Por Claudio Prandoni
Quem é rei nunca perde a majestade. E o Pelé sabe disso.
Em meio a uma E3 de glamour recuperado, novidades tecnológicas estonteantes como o Project Natal e diversas celebridades, o Rei do futebol conferiu brilho próprio ao evento.
Mais especificamente, à chatonilda conferência da Ubisoft. Regada a números enfadonhos de Imagine, papo bacana e mal conduzido sobre convergência midiática e um sonolento monólogo de James Cameron, a apresentação seria uma das mais desagradáveis de toda a história da E3 não fosse a presença do Pelé.
O cara subiu ao palco meio que sem querer, tentou puxar papo em espanhol com o pentelho do Joel McHale, se enrolou no inglês (isso porque ele morou nos EUA quando jogava pelo NY Cosmos) e ainda fez gafes memoráveis: chamou o próprio game que divulgava, o Academy of Champions, de desenho animado e depois joguinho. JO-GUI-NHO!
Não me incomodo. Acho graça. No final, é reflexo de como “o mundo lá fora” encara a gente. Como o público que não é gamer hardcore e não sabe que a E3 é tipo uma Copa do Mundo enxerga essa indústria “que cresce todo ano, já arrecada mais que cinema, é pioneira em avanços tecnológicos…”.
E se é para ser, que seja pelo carisma irreverente, quase ingênuo, do Pelé, representante máximo de um dos traços culturais mais característicos do Brasil.
No final, o cara serviu de temática para o banner especial de E3 que eu vinha matutando. E não é que ficou simpático?
Para completar, reproduzo o que twittei pouco após o Edson (e o Pelé) saírem do palco: “Pelé acaba de protagonizar um dos momentos mais engraçados e divertidos de TODAS as E3. Não é à toa que ele é o Rei, entende ?”
Só para não perder o embalo: logo abaixo o trailer do Academy of Champions, o joguinho em desenho animado – que também pode ser chamado pelos íntimos de Pelé Potter.
uhasdpasudmsak xD
O Pelé é chic de mais. Um banner do Pelé!? Mais chic ainda xD
Será que as apresentações da Nintendo e Sony serão tão interessantes quanto a chutadora de bundas da Microsoft?
[Chavo]Ou será melhor ver a do Pelé?[/Chavo]
Já estava empolgado com o jogo, aí me aparece esse tal “Exclusively designed for Nintendo Wii” no final :-( .
Alguém se lembra de um joguinho (sic) de futebol do NES 8 Bits, comumente chamado de “futebol dos gordinhos”? Seria o máximo termos um jogo naquele estilo revitalizado. Um futebol mais descompromissado, cheio de coisas impossíveis e tal. como (deve ser; nunca joguei) Matrio Strikers.
[]’s!
Ahahaha…. O Pelé está certo…
É joguinho de desenho animado…hehehe
Minha mãe também chama de desenho animado… CG..
Não curto muito futebol, mas esse parece interessante, vendo esse vídeo parece desenho animado…hehehe
Tenha o Santos!
E teria sido melhor ver a conferência do Pelé…
Po, o Pelé por não ser da área acho que mandou melhor que esse apresentador.
Ou seria apenas uma impressão minha?
Poxa, era o Edson que falou, entende?!
É melhor assistir o filminho do Pelé!
Joguinho é o melhor termo possível.
Kudos, ó Rei!
Sempre imaginei como seria quando um Brasileiro aparece-se na E3, bem, Pele mostra o resultado. Foi até melhor que o esperado :D
“Não me incomodo. Acho graça. No final, é reflexo de como “o mundo lá fora” encara a gente. Como o público que não é gamer hardcore e não sabe que a E3 é tipo uma Copa do Mundo enxerga essa indústria “que cresce todo ano, já arrecada mais que cinema, é pioneira em avanços tecnológicos…”.”
É verdade, mas isso também mostra o quanto a indústria dos games é comercial e elitista. Não é a toa que a participação de países subdesenvolvidos é extremamente pequena em comparação com o primeiro mundo.
Pode arrecadar mais e crescer mais, mas acredito que sua importância jamais se igualará a outros tipos de mídia mais democráticas como os livros e o cinema.
Prefiro mil vezes o Pelé falando em português do que o Kojima com seu Engrish…..xD
Eu me incomodo. Gafe atrás de gafe. O Romário está certo: “O Pelé de boca fechada é um poeta”.
Que ele possui majestade de não precisar saber de tudo, ainda vai, mas ele falou uma besteira atrás da outra. Não saber do que se tratava a apresentação é o cúmulo. Tenho certeza de que fosse o Lula (ou algum outro político odiado) todos estariam metendo o pau.
Copiei de outro site:
* 1min42s: Pelé perguntou para o apresentador se ele falava português.
* 1min50s: Pelé diz: Du you ispiki Ispanishi?
* 2min10: Pelé faz um resumo da comunicação FAIL entre os dois e logo após o apresentador fala: “Você está fazendo um incrível trabalho até agora!” RIARIAIRIAI
* 2min37: O rei começa a falar em inglês, mas logo em seguida desiste e apresenta a interprete para todo mundo, como se ela você uma artista e a pobre coitada morre de vergonha.
* 2min48s: Ele falando UBISSÓFISDIS ao invés de Ubisoft.
* 2min54: Ele chamando o jogo de desenho animado. :lol: :lol:
* 3min20s até 7min20: A interprete começa a inventar coisas que o Pelé disse porque o que ele falava era só bobagem.
* 3min24s até 7min20s: Pelé não parece que entendeu que trata-se de um game e fala de sua trajetória no futebol.
* 6min42: Depois ele brigando com a interprete para ela falar “espírito de equipe”.
Sem puxa-saquismos, por favor. Já não basta os jornalistas esportivos…
hahah outro lixo como tudo que é do pelé