Professor Layton: uma escola de música


Por Alexei Barros

Se você teve a coragem de ouvir o Hadoukast #5 até o final, notou que o professor Hitzman, que foi tragado pela terra, indagou com sua sapiência: quando a Nintendo, que publicou Professor Layton and the Curious Village nos EUA, vai localizar os episódios posteriores Pandora’s Box e Last Time Travel? Lançados em novembro de 2007 e 2008 no Japão, não mostram indícios de que virão para cá por enquanto.

Minha vontade de jogar as continuações aumentou depois que escutei as trilhas sonoras de toda a trilogia, publicadas praticamente de uma vez só – as duas primeiras em 24 de dezembro e a restante em 21 de janeiro. Especificamente gostaria de destacar os arranjos “Live Version”, uma nomeação errônea para músicas tocadas por instrumentos reais, afinal foram gravadas em estúdio, não em uma apresentação. Além dessas, há as faixas  “High Quality Version”, sintetizadas em melhor qualidade.

Norihito SumitomoAs chamadas versões ao vivo são fruto do talento de Norihito Sumitomo, que colaborou como arranjador e pianista na trilha de Front Mission 5, tal qual o Fabão bem lembrou, e também é ele quem toca saxofone na versão da AM2 Sound Team da “Magical Sound Shower” no OutRun 20th Anniversary Box. Gostei tanto do resultado, com alusões ao período barroco, flertes jazzísticos e bossa nova, que possivelmente vou pleitear um concerto do Professor Layton como aconteceu com Ace Attorney.

Não me contive e coloquei no Goear as 12 músicas que foram tocadas pela Layton Grand Caravan Orchestra espalhadas pelos três CDs, comentando sucintamente cada uma. Para mim, as faixas do terceiro são as melhores.

Professor Layton and the Curious Village

“Professor Layton’s Theme (Live Version)”
Violino e acordeão tocam de maneira majestosa o tema animado, com intervenções da flauta e violoncelo.

“Curtain of Night (Live Version)”
O som de uma espécie de caixa de música é emoldurado pelo piano tristonho, seguido por flauta, violino e contrabaixo.

“Rising Tower (Live Version)”
Acordeão e contrabaixo intermitentes transmitem um clima perturbador. Repetitiva.

“Ending Theme (Live Version)”
Compassivo tema de encerramento evocado pela marimba (acho eu) e oboé belíssimo. Só as batidas da bateria me pareceram fora de contexto em certos momentos.

Professor Layton and the Pandora’s Box

“Theme of Pandora’s Box (Live Version)”
Cresce aos poucos. Começa o piano, entra o violoncelo, o acordeão e outros instrumentos. Como no tema anterior, o solo de violino é magnífico. E ainda tem violão.

“Folsense (Live Version)”
Piano, violoncelo, acordeão e oboé se revezam em uma performance tranquila, sem grandes arroubos. Melhora quando entra a bateria e o contrabaixo.

“Don Paolo’s Theme (Live Version)”

Não há um, mas três acordeões se alternando impressionantemente. Se por acaso não mais.

“Moment of Rest (Live Version)”

Momento do descanso, momento da bossa nova. Música leve, com flauta, contrabaixo, bateria e piano. Extremamente agradável.

Professor Layton and The Last Time Travel

“Theme of the Last Time Travel (Live Version)”
Um senhor solo de violino! Todas as cordas são fabulosas, com uma enobrecedora passagem tipicamente barroca (de 1:23 a 1:41). É a mesma que mencionei do Professor Layton Main Theme Trilogy CD.

“London 3 (Live Version)”
A melodia começa sendo executada pelo violino, quando entram as outras cordas, formando uma preciosa música erudita.

“Laboratory (Live Version)”

Novamente o suspense, com cordas impetuosas, em alternância com o acordeão. Maravilhosa.

“Huge Weapon (Live Version)”
Nervosismo a todo instante em uma peça grandiosa que peca um pouco pela repetição.

Anúncios

13 Responses to “Professor Layton: uma escola de música”


  1. 1 Igor 31/01/2009 às 12:59 am

    Engraçado, estou ouvindo o Hadoukast #5 nesse exato momento, ouvi os comentários acerca do Layton há tipo 5 minutos, aí abro o Hadouken e vejo uma notícia sobre o próprio, mencionando o podcast inclusive. hahah

    O verdadeiro trunfo da trilha de Layton na minha opinião foi a escolha de instrumentos inusitados e que transmitiram um clima europeu muito bem, ressaltando a presença do acordeão, que foi muito bem utilizado. Essa versão do “Theme of Professor Layton (Live Version)” ficou sensacional, aí se nota a diferença entre instrumentos sintetizados no DS e instrumentos reais…

  2. 2 Alexei Barros 31/01/2009 às 1:19 am

    Caramba, que coincidência curiosa (=P).

    Igor, o seu comentário sobre o fato de a trilha transmitir um clima europeu é perfeito. Essa sensação, como você falou, é passada principalmente pelo acordeão.

    E, realmente, sabia que você ia gostar. A “Theme of Professor Layton (Live Version)” me faz querer que a trilha inteira fosse com instrumentos de verdade, nessa qualidade.

  3. 3 Claudio Prandoni 31/01/2009 às 2:58 am

    “E, realmente, sabia que você ia gostar. A “Theme of Professor Layton (Live Version)” me faz querer que a trilha inteira fosse com instrumentos de verdade, nessa qualidade.”

    Quem sabe quando não lançarem a Professor Layton Trilogy HD para Wii, com dublagens e músicas em alta qualidade – tal qual farão com a série Ace Attorney!
    :P

  4. 4 Alexei Barros 31/01/2009 às 9:24 am

    Hahaha! Vou te falar que pensei exatamente a mesma coisa. Uma pessoa que não ia gostar nem um pouco disso é o professor Hitzman.

  5. 5 Leon Santiago 31/01/2009 às 10:11 am

    Ow, muito legal a matéria. Sou fãzão da trilha do Layton! ;D

    Só uma coisa, “Live Version” não quer dizer necessáriamente “em público”. Quer dizer que eles tocaram todos juntos, ao vivo, na lata, se um errasse tudo ia pro buraco. Você sabe que quando as bandas vão para estúdios, na verdade eles gravam um instrumento por vez, né? Aí editam, remixam, blablabla, e depois juntam tudo na faixa. Tem muito álbum “ao vivo” que é de estúdio, principalmente orquestras.Não tá errado, é chamado assim mesmo.

  6. 6 Alexei Barros 31/01/2009 às 3:11 pm

    Leon, permita-me discordar, talvez não tenha me expressado direito. Eu ia escrever “apresentação em público”, mas achei que seria redundante, afinal se é uma apresentação, evidente que vai ter alguém para assistir.

    No meu ponto de vista, a nomeação é equivocada justamente porque a gravação foi feita em estúdio, sem público. Gravando cada instrumento por vez ou todos ao mesmo tempo, não consigo classificá-lo assim porque não havia platéia. Se alguém errasse era só começar de novo, algo que seria impraticável (ou então vergonhoso) ao vivo.

  7. 7 Leon Santiago 03/02/2009 às 12:25 pm

    Alexei, eu concordo com você que é estranho, e bem menos macho hehehe. O que eu quis dizer é que é assim que eles chamam mesmo. Pode ser estranho, mas no meio musical esse é um termo que se usa também pra gravações em estúdio! ;D

    Digo, não é bem uma questão de opnião, entendeu? É só um significado pro termo que a gente não tá acostumado a usar…

  8. 8 Alexei Barros 03/02/2009 às 12:35 pm

    Saquei, Leon. A Nintendo também costuma fazer muito isso nas versões arranjadas em algumas coletâneas. Seria bem mais fácil se houvesse um consenso de nomenclatura para as gravações ao vivo. =P


  1. 1 Mais duas músicas de 7th Dragon « Hadouken Trackback em 27/02/2009 às 2:48 pm
  2. 2 Haja puzzle: Professor Layton retorna ao ensino fundamental em nova trilogia « Hadouken Trackback em 11/03/2009 às 9:18 pm
  3. 3 De volta ao ensino fundamental « Hadouken Trackback em 20/01/2010 às 12:39 pm
  4. 4 Press Start The 5th Anniversary: desfalcado, reverberado e abrupto « Hadouken Trackback em 29/12/2010 às 11:36 am
  5. 5 Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack: fusão maravilhosamente suave « Hadouken Trackback em 15/02/2011 às 9:15 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: