micro IMPRESSÕES: Demo de Resident Evil 5 no PS3

microimpressoesre5demo

Por Claudio Prandoni

Resident Evil 5, ou Resident Evil 4 Plus HD Edition, como prefiro chamar, ganhou finalmente uma demonstração jogável. São duas fases distintas: Public Assembly e Shanty Town. Vamos às (não tão) micro impressões:

Public Assembly é a prova cabal irrefutável de que RE5 é um RE4 em alta definição, com luz do sol e modo cooperativo. Lembra o comecinho do Resident Evil 4, quando você chega na pracinha da vila e tem de sobreviver até o sino tocar? Igualzinho.

Ainda aparece o cara malvadão do machado, substituindo o carismático Dr. Salvador e em vez de um sino uma referência ao final de RE1: um helicóptero (pilotado pelo capitão Kirk, rá!) chega e um mano de lança-foguetes explode uma porta para que Chris e Sheva possam fugir. Não vi diferença nenhuma em relação ao segmento citado de RE4. De fato, a presença de Sheva ajudando torna tudo mais fácil, mesmo com ela controlada pela IA – se jogar com um amigo então que entende do jogo também aí é barbada.

re5_refob_ps3_finalShanty Town. Aqui dá para perceber um pouco melhor as novidades desta expansão. Entra em cena o elemento cooperativo em um trecho em que Chris e Sheva se separam – cabe ao meninão protegê-la com um rifle de franco atirador e a guria tem que estourar o cadeado de um portão. Novamente, jogando sozinho dá para levar tranquilo, em coop com um amigo fica tranquilo e divertido – ainda mais com headsets, assim dá para coordenar as ações tranquilamente conversando e tal.

Feito isso, um corredorzão de escombros, um cara malvado com serra elétrica. Pá, pá, pá, tiro na cabeça, explode os barris explosivos, corre pra lá e pra cá e acabou. Pega a chave, abre a portinha, se entope de pedras preciosas e acabou.

Os controles! Fui partidário da configuração Type A, mapeamento de botões idêntico a Resident Evil 4. A Type D achei ocidental demais – strafe na alavanca esquerda, mira no L1 e tiro no R1. A configuração B é bacana, pois tem o strafe na esquerda e free look com a alavanca direita do Type D e combinação de tiros do Type A. A  Type C nem me arrisquei pois reúne os elementos de controle que acho mais bizarros – basicamente o contrário da B.

Reclamo e resmungo que RE5 parece mais um pacote de expansão de RE4 e mantenho o pé. Ainda assim, Resident Evil 4 Plus HD Edition é um jogo extremamente promissor e empolgante já nesta demonstração. Tenho certeza que vou comprar, zerar  e tudo o mais, só que não vejo nele a revolução dos games de ação que tanto cornetam – isso já foi em RE4, há cinco anos, e não tem como um jogo idêntico fazer igual. O coop realmente adiciona uma nova camada de experiência à brincadeira, mas (ao menos no demo) deixa tudo muito fácil. Demais, em demasia mesmo, principalmente para quem já se aventurou em RE4.

shot0080-00000_bmp_jpgcopyy

13 Responses to “micro IMPRESSÕES: Demo de Resident Evil 5 no PS3”


  1. 1 Platy 06/02/2009 às 10:44 am

    Se serve de algo eu lembrei da parte que a ashley tem que girar umas coisas e vc tem que proteger ela (de preferencia com sniper) …só que a ashley em nenhum momento tem 12 ou algo do tipo =P

  2. 2 Fernando Cabelo 06/02/2009 às 11:27 am

    Interessante ponto de vista. Não tinha pensado nisso.

    Mas é um movimento comum mesmo.

    Depois de 3 versões e spins parecidas, uma revolução. Talvez no RE7 tenhamos algo novo. :-)

  3. 3 Wesley Pires 06/02/2009 às 11:31 am

    Vai saber. Apesar de tudo, estou confiante que RE5 seja uma boa. Espero que ao menos responda a um monte de perguntas que os outros jogos deixaram em aberto. E creio eu que isso aconteça.
    Ou não.

  4. 4 geraldofigueras 06/02/2009 às 11:45 am

    PS: melhor efeito de explosão já criado

  5. 5 Claudio Prandoni 06/02/2009 às 11:47 am

    @Geraldão
    Acho que eu até concordaria contigo se logo depois do demo do RE5 eu não tivesse jogado o demo relâmpago do Killzone 2.
    Mais sobre isso logo menos.

  6. 6 Fernando Portelada 06/02/2009 às 12:31 pm

    Não creio que a dificuldade inteira do jogo possa ser avaliada pelo tão curto demo.

  7. 7 Claudio Prandoni 06/02/2009 às 12:36 pm

    @Fernando Portelada
    Concordo plenamente, Fernando. Tanto que até faço questão de ressaltar aqui que as impressões só valem para a demo do jogo.
    Com certeza, depois que ele sair e eu tiver a chance de terminar e tal tentarei postar aqui uma análise.

  8. 8 Wesley Pires 06/02/2009 às 1:38 pm

    Por isso que o nome é microanalise. Normalmente no RE4 as primeiras fases são simples, com os inimigos morrendo com poucos tiros. Acho que dali para frente que começa a dificuldade.

  9. 9 Rodrigo Lara 06/02/2009 às 7:18 pm

    O co-op é a grande diferença. Antes de conseguir jogar contigo, joguei com um gringo. Ambos com headset. Eu diria que o co-op torna o jogo mais inteligente, porque abre a possibilidade da adoção de táticas e também cria um leque de possibilidades para se encarar determinada situação.

    Sobre a demo do Killzone2, realmente, as explosões são show. Agora a água do Bioshock é 10x melhor…

    Abs!

  10. 10 Khronny 06/02/2009 às 8:15 pm

    Eu não sei o que achar, pra mim é legalzinho, como toda a série do Resident Evil, bacana mais nem tanto. Eu comecei a jogar o RE4 depois que joguei a demo do 5 (viva a Fullgames \o/) e realmente achei bem parecido. Acho que o único motivo pra eu comprar o RE5 é o bonequinho do Chris na edição especial! aeuheauhaeuaehuae
    Agora, já jogou a Demo do Killzone 2? Essa sim eu saí com a certeza de mais um jogo pra minha coleção. Só fica a dúvida, qual comprar primeiro Street Fighter IV ou Killzone 2 euheauhaeuhaua Acho que vo ficar com SF porque até chegar Killzone no brasil já vai ter saído meu salário do mês que vem! eauehauehuehuaehuae

  11. 11 Claudio Prandoni 06/02/2009 às 8:56 pm

    Disse tudo, Khronny!
    Para mim o único motivo para eventualmente comprar a edição especial do RE5 é justamente o bonequinho.

    Quanto ao demo do Killzone 2, depois coloco aqui minhas impressões melhor desenvolvidas, mas saí com certeza de compra garantida. Os cinco minutos de demo são tão intensos e empolgantes que é difícil não se deixar cativar.

    Aliás, vou pegar o SF IV antes do KZ2 também!
    :)

  12. 12 Vinícius 07/02/2009 às 9:50 am

    Parece com o RE4 o que eu já acho bom mas sempre esperamos ‘algo mais’, se é que tem algo mais pra sair da série.


  1. 1 Chuva de areia no brinde de Resident Evil 4 Plus HD Edition, digo, RE5 « Hadouken Trackback em 19/02/2009 às 1:48 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

