Yuzo Koshiro e Norihiko Hibino: uma parceria promissora


Por Alexei Barros

Em julho foi anunciado o álbum Live Music by Piano and Strings: Sekaiju no MeiQ I & II Super Arrange Version. Pelo nome, até achei que fosse a gravação de um concerto aberto ao público. Passou o tempo, pouco se falou sobre o CD, e imaginei que não passasse de um boato. Mas com o anúncio da sociedade entre Yuzo Koshiro e Norihiko Hibino no Hyper Game Music Event 2008 as peças começaram a se encaixar.

As trilhas de Etrian Odyssey e Etrian Odyssey II: Heroes of Lagaard do Nintendo DS são criadas pelo Koshiro, e os dois sensacionais discos com versões arranjadas, Sekaiju no MeiQ Super Arrange Version e Sekaiju no MeiQ² *shoou no seihai* Super Arrange Version – este só não é o melhor do ano por causa do Falcom jdk Band 2008 Spring –, são dirigidos pelo Norihiko Hibino.

O blog do show trouxe fotos da gravação do álbum, que teve as músicas selecionadas, arranjadas e conduzidas por… Norihiko Hibino! Sabia que era compositor, arranjador e saxofonista, não imaginava que dava pitacos como regente. Tudo leva a crer que as músicas com levada bossa nova do CD serão executadas no HGME 2008, mesmo porque naquela entrevista do Yuzo Koshiro à Nintendo Power, ele manifestou o interesse de tocar as músicas do Etrian Odyssey ao vivo.

E mais: no primeiro Ask Hibino, em que responde perguntas enviadas pelo público no blog Original Sound Version, falou algo interessante. “Na verdade, estou planejando usar o mesmo conceito para um jogo diferente (tomara que Actraiser do Koshiro-san… O que você acha?)”, comenta. Não consigo imaginar algo que suplante o absoluto Synphonic suite from Actraiser, apesar de manter a convicção que a “Fillmore” orquestrada perdeu muito sem a batida eletrônica da “Fillmore” original. Mas o que eu queria de verdade é um álbum arranjado de Super Adventure Island, com Norihiko Hibino interpretando “The Island of Everlasting Summer” no saxofone…

[via EXTRA, OSV, SEMO]

10 Responses to “Yuzo Koshiro e Norihiko Hibino: uma parceria promissora”


  1. 1 geraldofigueras 23/09/2008 às 11:34 pm

    Pegando aqui as trilhas de EO, após recomendação maestral.

    Coloca Koshiro na frase que eu começo a agir que nem groupie.

  2. 2 Alexei Barros 23/09/2008 às 11:45 pm

    Hahaha! E depois de ouvir as OSTs e ASTs, não deixe de escutar o Sekaiju no MeiQ² *syoou no seihai* sound track : Piano sketch version, que possui sete faixas do Etrian Odyssey II: Heroes of Lagaard interpretadas no piano. Tem apenas 15 minutos de duração, mas é ótimo, ainda mais para você que aprecia álbuns assim. ;)

  3. 3 Fabão 24/09/2008 às 12:29 am

    “Mas o que eu queria de verdade é um álbum arranjado de Super Adventure Island, com Norihiko Hibino interpretando “The Island of Everlasting Summer” no saxofone…” (2)
    Quando ouvi a trilha de SAI pela primeira vez, fiquei imaginando se não havia uma versão arranjada. Tempos depois, mais informado, me conformei com o fato de não haver tal tesouro. Até hoje sonho com isso…

  4. 4 geraldofigueras 24/09/2008 às 11:02 am

    Assino embaixo, Fabão! Depois da dica do Alexei, até peguei o SAI pra jogar, sempre a melhor desculpa para escutar a trilha.

  5. 5 Alexei Barros 24/09/2008 às 11:23 am

    De fato, preferia muito mais que o novo fruto da parceria entre Yuzo Koshiro e Norihiko Hibino fosse de uma trilha ainda não arranjada, e não poderia haver melhor escolha do que Super Adventure Island.

    Além disso, não sei o que o produtor Thomas Boecker, da série Symphonic Game Music Concert e do Symphonic Shades, espera para fazer o Yuzo Koshiro in Concert, tendo em vista que ele o conhece desde o projeto Merregnon e o Koshirão sempre participa desses concertos como arranjador…

    Quero saber quando vão orquestrar a “Town of Barents” do Algarna. :(

  6. 6 Acid 30/09/2008 às 12:42 pm

    “Mas o que eu queria de verdade é um álbum arranjado de Super Adventure Island, com Norihiko Hibino interpretando “The Island of Everlasting Summer” no saxofone…”³

    Esse “Island” é uma das minhas músicas favoritas EVER de videogames.

    Já a minha Town of Barrents definitiva já foi feita (se não me engano) pelo próprio Yuzo mesmo, pra o X68000.

    http://www.goear.com/listen.php?v=e2cf852

  7. 7 Alexei Barros 30/09/2008 às 1:39 pm

    Acid, confesso que as duas eu conheci por meio da biografia que você escreveu. Depois que conheci a “Town of Barrents” do X68000, me toquei que a faixa estava no Yuzo Koshiro Early Collection, porém na versão mais primitiva do X1.

    Sonhei com a música orquestrada principalmente após acompanhar a evolução da “Birth of the People ~ Offering” do Synphonic suite from Actraiser, e o excerto da “Church” (4:39 a 5:49) no “Fifth Movement” do Symphony Ys ’95, que embora não seja a performance real de uma orquestra, chega perto disso com sintetizadores.

    Pena que o Algarna é absurdamente obscuro (muitos sites nem tem o jogo cadastrado), o que diminui a chance de ouvirmos arranjada. A não ser que façam um Yuzo Koshiro Early Collection Arranged…


  1. 1 Hyper Game Music Event 2008: a presença do Fabão « Hadouken Trackback em 13/10/2008 às 2:02 pm
  2. 2 “Scars of Time” – Chrono Cross (Trio the DS – Hyper Game Music Event 2008) « Hadouken Trackback em 28/11/2008 às 12:06 pm
  3. 3 UOL Jogos entrevista Norihiko Hibino « Hadouken Trackback em 07/10/2009 às 12:50 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: