Video Games Live no Japão

Por Alexei Barros

Na próxima quinta-feira, dia 4 de junho, o Video Games Live acontecerá no Greek Theatre, em Los Angeles, fechando a E3 2009. De novidade teremos Mega Man. Quem sabe o vídeo aqui. Mas o VGL é um espetáculo que quer estar em todos os lugares do mundo, durante todo o tempo, durante todos os seus brinquedos. Quase que ao mesmo tempo. O próximo local confirmado para receber o show é a nascente da game music, o Japão. E vem junto com outro grande evento: a Tokyo Game Show. Serão duas apresentações no Tokyo International Forum, dia 21 de setembro às 18 horas locais e a outra 22 de setembro às 14 horas. Ingressos de 7800 (hoje algo em torno de 158 reais) e 6800 ienes (137 reais).

Agora oficializo as minhas indagações, que já externei em posts e comentários em tempos passados:

1 – Por que os japoneses assistiriam a um show americano como o VGL, que possui poucos jogos nipônicos no repertório? Sim, tem Mario, Zelda, Metroid, Castlevania, Sonic, Final Fantasy, Kingdom Hearts, Chrono Trigger e Cross, fora as novidades prometidas, mas tirando a exclusividade do espinhoso ouriço, todos os arranjos são conhecidos e / ou reciclados de outros concertos / álbuns. Por qual motivo vão ver algo que já ouviram e melhor?

2 – Será que os japoneses vão gostar de segmentos ocidentais, como Warcraft, Myst, Civilization IV, Harry Potter, Crysis, Mass Effect, Medal of Honor e tantos outros? Eu duvido. Imagino que a maioria dos japoneses nunca jogou esses jogos e não acredito que as músicas, salvo algumas exceções, sejam encantadoras o suficiente para agradar os nipônicos. Já imagino a cena: empolgação total dos artistas durante os 10 minutos das quatro músicas da série Halo e, em contraste, a sonolência no público.

3 – Por que os japoneses assistiriam ao VGL, se vai ter o Press Start 2009 no dia 2 de agosto, com segmentos inéditos e exclusivos de Okami, Suikoden, Fantasy Zone, Persona 4 e o que mais vier? Detalhe: os ingressos do Press Start são mais baratos! Custam 5.500 e 7.500 ienes. Sei que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa – o VGL é uma turnê mundial e o PS uma apresentação anual local –, mas eu acho desnecessária essa exaustiva onipresença videogamelivística. Poderiam se concentrar em menos shows e fazê-los com mais capricho, variedade e criatividade.

4 – Como li em várias reportagens de concertos japoneses, o público costuma não ser tímido, mas apático, por mais que esteja gostando da apresentação. No VGL, basta alguém do palco tossir ou coçar a cabeça por qualquer futilidade que a plateia reage de maneira eufórica, tresloucada e histérica – sim, isso vem me irritando sobremaneira. Não consigo prever de que forma acontecerá esse choque de culturas.

É isso. Perdão se passei do limite da rabugência.

[via VGL in Japan]

10 Responses to “Video Games Live no Japão”


  1. 1 Farley 02/06/2009 às 4:29 pm

    Concordo em todos os pontos com você. Com alternativas melhores no Japão pra que VGL?

    • 2 Alexei Barros 02/06/2009 às 6:15 pm

      Perfeitamente, Farley. VGL para nós brasileiros é o que resta, mas para quem pode assistir ao Press Start e outros concertos mais específicos (como do Monster Hunter), eu chego ao ponto de questionar a realização dessas apresentações.

  2. 3 drdoom 02/06/2009 às 8:37 pm

    xiii, galera esquecida, hj faz 25 de tetris… alguém ae já desenvolveu a visão tetris?

    • 4 Alexei Barros 02/06/2009 às 8:38 pm

      Apesar de ser quase xará do criador, o sr. Tetris do Hadouken chama-se Claudio Prandoni. Ele que não podia ter esquecido. =P

      • 5 Claudio Prandoni 03/06/2009 às 2:03 am

        Opa, e quem disse que esqueci!

        É que a parada teima em cair justo em dia de E3, sabe como é: o trabalho acaba dominando.

        Em tempo – e para fazer aquelada jogada – prefiro fazer uma abordagem mais à la Press Start do que VGL: fazer um post caprichado com a pompa e respeito que Tetris merece do que apressar qualquer tranqueira só para sair no dia de aniversário do jogo.

        Não há necessidade de polegarices.


  1. 1 “Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (VGL 2009 em Singapura) « Hadouken Trackback em 20/06/2009 às 3:38 am
  2. 2 Video Games Live: o set list parcial das apresentações no Japão « Hadouken Trackback em 18/07/2009 às 5:49 pm
  3. 3 VGL 2009: definida a turnê brasileira « Hadouken Trackback em 08/08/2009 às 2:35 am
  4. 4 Press Start 2009: menos arrojado, mas ainda notável « Hadouken Trackback em 20/08/2009 às 6:30 pm
  5. 5 Video Games Live no Japão: encontros e desencontros « Hadouken Trackback em 29/09/2009 às 3:08 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: