“Theme of Laura” – Silent Hill 2 (VGO @ Berklee Performance Center)

Por Alexei Barros

Mais uma confissão: passei bem longe da série Silent Hill, lapso que não impediu de admirar a versatilidade de Akira Yamaoka, uma vez compositor, hoje compositor e produtor. Jamais lembrada nos concertos japoneses, a música “Theme of Laura” é constante no repertório da turnê do PLAY! A Video Game Symphony, e mais fantástico: em muitas das apresentações o próprio Akira Yamaoka tocou guitarra.

Sendo então bastante conhecida, ao menos para quem acompanha o PLAY!, não faria sentido colocar um vídeo da Video Game Orchestra pela redundância redundante. Mas não se engane. A performance da VGO se aproxima mais da original no momento em que a introdução é tocada no violão por Brian McCoy e não na guitarra como no PLAY!, e em certos momentos da música há duas guitarras, uma tocada pelo Shota Nakama e a outra pelo mencionado Brian McCoy. Para completar, no final é emendada a “Theme of Laura (Reprise)”, que é diferente da anterior, com piano e cordas (no original ouve-se somente um violoncelo) em andamento muito mais lento que na versão do jogo.

Se quiser comparar, veja a “Theme of Laura” tocada no PLAY! A Video Game Symphony em Estocolmo, na Suécia, em 2007, com a supracitada atuação do compositor da música, Akira Yamaoka.

[ATUALIZAÇÃO] Apenas um adendo. Como bem me lembrou o produtor Thomas Boecker, antes de fazer parte do set list do PLAY! A Video Game Symphony, a “Theme of Laura” estreou no concerto alemão Third Symphonic Game Music Concert (2005), com participação da banda de rock da República Tcheca, -123min.

“Theme of Laura” ~ “Theme of Laura (Reprise)”

About these ads

7 Responses to ““Theme of Laura” – Silent Hill 2 (VGO @ Berklee Performance Center)”


  1. 1 Khronny 30/05/2009 às 2:08 pm

    Cara eu achei os arranjos da VGO muito legais! Essa Theme of Laura foi uma das versões que eu mais gostei e a do Metal Gear Theme com Snake Eater também ficou muito interessante apesar da passagem de uma música pra outra eu achei meio forçada.
    Mais enfim, eu gostei bastante!!!

    • 2 Alexei Barros 30/05/2009 às 2:10 pm

      Então aguarde, Khronny. Ainda colocarei um vídeo desse mesmo medley do MGS3 da VGO, mas tocado nesse show aí de cima, com gravação profissional e tudo mais, não naquela igreja com acústica abominável. Faz muita diferença, ainda que persista a passagem abrupta.

  2. 3 Marques 30/05/2009 às 2:21 pm

    Assisti todos os vídeos do canal da VGO e achei sensacional. Eles estão surpreendendo cada vez mais. Lembrando que há a promessa de que eles postarão mais vídeos.

    • 4 Alexei Barros 30/05/2009 às 4:55 pm

      Realmente, a evolução é notável, Marques. Eu estou na seca para ver como ficou aquele medley do Donkey Kong Country 2 que prometeram para essa apresentação, embora não tenho certeza absoluta de que o segmento foi mesmo tocado…

  3. 5 Cledson 31/05/2009 às 12:09 am

    Muito bommm hein!?
    Os caras estão cada vez melhores!
    Muito bom o timbre do Yamaoka !


  1. 1 “Theme of Laura” – Silent Hill 2 (VGO Chamber Group @ IGC East) « Hadouken Trackback em 29/08/2009 às 6:39 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: