Distant Worlds: mais próximo da perfeição

Distant Worlds: music from Final Fantasy
Por Alexei Barros

Quando falei há quase dois anos da organização da turnê comemorativa de 20 anos Distant Worlds: music from Final Fantasy minha empolgação não foi das maiores, afinal o repertório era centrado em arranjos já executados pelos concertos 20020220, Tour de Japon, More Friends e Voices. Turnê que até originou um CD homônimo tecnicamente sem nódoas gravado em estúdio. E a única novidade em relação às récitas passadas, ora feitas no Japão, ora nos EUA, era o tema de abertura do Final Fantasy III DS, “Memory of the Wind ~Legend of the Eternal Wind~”.

Aos poucos o repertório da excursão que ainda fará visitas em cidades americanas, além da China e Cingapura, está sendo dilatado, tenha como exemplo a inclusão de “Ronfaure” (FFXI). Mas não acabou aí. E nem podia. Nos espetáculos mais recentes, o compositor Nobuo Uematsu e o maestro e produtor Arnie Roth perguntam ao público quais músicas os fãs queriam ouvir nos próximos concertos baseado no maior número de decibéis atingido na citação de cada faixa. Ressalto: as cinco pré-selecionadas são temas de batalha. Saliento: são cinco temas de combate jamais orquestrados, exceção feita a “Dancing Mad”, que debutou no Fourth Symphonic Game Music Concert e eventualmente é evocada no PLAY! A Video Game Symphony. Destaco: entre elas, a famigerada “Clash on the Big Bridge” (FFV) – escolheria as duas mencionadas. As outras, que estão arroladas abaixo, também seriam interessantes, mas aprecio, como já disse por tantas vezes, muito mais as trilhas FFI-VI. As demais representariam um belo desafio para o arranjador por conta dos elementos eletrônicos:

01 – “Clash on the Big Bridge” (Final Fantasy V)
02 – “Dancing Mad” (Final Fantasy VI)
03 – “J-E-N-O-V-A” (Final Fantasy VII)
04 – “Force Your Way” (Final Fantasy VIII)
05 – “Seymour Battle” (Final Fantasy X)

Ao menos na cidade de Minneapolis contou a popularidade incontestável de FFVII: “J-E-N-O-V-A” foi a mais ovacionada, seguida por “Dancing Mad” como mostra o vídeo que pegou o finalzinho da votação. Aguardemos pelas próximas cidades e, principalmente, pelo resultado final.

18 Responses to “Distant Worlds: mais próximo da perfeição”


  1. 1 Fabão 13/04/2009 às 8:04 pm

    Como ainda ter fé na humanidade quando “J-E-N-O-V-A” ganha de “Dancing Mad” e “Clash on the Big Bridge”? T.T
    Eles não sabem o que fazem…

  2. 2 Alexei Barros 13/04/2009 às 8:09 pm

    “Eles não sabem o que fazem…” (2)

    Pode soar meio pretensioso, mas eu tenho a suspeita de que o público gritou muito mais na “J-E-N-O-V-A” apenas porque viu “Final Fantasy VII” no telão e não porque conhece a música. Suponho que as faixas originais não tenham sido tocadas ao vivo para a plateia refrescar a memória.

    Espero que as outras cidades revertam o placar em favor da “Clash on the Big Bridge”.

  3. 3 Fabão 13/04/2009 às 8:19 pm

    Olha, apesar do carinho por “Dancing Mad”, também torço por “Clash on the Big Bridge”, por vários motivos: 1) a faixa é absolutamente genial, e isso já seria razão suficiente; 2) ela é recorrente na série, meio que acompanhando o personagem que a originou, Gilgamesh; 3) nunca foi orquestrada; 4) seria também um grande desafio para o arranjador pelo tempo acelerado.
    Junto-me à torcida daqui, Maestro! ^_~

  4. 4 Alexei Barros 13/04/2009 às 8:31 pm

    Assino embaixo, Fabão! Aliás, até hoje tento entender porque ambas passaram batidas pela série Orchestral Game Concert.

    E nessa wishlist, como já comentei inúmeras vezes, acrescentaria a “Ending Theme” (FFVI). Mas essa é ainda um sonho distante. =P

  5. 5 Fabão 13/04/2009 às 8:56 pm

    Off-topic: olha a leitura do Twitter hadoukeiro que aparece aqui quando abro o site:

    Twitter
    * / 39 years ago
    * R -1 years ago

    Isso é que é ser pioneiro e visionário! xD

  6. 6 Alexei Barros 13/04/2009 às 8:59 pm

    Realmente não entendi porque isso aconteceu, eu cheguei a ver essa bizarrice também. Mas aqui ao menos já voltou à programação normal. :D

  7. 7 fezones 14/04/2009 às 12:15 am

    Esse bando de fanboy de FFVII… mas bem que o resultado da “J-E-N-O-V-A” orquestrada pode ser interessant.

    Fabão, OLD! Gamer com capa de FFVI já!

  8. 8 Alexei Barros 14/04/2009 às 12:22 am

    Preferência pelo FFVI à parte, ficaria na expectativa pela “J-E-N-O-V-A” orquestrada. Algo que eu esqueci de comentar é que, em se tratando de FFVII, melhor seria, a meu ver, a “Fighting” (tema de batalha convencional). Não só seria como ficou magnífica no medley “Fullfiled Desire” (de 4:00 a 5:27) do Crisis Core: FFVII – perdi a conta de quantas vezes já mencionei.

  9. 9 Wesley Pires 14/04/2009 às 1:36 pm

    Cara, algumas musicas como a Dancing Mad estão no meu Top 10 de musicas de FF, e concordo que muito fanboy deve ter levado em conta as imagens no telão ao invés da musica em si, apesar de achar J-E-N-O-V-A uma boa musica. Mas como sou fanboy assumido do FFVI, a Dancing Mad foi a melhor ai da playlist, mas a Clash on theBig Bridge tambem é excelente, já que toca num momento chave do jogo.
    Em FFVII, eu gosto da Those who Fight, mas tocando ao vivo, eu prefiro a versão dos The Black Mages, “Those Who Fight Further”, em virtude dos solos muito bem incluidos na musica, bem como o encerramento da musica. E muitas pessoas falam do tema da Aeris, porem poucos sabem que ela foi baseada em outra musica excepcional, que é Aria di Mezzo Carratere, outra musica que ouço inumeras vezes.

  10. 10 Alexei Barros 14/04/2009 às 3:00 pm

    E digo mais: a “Dancing Mad” não só está no meu Top 10 de Final Fantasy como ainda tenho minhas dúvidas se não é a minha favorita.

    Wesley, por conta do seu comentário me fez perceber um erro grotesco que vinha cometendo por culpa desse vídeo. O tema de batalha convencional do FFVII, como já corrigi aí em cima, é o “Fighting”, que aparece nesse medley do Crisis Core e nunca foi refeita pelo Black Mages.

    O tema de combate contra chefes, esse sim a “Those Who Fight”, como você bem apontou, tem a versão do Black Mages no primeiro CD da banda. Essa nunca foi orquestrada, e imagino que dificilmente será por naturalmente pender para o rock.

  11. 11 Wesley Pires 14/04/2009 às 4:03 pm

    Heheheh,é verdade. Provavelmente as musicas que pendem mais para o rock vai ficar a cargo do pessoal competente do The Black Mages mesmo.Eu iria adorar se fizessem uma versão orquestrada (se é que já não fizeram) de “To Zanarkand” do “Boss Theme” do FFXII. Parando para pensar, não vi nenhum tipod e show tocando musicas do FFXII. Tusabe se já rolou algo do tipo, Alexei?

  12. 12 Alexei Barros 14/04/2009 às 8:55 pm

    Final Fantasy XII? Isso ainda está para acontecer. Tirando a “Kiss Me Good-Bye” no Voices nunca músicas do jogo foram tocada em concertos da série. No máximo, aconteceu de a apresentação australiana A Night In Fantasia tocar faixas do FFXII em 2006 e 2007.

    Já a “To Zanarkand” tem sim orquestrada, inclusive faz parte do repertório do Distant Worlds. E estreou no Tour de Japon.

  13. 13 geraldofigueras 14/04/2009 às 9:38 pm

    Mas veja só, ao menos temos Seymour ali XD

  14. 14 Alexei Barros 14/04/2009 às 10:24 pm

    Hahahah! Estava demorando a manifestão figuerense em favor do FFX… Acho que para a “Seymour Battle” ficar boa orquestrada dependaria muito da habilidade do arranjador, como comentei no post, já que a faixa tem muitos elementos eletrônicos e é um tanto repetitiva. Ah, o coral na introdução seria obrigatório!

    Como comentaram no fórum do Soundtrack Central, se funcionou com a “The Man With the Machine Gun” orquestrada, todas essas outras também não tem porque não ficarem interessantes em versão sinfônica.

  15. 15 9voltclub 15/04/2009 às 2:06 pm

    Dancing Mad é a melhor musica de batalha ja feita pra um rpg

  16. 16 Alexei Barros 15/04/2009 às 2:15 pm

    Cada vez mais fico surpreendido com a quantidade de apreciadores da “Dancing Mad”. Havia uma época em que eu achei que era um dos poucos que gostava. Recomendo que assistam, caso já não tenham visto, à esplendorosa performance da música no PLAY! realizado na Austrália em 2007.

  17. 17 Wesley Pires 15/04/2009 às 4:41 pm

    Entendo seu ponto de vista, Alexei. Principalmente em se tratando dos fanboys que só conhecem do FFVII para frente, e ignora a geração 8 e 16 bits de Final Fantasy. Se formos encaixar ela no contexto da batalha contra o Kefka, ela se encaixa perfeitamente, já que são partes distintas em cadafase da batalha. Fantastico, nada mais tenho a dizer.


  1. 1 Temas de combate em votação « Hadouken Trackback em 02/05/2009 às 5:10 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: