Por Claudio Prandoni
Diz o antigo ditado: caiu na rede é peixe, lê-le-á.
A Sony vacilou, deixou vazar por alguns instantes na PNS de Hong Kong uma demonstração jogável do inFamous, aguardado jogo de ação exclusivo para PlayStation 3, e o resto é história. Esquemas pipocaram na rede para baixar a tal demo e nós aqui não fomos exceção. Ao jogo.
As imagens já me levantavam a suspeita e a jogabilidade confirmou: inFamous lembra muito os jogos 3D mais recentes do Homem-Aranha. A cidade é ampla, o personagem é ágil e capaz de escalar diversos tipos de construções e superfícies – sem contar que ele meio que é um super-herói.
No restante é também praticamente um GTA com maior enfoque na ação. Corra para qualquer canto, bata em que quiser, faça parkour pela cidade. O lance é que o personagem aqui, o tal de Cole, tem poderes elétricos dos mais variados copiados quase todos do lado negro da Força.
Ele solta choquinhos pelas mãos, jogas granadas elétricas, convoca raios e trovões e até plana com eletricidade estática, caindo leve como uma pluma de ganso no asfalto sujo e corroído da cidade. Como citei, o cara anda rápido e é agradável de controlar. Escalar superfícies lembra Assassin’s Creed – e por consequência o novo Prince of Persia – mas a produtora Sucker Punch ainda precisa trabalhar melhor no sistema de detecção de colisão. Às vezes Cole demora a entender que ele pode pegar naquela plataforma para a qual você está pulando. Da mesma forma, às vezes ele agarra uns pedaços de concreto do nada, podendo assim arruinar aquele mega ataque surpresa nos inimigos.
Aliás, sobre o combate. As tretas rolam fluidas e intensas. A inteligência artificial dos inimigos não é das mais desafiantes, mas o foco aqui é na diversão. É prazeroso comandar Cole e emendar os diversos tipos de golpes que ele dispõe. Em tempo: inFamous possui um sistema de pontos de experiência conferidos durante os combates e ao completar missões que servem para comprar novos poderes, mas nesta demonstração ele possui um set limitado de golpes e não pode adquirir outros.
Senti falta apenas de uma opção para travar mira nos inimigos e assim acompanhá-los melhor, mas a ausência é atenuada pelo controle macio e preciso da mira.
Os cenários me pareceram meio crus. Falta a vivacidade de uma Liberty City – e claramente a intenção é tentar fazer algo assim. E a interação com elementos do ambiente é tosca, leia-se você pode arremessar carros longe com seus poderes, mas sacolas de lixo permanecem incólumes às suas investidas e lamparinas sequer estouram. Será que muda?
Todo o esquema de bonzinho, malvado e não sei o que? Mal explorado. Na demo, duas missões você joga como herói, outras duas como bandido – só muda sua aparência. Espero que no jogo isso influencie mais no roteiro e/ou habilidades, afinal é um elemento-chave tão alardeado pela Sony.
Enfim, era um jogo que eu não esperava nada e a demo me acendeu uma pequenina fagulha de curiosidade. Se principalmente a questão da jogabilidade, sobre subir em objetos do cenário e tal, for melhorada corre o risco de inFamous ser uma adição para minha coleção de jogos de PS3 ainda neste ano. inFamous sai logo menos, no caso dia 26 de maio.
Um trailer pra amansar o bloco gigante de texto.
Dificilmente eu me empolgo com jogos open world, caro Praiano, digo, Prandoni. Mas como eu te disse, quando te passei a demo, a eletricidade fez bem ao jogo.
Também espero que algumas falhas sejam corrigidas no “decorrer do período”, como diriam os meteorologistas. De qualquer maneira, fiz pre-order.
O que eu acho bacana é o tipo de interação que os poderes do Cole podem proporcionar ao cenário. Jogue um raio numa cerca elétrica e verá os inimigos ou qualquer desavisado que estiver por perto dela fritar. Pise numa poça d’água e veja quem está pisando nela ser eletrocutado.
Aguardo ansioso!