“Mega Man Medley” – Mega Man 2 e 3 (VGL 2009 em Los Angeles)

Por Alexei Barros

Para a apresentação do Video Games Live de encerramento da E3 2009 ocorrida ontem, dia 4 de junho, foi prometido o debute do medley de Mega Man. Confesso que depois do resultado do controverso segmento de Chrono Trigger / Cross esperava pelo pior.

Antes  é necessário ressaltar que tal adição no repertório é de grande apelo mundial, e você sabe como é difícil o VGL acrescentar um jogo japonês no set list. Há uns dois anos acharia impraticável tal novidade, ainda mais sendo Mega Man da Capcom, produtora antes não representada no espetáculo, sem contar Ghosts ‘n Goblins no “Classic Arcade Medley”.

Poderia citar dezenas e dezenas de faixas que não estão no medley (falando apenas da série principal, imagina se contarmos as outras), mas a quantidade de músicas melódicas espetaculares é tanta que mal dá para reclamar muito, a não ser o fato de que não há nenhum tema de fase.

As quatro escolhidas são algumas das melhores, porém o medley arranjado pelo próprio Tommy Tallarico é mais uma colagem simples do que uma miscelânea elaborada, com começo, meio e fim. Aliás, o segmento tem dois começos e um meio-fim. Isso porque a “Opening” e a “Title” de Mega Man 2 e a “Title” de Mega Man 3 são tocadas na sequência. Não funciona executar músicas de abertura assim, o que resultou em um vácuo (1:33) na transição de uma para outra. Falando nisso, a passagem desta última para “Dr. Wily Stage 1” é até aceitável, ainda que não muito requintada. E por que o meio-fim? O tema da primeira fase do Dr. Wily é até interessante para fechar o medley, só que o final foi muito abrupto. Parece que a música foi picotada. Durante a “Title” de Mega Man 3 ainda há dois respiros  (1:59 e 2:08) que não deveriam existir.

Como as faixas originais são 8-bits, completamente sintetizadas, sem imitar o timbre de instrumentos, a orquestração é mais trabalhosa, e exige criatividade. Embora não seja a instrumentação dos meus sonhos, é decente pelo menos. Como em outros segmentos, Tommy Tallarico acompanha a orquestra na guitarra, que entra de maneira apropriada depois da  “Opening”, precisamente na “Title” de Mega Man 2, conferindo maior impacto à performance. Porém, no meu entendimento, a introdução da “Title” de Mega Man 3 combina mais com piano (que inexiste em muitas das apresentações do VGL, e quando muito é substituído pelo teclado) do que com guitarra, como comprova a genial versão “Start to Playing” da banda doujin takrockers!!. Aliás, essa sim é a instrumentação dos meus sonhos.

Desde o início é possível ouvir o acompanhamento de baixo e bateria. Mas não se vê – sei que está escuro; caso houvesse bateria de verdade inevitavelmente o telão mostraria. É possível reparar que ambos os instrumentos são simulados por um sampler devido à performance robótica e burocrática. O timbre do baixo sintetizado ficou muito sem sal, e o som da batida da bateria não é totalmente ruim. Para uma apresentação do porte que a E3 merece, o mínimo que se poderia esperar são as presenças de baixista e baterista. Em suma, levando em conta o universo musical de Mega Man, o resultado não é abominável e nem fantástico. É apenas mediano.

“Mega Man Medley”

“Opening” ~ “Title” (Mega Man 2) ~ “Title” (Mega Man 3) ~ “Dr. Wily Stage 1” (Mega Man 2)

15 Responses to ““Mega Man Medley” – Mega Man 2 e 3 (VGL 2009 em Los Angeles)”


  1. 1 Bode de Boina 06/06/2009 às 5:48 am

    Isso ae, em Outubro eles tão aqui no RJ \o/

  2. 2 El Raptor 06/06/2009 às 8:52 am

    Já viu os Neskimos tocando músicas de Mega Man 2?
    Acho show!!!

  3. 3 9voltclub 06/06/2009 às 12:10 pm

    ENFIM!!!!!

  4. 4 Wesley Pires 06/06/2009 às 1:19 pm

    Eu esperava bem mais da Wily stage, ficou mais ou menso mesmo. Acho que a Title do MegaMan 2 ficou melhorzinha ai como um todo.

  5. 5 Alexei Barros 07/06/2009 às 2:30 pm

    @ Wesley

    Concordo, Wesley. Acho que das três a que ficou melhor o arranjo foi mesmo a “Title” do Mega Man 2, embora goste mais da “Title” do Mega Man 3.

    Depois que escrevi o texto, fiquei pensando: falta mesmo muita criatividade no medley. Eu acredito que as passagens não precisavam ser muito elaboradas caso o medley recriasse a experiência de jogo, tocando na sequência “Title”, “Stage Select”, “Game Start”, tema de chefe, “Stage Clear”, “Password” etc… Em suma, mais um caso de desperdício de potencial.

  6. 6 Claudio Prandoni 08/06/2009 às 4:10 am

    Achei uma apresentação bem insossa também. Mas achei a performance da “Title” de Mega Man 3 melhor.

    Já a música do Dr. Wily, ainda que excelente, perdeu muito da força.

    Sou mais os Takrockers. Ou o álbum “Mega Man 2 Hikaryshio”.

  7. 7 Alexei Barros 08/06/2009 às 9:34 am

    @ Mega Prandoni

    “Sou mais os Takrockers. Ou o álbum “Mega Man 2 Hikaryshio”.” (2)

    Ademais, lamento mais uma vez não ter encontrado o bootleg da apresentação japonesa do Press Start 2008 para conhecer melhor o medley deles. Mas só ouvindo a performance apática da “Mega Man 2” na versão chinesa dá para perceber que este medley é muito mais abrangente (tem temas de chefe). E, curiosamente, deveria levar desvantagem por não ter guitarra como no VGL.

  8. 8 Vinicius 21/06/2009 às 2:43 pm

    Sério, esperava uma bomba enorme (ainda mais porque,a minha opinião, o Alexei passou a “amar” ainda mais o VGL, hehehe…).

    Gostei do que ouvi. Não é perfeito, falta uns aranjos alí, uma afinada aqui, uma caprichada acolá, mas ruim não está. Só que gostaria que fosse mais erudito do que elétrico essa apresentação, mas está de bom tamanho.

    Mas realmente deveriam ter variado mais os temas. Colocaria o “Stage Select” do MM3 e o “Boss” de MM2 antes da “Dr Willy Stage 1”. Aí sim fecharia muito melhor.

  9. 9 Alexei Barros 21/06/2009 às 3:22 pm

    É que são tantas as versões em rock de MM2 que acho que o Tallarico nem cogitou fazer o medley sem guitarra. Bom, além dessas que você mencionou, ficou faltando algum tema de chefe. Inclusive até o Tallarico cogitou usar a “Woodman Stage”. No geral, as seleções são pouco criativas também. Ousado seria se tivesse Mega Man 9, por exemplo. Aí sim eu amaria o medley. :)


  1. 1 Lembrete: a turnê brasileira do Video Games Live 2009 – e com o sólido advento de Norihiko Hibino « Hadouken Trackback em 30/09/2009 às 12:26 am
  2. 2 VGL 2009: Cada vez mais show, cada vez menos concerto, todo mundo se alegra e eu não me contento « Hadouken Trackback em 12/10/2009 às 5:19 pm
  3. 3 Video Games Live: cadê os dez segmentos novos? « Hadouken Trackback em 30/12/2009 às 8:43 pm
  4. 4 Video Games Live: Uncharted 2: Among Thieves e Afrika « Hadouken Trackback em 20/05/2010 às 4:03 pm
  5. 5 Com Nintendo e Square Enix, a track list do Video Games Live: Level 2 « Hadouken Trackback em 03/09/2010 às 4:13 pm
  6. 6 “Street Fighter II Medley” – Street Fighter II (VGL 2010 em São Paulo) « Hadouken Trackback em 10/10/2010 às 4:31 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: