“Opera” – Final Fantasy VI (Nico Nico Quartet + The First Concert Vol.5)

Por Alexei Barros

O paroxismo da criatividade nipônica. A genialidade dos instrumentistas do Nico Nico Douga… Enfim, já não há mais como adjetivar os grupos amadores japoneses de game music. Não bastasse ter tocado na íntegra a “Ending Theme”, na mesma apresentação esse conjunto de cordas executou a memorável ópera do Final Fantasy VI em sua totalidade. Iria além: mais do que completa.

A versão do Orchestral Game Concert 4 “The Dream Oath ‘Maria and Draco'” é única a incluir “Gran Finale?” (ouvida durante a batalha contra Ultros), porém não há um consenso se essa música realmente faz parte da ópera. Todas as outras versões orquestradas recentes abarcam “Overture”, “Aria Di Mezzo Carattere” e “The Wedding Waltz ~Duel”, finalizando com a reprise da Ária. Essa estrutura foi utilizada na “Darkness and Starlight”, que possui excertos inexistentes do jogo que Nobuo Uematsu acrescentou para o terceiro álbum do The Black Mages. Como ser mais perfeito que isso?

Antes da ópera propriamente dita, que segue a ordem do OGC4, ou seja, com a “Gran Finale?”, foi inserida a “Spinach Rag”, que é tocada momentos antes da interpretação da Celes. Apesar de não haver uma transição (na maioria das outras também não há) entre essa e a seguinte, a inclusão me parece muito apropriada, pois o estilo da composição é parecido.

No final há algo que me pergunto como pode não ter sido feito antes: “Fanfare” orquestrada. O arranjo é genial, já que as linhas graves foram reproduzidas pelo violoncelo (verdade que melhor seria com contrabaixo ou, ainda mais, baixo elétrico). Evidentemente, não há o trio de cantores, tampouco mais instrumentos que formariam uma orquestra completa, mas a inventividade e a performance das cordas é para ficar maravilhado.

– “Opera” (Final Fantasy VI)
“Spinach Rag” ~ “Overture” ~ “Aria Di Mezzo Carattere” ~ “The Wedding Waltz ~Duel” ~ “Gran Finale?” ~ “Fanfare”

12 Responses to ““Opera” – Final Fantasy VI (Nico Nico Quartet + The First Concert Vol.5)”


  1. 1 Gustavo Hitzschky 29/04/2009 às 7:03 pm

    Repito aquilo que já conversamos uma vez, maestro: é impressionante como todas as músicas desse jogo são sensacionais. Meu, a Spinach Rag é de fato incrível… Não tem como enjoar e cansar de uma trilha dessas…

  2. 2 Alexei Barros 29/04/2009 às 9:18 pm

    Bacana. Até que enfim você reconheceu que o FFVI é melhor do que o FFVIII, hein, gran maestro.

  3. 4 Diego Paulino 29/04/2009 às 11:07 pm

    Muito foda!!!!! Quanto mais eu ouvia mais me lembrava do tempo que eu passei jogando FFVI. Agora, uma palavra de fanboy…AH CELES…….xDDD

    (Para inflamar a guerra de fanboys….xD)
    E tem gente que acha a trilha de FFVII melhor que a de FFVI….u_u’

  4. 5 Alexei Barros 29/04/2009 às 11:14 pm

    Olha, com todo o respeito a todas as trilhas da série Final Fantasy, uma OST que tem a ópera, considerando todo o segmento, “Dancing Mad” e “Ending Theme” não tem para ninguém. :D

    • 6 Diego Paulino 29/04/2009 às 11:25 pm

      Faço minha as suas palavras Alexei…=D

      Mas tenho que ser honesto, por algum motivo maluco eu prefiro mais o que eles fizeram no tema de encerramento clássico de Final Fantasy no VIII do que no VI….o.o”

      Como eu não consegui me explicar bem, to mandando o vídeo….xD

  5. 7 Alexei Barros 29/04/2009 às 11:33 pm

    Confesso que não entendi direito. Você quer dizer que gostou mais da versão do tema principal da série no FFVIII do que no FFVI?

    • 8 Diego Paulino 29/04/2009 às 11:41 pm

      Tipo, eu não sei como explicar, não sei o nome do tema agora, mas eu gostei mais do tema de FF (tentando escrever como é o tema…xD) TAN, TAN TAN TAN TAAAAAAAAAAAAN TAN, TAN TAN TANANAAAAAN NAAA NAAAAA NA….do que sa que de outros FF….o.o””

  6. 10 Alexei Barros 30/04/2009 às 12:19 am

    Se não me engano esse tema tem em todos os jogos, até mesmo no FFXII… Mas acho um pouco difícil de comparar a versão do FFVIII com a do FFVI porque a primeira já é naturalmente orquestrada.

    • 11 Diego Paulino 30/04/2009 às 3:25 pm

      Eu acho que tem sim, mas eu prefiro essa versão do VIII do que a versão marcha de exército da VI……Não que eu ache ela ruim, só que prefiro mais a do VIII….^^’


  1. 1 Final Fantasy VI um jogo para se ouvir « Cavv-es Trackback em 16/05/2009 às 8:55 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

