hunter Orgel Arrange Album. Intragável.

Anúncios

11 Responses to “Antecipando as investigações”


  1. 1 Khronny 12/06/2009 às 7:23 pm

    Cara, se essa edição especial vier para o ocidente eu compro! Mesmo não tendo um DS e mesmo nem sequer pretender ter um DS!
    E nossa as músicas orquestradas dão outra cara para trilha sonora do Ace Attorney, que já tem uma trilha sonora muito boa, mais que sofre com a qualidade do DS. Ficou simplesmente maravilhoso!

    • 2 Alexei Barros 12/06/2009 às 9:03 pm

      Aliás, Khronny, você me fez parar para pensar em um detalhe. Não sei ainda se essas duas orquestradas estarão de fato no jogo (quem sabe em cutscenes). Mas mesmo pela OST sintetizada eu já estou na expectativa. Noriyuki Iwadare comanda!

      • 3 Khronny 12/06/2009 às 10:21 pm

        Eu acho difícil as versões orquestradas estarem no jogo pelas limitações do DS, mais mesmo assim OST vai ser boa com certeza!!!

  2. 4 geraldofigueras 14/06/2009 às 1:33 pm

    Ah, finalmente! Um post sobre esse maravilhoso disquinho para me lembrar do meu completo descaso com o download gratuíto.

    Algumas impressões:

    1 – Mestre Alexei já deve desconfiar, mas eu preferi essa versão anos luz na frente das primeiras orquestrações. Ou para os leigos, cordas is teh rlz!!!!1

    2 – Linda! Linda! Linda! Já estou fissuradão nesse tema, principalmente no trecho Pursuit/Cornered, que inclusive no arranjo original me lembra muito… Yuzo Koshiro em Streets of Rage. Koshiro e Ace Attorney juntos? Eu precisaria de um marcapasso.

    3 – Realmente, o segundo trecho do tema da Ema está irreconhecível. No final das contas é um SENHOR arranjo, imponente e majestoso. Ou seja, absolutamente nada a ver com a personagem.

    4 – Também fico pasmo que uma pequena vinheta como esta possa se transformar em uma peça desse nível. Quem me dera ter essa competência musical.

    5 – Horrenda? Aqui eu discordo. Gosto dos timbres aqui, porém a faixa é LOOOOONGA. Devia ter menos de 2 minutos, e ai sim seria um fechamento extremente interessante para o álbum.

    • 5 Alexei Barros 14/06/2009 às 2:37 pm

      @ Geraldo

      1 – Puxa, nem havia me dado conta desse detalhe da preponderância de cordas. Mas também achei essa versão 2009 melhor, é mais refinada e tal.

      2 – Também não havia notado a semelhança! Esse trecho Pursuit/Cornered realmente é o que há. Fico curioso para conhecer a original. Quem sabe a sintetizada não tem ainda mais cara de Streets of Rage…

      5 – Puxa vida, não imaginei que você fosse gostar dela. Talvez se tivesse 2 minutos aí eu encararia… Agora um álbum não rola para mim não… =P

  3. 6 geraldofigueras 14/06/2009 às 10:02 pm

    1 – Milagre! Concordamos em uma versão orquestrada :D

    2 – Não seja por isso: http://www.youtube.com/watch?v=1NALoLtTC8w&feature=related

    5 – Ela desperta o meu lado infantil adormecido hahaha

  4. 7 Alexei Barros 14/06/2009 às 11:10 pm

    Hahahaha!

    Olha, se a inspiração dessa música (Noriyuki Iwadare encontra Yuzo Koshiro?) valer para toda a trilha tudo caminha para essa OST ser a melhor da série. Ouvi algumas outras também desse mesmo usuário e fiquei empolgado.

  5. 8 geraldofigueras 15/06/2009 às 12:02 am

    Digo o mesmo, escutei todos os temas e temos um forte concorrente a melhor trilha da série. E isso não é pouco…

  6. 9 xniperwolf 16/06/2009 às 10:52 am

    Adoro esse jogo e é sempre bom ver boxes com vários brindes.

    “Queriiiiia um box desse”

    http://bazzar216.wordpress.com/


  1. 1 Gyakuten Kenji Original Soundtrack: investigando as músicas originais « Hadouken Trackback em 22/02/2010 às 5:31 pm
  2. 2 Gyakuten Saiban 15th Anniversary Orchestra Concert: concerto de debutante na sala de justiça | Hadouken Trackback em 29/12/2017 às 7:25 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: