A escolinha do Professor Layton


Por Alexei Barros

Que milagre! Vim lhe trazer esse humilde presente… A primeira música tocada na série de concertos nipônica Press Start foi lançada oficialmente. É irrisório ante o total de 41 segmentos (considerando as peças orquestradas e descartando as reprises idênticas) de 2006, 2007 e 2008, mas abre-se um precedente que pode sinalizar iniciativas similares no futuro.

Já que Nintendo e Square Enix (e possivelmente outras) não permitem a publicação de CDs que contenham músicas das demais produtoras, e é praticamente impensável organizar um concerto multifranquias sem jogos das duas empresas – ainda mais que quatro dos cinco organizadores têm ou tiveram relação com uma ou outra; Shogo Sakai e Masahiro Sakurai com Nintendo e Nobuo Uematsu e Kazushige Nojima com Square Enix –, sempre me perguntei: por que não fazem coletâneas ou discos promocionais com algumas das faixas apresentadas?

Isso aconteceu na época da série de shows Game Music Festival, em que os espetáculos se destrincharam em produtos de várias frontes. Por exemplo, que tal um álbum apenas com os segmentos da Nintendo? Verdade que isso não resolveria os casos do “Puzzle Medley” (2006, com Meteos, Dr. Mario e Tetris) e do “Shooting Medley” (2007, com Star Fox), mas evidentemente é melhor apreciar a maior parte dos concertos em qualidade profissional do que nada.

A música em questão é do segmento do Professor Layton and the Curious Village do Press Start 2008, que já tivera um sample no site oficial. A forma para conseguir o disco que contém a faixa não é das mais simples. Cada um dos álbuns da trilogia da série contém um ticket, e juntando os três é possível trocá-los pelo Professor Layton Series Soundtrack Premium CD. Espero que a medida, ainda que restrita, faça escola. Ouça a música no Goear e veja os comentários sobre a performance da Kanagawa Philharmonic Orchestra:

“Professor Layton and the Curious Village” (Press Start 2008)
Originais: “Puzzle” ~ “Professor Layton’s Theme”

Composição: Tomohito Nishiura
Arranjo: Shuhei Kamimura

Professor Layton and the Curious VillageAs escolhas são perfeitas: a música que se escuta na maior parte do tempo e o tema principal. Imitando a original, a “Puzzle” é reproduzida no vibrafone, mas com o enfeite adicional das cordas. A transição para a “Professor Layton’s Theme” transcorre de maneira apurada, momento em que irrompe o solo de violino exuberante. Mas não há acordeão, bateria, flauta e contrabaixo acústico como na “Professor Layton’s Theme (Live Version)”. Em compensação, os metais, o oboé e toda a massa sonora advinda da orquestra conferem grandiosidade, ainda que o flerte jazzístico seja muito mais tímido que no arranjo supracitado.

4 Responses to “A escolinha do Professor Layton”


  1. 1 Farley 26/05/2009 às 9:59 am

    Essa performance ficou soberba, muito boa!
    Só senti um pouco de falta do acordeão, principalmente aos 2:35 da música, gosto desse trecho mais na Live Version. Pra mim o acordeão é como se fosse uma “marca registrada” da trilha da série.

    E chovendo no molhado: ah se o VGL fosse ousado…

  2. 2 Alexei Barros 26/05/2009 às 10:22 am

    “E chovendo no molhado: ah se o VGL fosse ousado…” (2) :D

    Concordo plenamente, Farley. De todos os instrumentos mencionados que estão ausentes, o acordeão é o que fez mais falta. Somente quando fui ouvir de novo a Live Version me toquei o quanto é importante na música.


  1. 1 Antecipando as investigações « Hadouken Trackback em 12/06/2009 às 4:41 pm
  2. 2 Press Start The 5th Anniversary: desfalcado, reverberado e abrupto « Hadouken Trackback em 29/12/2010 às 11:36 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: