Press Start 2008: a cronologia de Chrono Trigger & Cross

Por Alexei Barros

Achou que havia acabado as músicas do Press Start 2008? Hoje, no dia da apresentação, não apenas Sonic foi confirmado, como a série Chrono também, e ambos foram tocados duas vezes.  Aqui no Hadouken, no Blogeek, nos outros blogs e em toda a Internet percebo que os admiradores de Yasunori Mitsuda são tantos ou em maior número que os aficionados de Nobuo Uematsu. Não por menos, decerto.

A história por trás de Chrono Trigger já foi contada por inúmeras oportunidades, mas é tão espetacular que merece ser narrada quantas vezes forem necessárias. Por unir as equipes de Final Fantasy e Dragon Quest, inicialmente as músicas seriam criadas por Nobuo Uematsu e Koichi Sugiyama, acredite você. Mas o big boss da game music estava ocupado em outros projetos, e um novato programador de som exigiu a Hironobu Sakaguchi que assumisse a composição da trilha sonora. Foi então que Sakaguchi concedeu a honra para Yasunori Mitsuda escrever a OST de Chrono Trigger.

Não foi fácil. Ele suplantou a perda de 40 faixas inacabadas e crises de úlcera. Exatamente disso que Nobuo Uematsu, que colaborou com oito músicas, relembra no post. Diz que Mitsuda chegou a pernoitar e subitamente sofreu um colapso, e teve de ser levado de ambulância para o hospital. Mas todo o esforço valeu a pena, e a trilha foi de altíssima qualidade. Comenta que as músicas de Chrono Trigger são executadas mundo afora, e a recepção dos fãs é sempre calorosa.

Revela, por fim, que o responsável pelo arranjo é Keiichi Oku. O mesmo de “Super Mario Bros. Medley” e “Castlevania Medley” do Press Start 2007, Oku também orquestrou a “Moon Over The Castle (Orchestra Version)” (Gran Turismo 4) e participou como arranjador e maestro do Orchestral Game Concert 4 e 5. Neste último, aliás, Chrono Trigger debutou em concertos em versão de Kosuke Onozaki. E essa mesma foi tocada no Press Start 2007, ainda que o arranjo estivesse creditado à Nobuyuki Nakamura.

Contudo, na ocasião, relembrar Chrono Trigger não passava de um ato de saudosismo que buscava resgatar uma série que parecia relegada ao limbo. Com o anúncio da adaptação para Nintendo DS, o jogo voltou a ficar em evidência, e tornou-se praticamente obrigatório incluí-lo no set list. Detalhe que o segmento não é o mesmo do OGC5 e do Press Start 2007, uma vez que o medley também tem músicas de Chrono Cross, em que Mitsuda estava mais maturado, e abraçou em definitivo o estilo celta. Para variar um bocado, eu não mencionei o estupendo adendo de Chrono Trigger nas minhas apostas, mas o Fabão não deixou passar batido em sua wishlist.

Permanece a dúvida se o medley do PS 2008 suplantará o até agora imbatível “Chrono Trigger & Cross Suite” do PLAY! A Video Game Symphony, e o tremendamente auspicioso “Chrono Trigger Medley ~Orchestra Version~” do CD promocional Chrono Trigger Orchestra Extra Soundtracks.

[via PRESS START]

Set list até o momento:

01 – Wild Arms
02 – Super Mario Galaxy
03 – Monster Hunter
04 – Spelunker
05 – Touch! Generations Medley
06 – Samurai Shodown
07 – Uematsu’s Early Years Medley
08 – Ace Attorney
09 – Baten Kaitos
10 – Mega Man 2
11 – Professor Layton
12 – Ys
13 – Final Fantasy IX
14 – Sonic the Hedgehog

2 Responses to “Press Start 2008: a cronologia de Chrono Trigger & Cross”



  1. 1 A expectativa por Press Start 2008 « Hadouken Trackback em 14/09/2008 às 6:36 pm
  2. 2 O concerto restrito, parte dois « Hadouken Trackback em 14/06/2009 às 3:40 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: