“Shenmue Medley” – Shenmue (People’s Association Youth Chinese Orchestra)

Por Alexei Barros

Essa performance é um achado. Já havia separado há uma semana, mas esperei o Fabão voltar do Japão para poder ver com calma. Afinal, diferentemente dos quatro topeiras fraudulentos, ele jogou Shenmue e, mais do que isso, tirou uma foto com um dos compositores do jogo, Takenobu Mitsuyoshi.

É um medley de 14 minutos com seis músicas que tem a peculiaridade de ser interpretado por uma orquestra chinesa, precisamente a People’s Association Youth Chinese Orchestra, com arranjo de Tan Kah Yong, que ainda tocou piano. No geral, os instrumentistas não tem a excelência de uma orquestra profissional, mas eu chamo a atenção para o solo de erhu (espécie de violino chinês) do maestro Ng Seng Hong. Se não quiser ver inteiro, ouça pelo menos a original “Shenmue ~Sedge Tree~” (música parte do set list do PLAY! A Video Game Symphony assinada pelo Mitsuyoshi, apesar de o vídeo creditar somente Toshiyuki Watanabe) e compare com a versão executada logo no início do vídeo. É inacreditavelmente perfeito!

– “Shenmue Medley”
“Shenmue ~Sedge Tree~” ~ “Shenfa” ~ “Endless Earth” ~ “The Morning Fog’s Wave” ~ “The Lion’s Banner” ~ “A New Journey”

9 Responses to ““Shenmue Medley” – Shenmue (People’s Association Youth Chinese Orchestra)”


  1. 1 geraldofigueras 16/10/2008 às 11:12 am

    Eu faço escola com a fraudulescência touperística e sequer cheguei perto de Shenmue. E esse é um daqueles da lista que eu olho e penso: será que um dia eu realmente vou jogá-lo?

  2. 2 Alexei Barros 16/10/2008 às 11:20 am

    Pior é isso. Fico com a impressão de que nunca vou jogar também. Quem sabe o Shenmue não sai na Virtual Sega Live Network? :D

  3. 3 Eric 16/10/2008 às 3:30 pm

    Shenmue Orchestra Version é um dos melhores álbums orquestrados de game music na minha opinião.

  4. 4 Alexei Barros 16/10/2008 às 4:34 pm

    Isso que esse CD orquestrado não tem a participação do Yuzo Koshiro!

  5. 5 Acid 17/10/2008 às 1:41 am

    A música Morning Fog’s Wave (ou Soundwave of morning) do álbum Shenmue Orchestra Version é uma das mais lindas e inspiradoras que já ouvi na vida. Por muito tempo fiquei achando que era do Yuzo, mas após muita pesquisa descobri que nao só o original é de Toshiyuki Watanabe como a versão arranjada TAMBÉM. Todo o meu respeito pro cara…

    O nome da música em japones é Asa moya no namioto. Significa Morning Fog’s Wave ou Soundwave of morning??

  6. 6 Alexei Barros 17/10/2008 às 11:39 am

    Você já deve saber, claro, mas a título de curiosidade as músicas que o Koshirão participou foram seis no Shenmue. Compôs “The Sadness I Carry On My Shoulders”, “Rain” e “Hip de Hop”, e arranjou, como os nomes das músicas já dizem, “Departure On A New Journey – Arranged By Y. Koshiro”, “Shenmue ~ Sedge Tree – Arranged By Y. Koshiro” e “Shenhua – Sedge Flower – Arranged By Y. Koshiro”.

    Acabei de ouvir a “Waves of Morning Haze” (sinceramente não sei a tradução mais apropriada do nome…) para refrescar a memória e, de fato, é inspiradora. Procurando mais informações sobre o Toshiyuki Watanabe, notei que ele arranjou e conduziu a “Hyrule Castle” e “Legend of Zelda Theme” do Zelda no Orchestral Game Concert, e também arranjou e regeu a “Sequence” (Kamaitachi no Yoru) no OGC4. É um cara de respeito.

  7. 7 Fabão 04/11/2008 às 7:09 pm

    “朝もやの波音”
    Asa (朝) = manhã (morning)
    Moya (もや, também com o kanji 靄) = neblina/nevoeiro/névoa/cerração (haze)
    Namioto (波音) = “ondas sonoras” (nami/波 = onda, oto/音 = uma das leituras do kanji de “som”)

    Assim, uma tradução bem literal seria “Ondas sonoras da névoa da manhã” (“Sound waves of the morning haze”). Uma mais poética, menos técnica, seria mais ou menos algo como “Rumor da névoa matinal” ou, com certa liberdade, “Sinfonia do alvorecer nebuloso”… Mas aí já estou viajando demais. :P

    A propósito, medley magnífico!

  8. 8 Alexei Barros 04/11/2008 às 7:22 pm

    Valeu por mais uma aula, Fabão! Como comentei com você, acho que só o Press Start faria uma versão melhor que essa, já que eles têm a preocupação de recriar as originais com fidelidade, como, por exemplo, o Samurai Shodown tocado com shamisen.

    De todos os vídeos que vi da versão do PLAY! (infelizmente incompletos) a parte do erhu é feita pelas cordas convencionais, e fica sem a mesma pegada dessa performance chinesa.

  9. 9 Fabão 04/11/2008 às 7:45 pm

    De fato, tocada com erhu, que eu nem conhecia, fica muito mais fiel à original. Ainda assim, como comentava com você, o Ng (meu deus! /o\) toca com bastante personalidade, aderindo à melodia original, porém sem deixar de distorcer e prologar as notas à sua maneira. Adorei! ^_^


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: