“Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (A Night in Fantasia 2005)

Por Alexei Barros

Enfim… Foi uma gigantesca epopeia na busca por esse vídeo. Infelizmente, o longo tempo de procura é proporcional à minha imensa decepção com a performance.

O tema da série Gran Turismo foi tocado em diversas ocasiões em shows do T-Square, a banda jazz fusion do compositor Masahiro Andoh como já compartilhei por aqui, e em espetáculos de game music somente em duas oportunidades: no concerto holandês Games in Concert 2 (2007) e nesta récita australiana A Night in Fantasia 2005.

A introdução da “Moon Over the Castle ~Orchestra Version~” é reproduzida com maestria pelo Eminence Symphonic Choir e principalmente pela soprano no solo em italiano, mas… É só isso. É apenas a introdução que Keiichi Oku arranjou na versão do Gran Turismo 4. Quando você imagina que vai entrar a parte rock, que mais interessa, acaba subitamente. Será que valia a pena tocar somente o trecho erudito? Para mim não compensa.

Parte da culpa pela omissão é da própria Sony, que prejudica a popularidade do tema original, imagino eu. Nas versões europeia (que possui o mesmo sistema de cor PAL da Austrália) e americana a música foi bizarramente trocada por duas canções licenciadas – “Reason is Treason” (Kasabian) e “Panama” (Van Halen) –, algo que ainda tento digerir, já que o tema foi composto para o jogo, e a própria abertura foi montada baseando-se na melodia da faixa japonesa. Peço que compare após o Hadouken as diferenças das versões, ignorando a americana, uma vez que todos os vídeos com o Van Halen no YouTube tiveram o áudio excluído por reclamação de direitos autorais da Warner Music Group.

Seja como for, fique com a performance. O segundo vídeo, do T-Square, é só para imaginar como deveria ser a execução perfeita da “Moon Over the Castle”. Assista-os na sequência.

Japão – “Moon Over the Castle”

Estados Unidos – “Panama” (Van Halen)

Europa – “Reason is Treason” (Kasabian)

7 Responses to ““Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (A Night in Fantasia 2005)”


  1. 1 Junior 26/03/2009 às 11:45 pm

    Só isso essa orquestra fez?
    Que coisa ridícula, nem merecia ter aplausos.

    Só digo uma coisa:

    Moon Over The Castle sem Masahiro Andoh não é Moon Over The Castle.

  2. 2 Alexei Barros 26/03/2009 às 11:52 pm

    É, Junior, Masahiro Andoh nesse vídeo só mesmo na legenda. :(

  3. 3 Eric 27/03/2009 às 10:55 am

    Perdoe-me pela falta de educação, porém a abertura de GT4 com Panama ficou insuperável. Sempre gostei de Moon Over the Castle, mas GT4 + Van Halen é o que há. Sempre que escuto os primeiros riffs eu lembro da abertura. Já não posso dizer o mesmo de My Favourite Game do The Cardigans, essa sim não tem nada a ver com o jogo.

  4. 4 Alexei Barros 27/03/2009 às 11:12 am

    Imagina, Eric, que falta de educação que nada. Claro que você não é obrigado a concordar comigo. Uma pena que quem não jogou o GT4 americano não poderá reparar na sua constatação por conta da chatice da WMG em tirar o áudio de todos os vídeos da abertura. =/

    A bem da verdade, sou meio xiita em relação à utilização de músicas licenciadas em determinados jogos (evidente que não nos de ritmo) e também quando são tocadas em concertos de games, como quando teve “One” (Metallica) no PLAY! ou o segmento interativo da “Sweet Emotion” (Aerosmith) no VGL.

  5. 5 Leandro 25/11/2009 às 10:38 pm

    Apesar de não haver o resto da música na abertura do GT4, não sei se algumas pessoas repararam mas há a música completa no Jukebox (acessível apenas no Gran Turismo Mode), o que compensa um pouquinho de nada… E tem uma versão mais eletrônica.
    2 coisas;
    1ºCom o song Panama do Halen, ficou até legal, mas Ownaria mesmo se tivesse o Masahiro Andoh na guitarra.
    2ºAcho que combinou o vídeo com a música Panama, mas acho que as cenas, se complementadas com o solo de Masahiro Andoh, deveriam ser mudadas.
    Mas ainda sim, para mim o que importa na minha opinião, é o game, que é fantástico.
    Cada um tem sua opinião, né?
    Então, a vida continua…


  1. 1 Comerciais gamers: Gran Turismo 5 e Kazunori Yamauchi « Hadouken Trackback em 27/03/2009 às 11:05 am
  2. 2 “Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (Games in Concert 2) « Hadouken Trackback em 20/10/2009 às 12:44 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: