“The Suite from Final Fantasy 6 Scene 1” – Famicom Band (FCB 2nd Live)


Por Alexei Barros

Muda o jogo, mas não muda a crítica: em geral os concertos costumam selecionar o tema de abertura, epílogo ou então de alguma batalha final, e se esquecem das faixas tocadas durante o jogo. Como Chrono Trigger, Final Fantasy VI é muito mal aproveitado.

Todos os 14 personagens têm temas fantásticos (e não só a Terra), e que sempre sonhei em ouvi-los orquestrados. A maneira mais fácil de fazer isso era orquestrar de uma vez por todas a “Ending Theme”, que abarca os temas e finaliza com a música principal da série. “Como o tema de encerramento é um pouco longo, nós poderíamos orquestrá-lo e juntá-lo com o tema de encerramento de cada jogo na série, e fazer um concerto ou CD. Vou falar com o Arnie Roth [maestro do Distant Worlds] sobre isso”, disse Nobuo Uematsu em entrevista ao Spelmusik.net no final do ano passado. Enquanto o devaneio não se realiza, eu me contento com a Famicom Band.

Em sua segunda apresentação, a big band japonesa tocou três suítes musicais (de 11, 6 e 13 minutos!) só de Final Fantasy VI, como comprova esse link (e que mostra que eles já tocaram After Burner e OutRun, o que desmente a minha impressão de que nunca tinham tocado jogos da SEGA, e leva Geraldo Figueras à loucura). Infelizmente, consegui encontrar apenas a primeira, que você pode ouvir abaixo. Não é a “Ending Theme”, entretanto, mas o medley inclui vários temas de personagens – achei que não viveria para escutar “Edgar and Sabin” executada por instrumentos reais.

“The Suite from Final Fantasy 6 Scene 1”
“Opening Theme” ~ “Locke” ~ “Edgar and Sabin” ~ “Troops March On” ~ “Cyan” ~ “Phantom Train” ~ “Gau” ~ “Save Them!”

11 Responses to ““The Suite from Final Fantasy 6 Scene 1” – Famicom Band (FCB 2nd Live)”


  1. 1 Cledson 29/11/2008 às 2:24 pm

    Muito Bom! Fantástico achado!!!
    Mestre Alexei…
    Você não vai comentar sobre a trilha do Super Street Fighter II Turbo HD Remix que foi disponibilizada inteiramente para baixar pelo pessoal do OverClocked ReMix? Se não me engano, a trilha do novo jogo foi composta por fãs!

    Vou deixar o link aqui(creio que não precise de registro para acessar. E desculpe se não for correto disponibilizar o link!)
    http://digg.com/gaming_news/Street_Fighter_HD_Remix_Soundtrack_Released_for_Free

    Abraço!

  2. 2 Alexei Barros 29/11/2008 às 4:01 pm

    Bom, Cledson, eu cheguei a escrever um post sobre a notícia que a trilha sonora seria feita pelo pessoal do OCRemix. Porém, devo confessar que tenho de superar a preguiça para baixar e ouvir tudo porque não fiquei nem um pouco empolgado… =/ Se fosse para que os fãs fizessem os arranjos, que fossem os fãs japas!

    Ainda estou na dúvida se faço um post deluxe (com links para o GoEar da trilha inteira), breves comentários de algumas músicas ou nem isso. Vamos ver. :(

  3. 3 fezones 29/11/2008 às 4:45 pm

    WOW! FFVI é do carvalho!
    WOW! Essa Famicon Band é do carvalho!
    WOW! Essa Save Them! é ficou do carvalho!

    Se essa é a Suite from Final Fantasy VI Scene 1, por ventura temos mais?

    Algo que me surpreende (ou será que estou subestimando nosso velho amigo),como que conseguiram colocar a Ending Theme no cartucho do SNES?

  4. 4 geraldofigueras 29/11/2008 às 5:10 pm

    Famicom Band não precisa mais provar pra ninguém a sua competência. Além das execucões excelentes, essa atenção de um gamer dedicado em arranjar composições esquecidas pelos demais. Essa suite está maravilhosa.

    Mas como me concentrar mais em FF quando surge a notícia de que eles tocaram Sega? Ainda por cima Out Run e After Burner. Quem eu preciso matar para conseguir um link do áudio delas?

    Sobre Street Fighter, é uma trilha interessante, mas peca pela sua iniciativa original: as composições não seguem um nível médio. Algumas são excelentes, outras ficaram tristes. Mas de uma maneira geral acho que casaram bem o remake.

  5. 5 Alexei Barros 29/11/2008 às 6:28 pm

    @ fezones

    Olha, tentei caçar de todas as formas as outras músicas, mas é praticamente impossível de encontrar. Uma pena que os lançamentos deles parecem ser extremamente restritos, já que nem estão cadastrados no VGMdb, que possui a maior concentração de álbuns feitos por fãs.

    Sobre a “Ending Theme”, você diz isso por conta da duração da música? Sinceramente, não sei responder com precisão. Acredito que o console não era tão limitado nesse aspecto.

    @ Geraldo

    É, estou louco para ouvir as versões do OutRun e After Burner, você não faz idéia. Ah, o Fabão conseguiu descobrir no site que na última apresentação a Famicom Band também tocou F-Zero e ActRaiser. Lamento profundamente não poder ouvir… :(

    Seu comentário me motivou a baixar logo as músicas. Talvez eu tenha sido injusto. Ao menos um post eles merecem.

  6. 6 Wilerson 29/11/2008 às 9:07 pm

    Vocês falando de Ending Theme me lembraram do Ending Theme do FFVIII, que é a melhor coisa do jogo em questão. :D

    Sobre como conseguiram “enfiar” o Ending Theme gigantesco no SNES, pode ter sido uma colagem dos temas dos personagens mesmo, daí não ocuparia mais memória no cartucho além do necessário. Mas, sinceramente, não faço idéia de como isso rolou.

    Nesses posts todos de game music, ainda não vi nada de Phantasy Star. Não rola de colocar algo? :P

  7. 7 Alexei Barros 29/11/2008 às 11:19 pm

    Seria a “Staff Roll” do FFVII, né? Demorou para fazerem logo esse CD com temas dos créditos. Pelo que me lembre somente “Scene IV” (FFII) no Final Fantasy Symphonic Suite e o “Ending Theme” (FFIV) no Orchestral Game Concert 1.

    Hmmm, é uma hipótese. Mas acho pouco provável porque há transições entre os temas no medley. A música não pára de tocar grosseiramente e de repente começa a outra.

    Tem um bom motivo por não ter falado nada ainda de Phantasy Star: o animal aqui nunca jogou. :( Mas verdade seja dita, eu aprecio o “Dungeon Medley” e principalmente o “Field Medley” do Phantasy Star Collection: Sound Collection I.

    Ah, embora seja muito por cima, a série foi citada no post em tributo à saudosa S.S.T. Band também. :P

  8. 8 Wilerson 30/11/2008 às 10:19 am

    Não, eu falei do Ending Theme do FFVIII (parte um e parte dois), que contém Eyes on Me.

    Tem esse Medley na OST do FFVI? Vou ouvir a OST quando chegar em casa. Mas, de qualquer maneira, música em jogo é “barato”, no que se refere a memória e afins. Foi exatamente por isso que lembrei do Phantasy Star, o 1 japonês, usado com o módulo FM do Mark-III, tinha músicas sensacionais.

    Ah, eu já tinha ouvido o Dungeon Medley antes, mas não sabia a origem! Putz, *PRECISO* desses Phantasy Star Sound Collection! Pena que não achei no Play-Asia. :(

    Eu recomendo a série Phantasy Star. Ela não é tão conhecida quanto Final Fantasy, mas para mim é bem melhor em alguns pontos. E é mais curta. :P

  9. 9 Alexei Barros 30/11/2008 às 1:32 pm

    Nossa, como eu consegui confundir FFVII com o FFVIII? :S Mas bem verdade que a “Ending Theme” do FFVIII já é orquestrada no próprio jogo.

    Sim, sim, a “Ending Theme” do FFVI tem na OST com todos os seus 21 minutos. É a décima quinta faixa do terceiro CD.

    É, pelo visto adicionarei Phantasy Star na minha lista de pendências…


  1. 1 Symphonic Fantasies será dedicado à Square Enix « Hadouken Trackback em 17/01/2009 às 10:22 am
  2. 2 “Final Fantasy VIII First Movement” – Final Fantasy VIII (FCB 3rd Live) « Hadouken Trackback em 08/07/2010 às 3:11 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

