A recuperação do Professor Layton

Obrigado, professor, obrigado
Por Alexei Barros

Muito curioso: antes de Professor Layton entrar no set list do Press Start 2008 ~Symphony of Games~, a Level-5 nunca havia lançado álbuns referentes à série. Bastou a inclusão no repertório para que o estúdio recuperasse as notas baixas, e publicasse nada menos do que quatro álbuns de uma só vez praticamente. Vamos por aulas, digo por partes.

O primeiro é o disco promocional Professor Layton Main Theme Trilogy CD, que foi oferecido como bônus na pré-venda no Japão de Professor Layton and the Last Time Travel, o terceiro jogo da saga docente – pois é, os nipônicos estão adiantados e vão passar de ano direto. Como o nome diz, são os temas da trilogia, mas em versões arranjadas pelo saxofonista Norihito Sumitomo.

Lamento profundamente só reconhecer a original do tema do Professor Layton, interpretado por violino e acordeão, porque as outras duas também são bem aprazíveis. O sombrio tema de Pandora’s Box (o segundo da franquia) é tocado no violoncelo, piano e novamente acordeão (todos supostamente sintetizados, porém em melhor qualidade que do jogo).

E sobretudo o fantástico tema de Last Time Trivel, executado pela Layton Grand Caravan Orchestra (?) – imagino que aqui sim temos instrumentos reais por conta da nomenclatura “(Live Version)” –, em que há alternâncias das cordas, com direito até a uma passagem jazzística no piano. Pena que não tem o segmento “Professor Layton and the Curious Village” do Press Start 2008… Mas não deixe de ouvir:

01 “Theme of Professor Layton”
02 “Theme of Pandora’s Box”
03 “Theme of the Last Time Travel (Live Version)”

Os outros CDs são as OSTs correspondentes a cada episódio: Professor Layton Original Soundtrack 1 ~Professor Layton and the Curious Village~, Professor Layton Original Soundtrack 2 ~Professor Layton and Pandora’s Box~ e Professor Layton Original Soundtrack 3 ~Professor Layton and the Last Time Travel~. As três vão ser lançadas no mesmo dia, em 24 de dezembro de 2008. Além das originais, cada álbum também trará versões arranjadas com os mesmos responsáveis do disco promocional. Um pouco mais e teremos um concerto só de Professor Layton como certa série de advocacia da Capcom

5 Responses to “A recuperação do Professor Layton”


  1. 1 Igor 01/12/2008 às 10:45 pm

    Curioso – assim como o vilarejo, rá! -. Quando terminei o jogo, fui logo ver se havia algum album, nem que fosse ripado direto do jogo, com as músicas, só o que eu encontrei foram reviews que diziam que “a trilha era agradável e fazia uma boa ambientação, mas nada que você fosse querer ouvir depois”. Eu, por outro lado, achei que algumas músicas eram muito boas, e que souberam usar bem o acordeão, dando um quê de europeu para o jogo, como devia ser. Aliás, a trilha lembra bastante a do Dark Cloud 2, também da Level 5 (?).

    Os instrumentos parecem sintetizados mesmo, ficaram melhores nessa versão por causa das limitações do DS, penso eu…

  2. 2 Alexei Barros 01/12/2008 às 10:57 pm

    Hahaha, como não pensei na vila curiosa assim que escrevi a primeira frase? :D

    É verdade isso. E digo mais: se não me falhe a memória cheguei a ler comentários depreciativos em relação às músicas. Pelo que notei nesses temas das continuações, as trilhas só tendem a melhorar. Ah, lembro que na revelação do Professor Layton no PS 2008 você fez o comparativo com o Dark Cloud 2 (também da competentíssima Level-5), cuja trilha fraudulentamente ainda não consegui conferir.

    Sobre as músicas sintetizadas, notei que está escrito isso nas observações do álbum do primeiro jogo. Pela descrição dá a entender então que as duas primeiras são sintetizadas em alta qualidade e a última, que tem a performance dessa orquestra, é com instrumentos de verdade mesmo, incluindo o acordeão.

    “Tracks 20 to 23: Live Versions arranged by Norihito Sumitomo, performed by Layton Grand Caravan Orchestra and Tetsuya Kuwayama (accordion)
    Tracks 24 to 26: High Quality Versions”

  3. 3 Alexo Maravalhas 19/12/2009 às 7:17 pm

    Eu de queixo caído até agora com a “Theme of the Last Time Travel”, faixa-tema do “Professor Layton and the Last Time Travel – Original Soundtrack”. Que espetáculo!

  4. 4 Alexei Barros 24/12/2009 às 10:15 pm

    Absolutamente, Alexo. A passagem no estilo barroco de 1:21 a 1:41 é o que há. Se bobear é a melhor música da série até agora.


  1. 1 Professor Layton: uma escola de música « Hadouken Trackback em 31/01/2009 às 12:37 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: