Revival megalomaníaco

Por Alexei Barros

Após protestos do assíduo comentarista Platy para com o esquecimento aqui no Hadouken da trilha sonora de Mega Man 9, cá estou para recuperar o tempo perdido, não sem motivo, afinal hoje sai a AST (Arranged Sound Track), a qual já falei antes aqui.

De início, repudiei a idéia do jogo feito à moda antiga, por esperar algo da excelência do Bionic Commando Rearmed, embora a proposta não tivesse me desmotivado a ponto de sequer jogá-lo. Já perdi a conta de quantas vezes já comentei isso.

Enfim, no momento em que Mega Man 9 foi anunciado nesse estilo retrô, instantaneamente questionei quem faria a trilha, afinal, para mim, da mesma forma que os capítulos recentes padecem de inspiração, as músicas já não eram tão incríveis como antigamente. Compare, por exemplo, X7 com o X. Então.

Sonhei com a possibilidade de algum dos compositores antigos fazer a trilha, como Manami Matsumae (MM1 e 2), Yoshihiro Sakaguchi (MM1 e 2), Yasuaki Fujita (MM3 e 4) ou Ogeretsu Kun (MM2). E fiquei pessimista quando fui informado que as músicas ficariam sob os cuidados da Inti Creates, especificamente de Ippo Yamada.

Mas quando a OST foi lançada, confirmaram-se também os nomes dos compositores Ryo Kawakami, Yu Shimoda e Hiroki Isogai, todos do time de som III, e quando ouvi as músicas me surpreendi com a riqueza das melodias. Para completar, aproveitaram várias faixas originais do Mega Man 2, jogo o qual é a maior fonte de inspiração do MM9 e, sem pensar muito, tem as melhores composições da série clássica. Tanto é verdade que a famigerada estréia orquestrada (de mais de 20 anos de espera) do Blue Bomber se deu com o segundo episódio no Press Start 2008 ~Symphony of Games~. Exemplos de músicas boas? “Concrete Jungle (Concrete Man Stage)” reverencia “Woodman Stage” do MM2, “Magma Burning (Magma Man Stage)” lembra um tema de tokusatsu e “Galaxy Fantasy (Galaxy Man Stage)” transpassa o desígnio da galáxia ao incorporar uma batida psicodélica.

Em entrevista ao Siliconera, Yamada disse que toda a trilha foi feita em PCs, e usou um programa que produz sons parecidos com o NES, utilizando três canais de som para música e um para efeitos. Porém, sem as restrições de hardware do 8-bits – acha, por exemplo, que a “Ending” o antigo console da Nintendo não seria capaz de reproduzir. Por fim, falou mais sobre a AST, que traz arranjos de Makoto Tomozawa (MM7), Shusuaki Uchiyama (MM8), Akari Kaida (Okami, Mega Man & Bass) e dos já citados Manami Matsumae e Yasuaki Fujita.

Mais sensacional é o site da AST, que conta com samples e fotos dos músicos, possivelmente as primeiras na Internet desses últimos dois compositores reservados. Na verdade, sabia que Fujita era da Alph Lyla, a falecida banda da Capcom. O site inclusive confirma a sua participação no Game Music Festival ’91 e 92. No encarte do CD Game Music Festival ~Super Live ’92~ há uma foto do grupo, mas não sabia a identidade deles, com exceção da Yoko Shimomura no centro – aquela mesmo do Street Fighter II, Kingdom Hearts, Legend of Mana etc. Agora comparando a fisionamia das fotos de 1992 e 2008 posso assegurar que Fujita é o rapaz do lado esquerdo da Shimomura. Reunir tanta gente boa, com currículos de respeito e intimidade com o Mega Man: fan service como esse não acontece todos os dias.

Anúncios

17 Responses to “Revival megalomaníaco”


  1. 1 Claudio Prandoni 10/10/2008 às 9:12 pm

    Curti muito a OST de MM9, mestre, ainda que realmente ela não transpasse o desígnio da de MM2.

    Muito interessante essa questão da composição das músicas ter sido feita em um PC, especificamente em um programa que imita sons de NES. Ficou muito fiel à proposta.

    Gosto muito da música do Galaxy Man, mas minha preferida mesmo é a Thunder Tornado, da fase do Tornado Man. Sim, é a mesma que toca no trailer de debute de MM9.

  2. 2 Alexei Barros 11/10/2008 às 11:27 am

    Nossa, falha não ter citado a “Thunder Tornado (Tornado Man Stage)”! E que tal esse arranjo guitarrístico feito por um fã? O Fabão que me passou antes de pisar em território nipônico.

    Em tempo, a “Title” também é bacana, mas igualmente não transpassa a “Title” do Mega Man 3.

  3. 3 Diego Paulino 11/10/2008 às 3:44 pm

    Será q sou só eu q prefere as músicas do MM1 do q as do MM2, e q acha a musica do Cutman a melhor?!?!? =\

  4. 4 Alexei Barros 11/10/2008 às 4:37 pm

    Diego, gosto também da trilha do MM1, mas no geral aprecio mais as músicas do MM2 mesmo.

  5. 5 Diego Paulino 11/10/2008 às 5:04 pm

    Tipo Alexei, não é q eu não goste da trilha de MM2, só q com ela eu não tive nenhum momento WTF q eu tive com a da MM1 e nenhum momento WTFOMG q eu tive com o tema do cutman…=\

  6. 6 Alexei Barros 11/10/2008 às 5:09 pm

    Hehe, sem dúvidas, esse momento de êxtase que você descreveu eu tive com a “Crashman Stage”, mas depende muito das experiências megamaníacas de cada um.

  7. 7 Diego Paulino 11/10/2008 às 5:21 pm

    Durante a fase mega hype de MM9 eu e um amigo decidimos zerar todos os megas de nes via emuladores ilícitos, quando jogamos o MM2, ele disso o mesmo q vc disse sobre o tema do crashman(” caralho q musica foda esse!!!!!11!”), eu já só achei bom =\ Não há outra musica q possa bater essa em MM http://www.goear.com/listen.php?v=a620f94 =D

    Dá até vontade de dançar! xDDD

  8. 8 Diego Paulino 11/10/2008 às 6:01 pm

    Eu e um amigo, durante a fase mega-hype de MM9 decidimos zerar todos os MM de nes via emuladores ilícitos (=\). Quando chegou no MM2, no stage do Crashman, ele ficou nesse mesmo êxtase q vc ficou (“Caralho q música foda dessa fase!!!11!”), só q eu achei só boa =\. Só quero ver um tema de MM q possa superar esse (modo semeando a discórdia = on xD):

    http://www.goear.com/listen.php?v=a620f94

    Dá até vontade de dançar! xD

  9. 9 Alexei Barros 11/10/2008 às 6:15 pm

    Hahaha! O Claudio tinha me falado que começou a fazer o mesmo que você e o seu amigo, mas até onde eu sei ele ficou encalhado no MM1. Até me deu vontade de também zerar todos os MM, só que pretendo terminar o remake do primeiro no PSP…Os emuladores ilícitos: como resistir a eles? =/

    Sobre a música: nunca haverá um consenso, evidente. Gosto bastante da Cutman, apenas não acho a melhor. =P

  10. 10 Diego Paulino 11/10/2008 às 6:23 pm

    Agente chegou a ir mais longe, zeramos até o MM4, só q o mega-hype foi passando, as aulas voltando……acabou q nem zeramos o MM5 nessa onda =\

    voltamos pro clássico: jogar super street fighter 2 turbo, marvel super heroes vs street fighter, eternal champions via kaillera =D

  11. 11 Alexei Barros 11/10/2008 às 6:25 pm

    Poxa, até o MM4 já é um feito considerável, Diego. Ficaria imensamente feliz de conseguir a façanha…

  12. 12 Diego Paulino 11/10/2008 às 6:35 pm

    O maior problema foi matar o mega final boss do MM3 com aquela MALDITA RIDÍCULA snake beam!>.<””””’

    O “problema” dos MM de nes q eles só vão ficando “fáceis” a partir dos ultimos capítulos. Começa do MM6 e vai voltando =D

    Falando MM, bateu uma saudade de jogar o MMX4 do no meu saturn q eu vendi…=\

  13. 13 Alexei Barros 11/10/2008 às 6:40 pm

    Hahaha, essa foi boa! Falando sobre a série X, gosto mais da trilogia do SNES do que a do 32-bits. Acredito que discordamos em tudo que se refere ao Mega Man… :D

  14. 14 Diego Paulino 11/10/2008 às 6:42 pm

    Pra falar a verdade eu só joguei o MMX4 da série X, q foi meu 1º MM q eu joguei, mas deixa isso pra lá….xDD

  15. 15 Alexei Barros 11/10/2008 às 6:44 pm

    Hehe, pois então faça o mesmo com a série X – o duro vai ser aguentar o X7 do PS2. =/

  16. 16 Diego Paulino 11/10/2008 às 6:48 pm

    cara, o mais próximo de next-gen q eu tenho é o Dreamcast……=\

    por isso q eu só falo de games antigos, principalmente os de luta…..=\

    E eu nem penso em fazer isso, se não eu vo me ferrar ainda mais na facul…..xDD


  1. 1 Mega Man 10: time de compositores nota 10 « Hadouken Trackback em 04/02/2010 às 9:52 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: