Yuzo Koshiro na Falcom

Por Alexei Barros

É raro, mas não impossível encontrar entrevistas em vídeo do Yuzo Koshiro na Internet. Mas as que existem são relativamente recentes. Agora essa é antológica, da época em que trabalhava na Falcom, e adotava o pseudônimo YK-2. Ele aparece, meio de lado, em 1:21. Antes, em 0:17, ainda se vê o compositor Masaya Hashimoto, e em 2:01 a irmã dele, Ayano Koshiro, que é designer de personagens.

8 Responses to “Yuzo Koshiro na Falcom”


  1. 1 geraldofigueras 01/09/2008 às 10:47 pm

    Fora o fato de não entender lhufas (e me sentir uma mula de instância maior), fantástico esse vídeo. A música no fundo é de chorar de tão boa, e me delicio com a época em que programadores tinham pseudônimos, pois ainda não eram estrelas :)

  2. 2 Acid 01/09/2008 às 11:02 pm

    Caraaaaaaaaaamba!!! Demais, Alexei! Valeu! Se tiver mais entrevistas, bota o link aqui nos comentários! Achei fascinante ver como o cara era um pirralha na época, com cabeção!

    O primeiro na entrevista é Masaya Hashimoto, o produtor, diretor, programador e desiner do jogo. O segundo, como vc disse, é Yuzo, e a terceira entrevistada é Ayano Koshiro, a irmã de Yuzo (character designer).

  3. 3 Alexei Barros 01/09/2008 às 11:19 pm

    @ Geraldo

    “e me sentir uma mula de instância maior” (2)

    É verdade, e o mais irônico de tudo é que o Yuzo Koshiro se tornou uma estrela ao ter o seu nome na tela-título de The Revenge of Shinobi. :D

    Como você curte jogar games antigos hoje em dia, não sei você já jogou e/ou terminou o Ys, mas eu queria ao menos experimentá-lo. Tenho escutado as trilhas dos dois primeiros capítulos da série, e fiquei fascinado. Uma pena que o remake do primeiro para DS, que seria a plataforma perfeita para eu conseguir jogar, só saiu no Japão… :(

    @ Acid

    Rá, sabia que você ia gostar desse vídeo, Acid! Ah, e valeu por esclarecer as identidades dos outros entrevistados – eu jamais havia visto a face da Ayano Koshiro. Agora fico curioso para ver a senhora Tomo Koshiro.

    Bom, outra entrevista que eu encontrei no YouTube, a “Yuzo Koshiro talks about game music”, acredito que você já tenha assistido antes e, se não me falhe a memória, postou no seu blog.

    Agora as outras eu achei somente no Nico Nico Douga, que é uma espécie de YouTube japonês, que exige cadastramento. Em uma delas inclusive o Koshiro falava sobre o seu trabalho no Etrian Odyssey II para você ter uma idéia. Alguns usuários têm copiado vídeos do NND no YouTube, e se colocaram essa ou outra eu faço mais um post.

  4. 4 Alexei Barros 02/09/2008 às 12:44 am

    “Agora fico curioso para ver a senhora Tomo Koshiro”.

    Não mais. O Acid me mandou essa foto por e-mail de toda a família Koshiro reunida (com um afortunado visitante), em que aparecem Yuzo, Tomo e Ayano. Com isso, eu consegui confirmar a suspeita de que a senhora que aparece ao lado dele nesta outra foto, registrada na platéia do Second Symphonic Game Music Concert (2004), é a própria Tomo Koshiro, a fundadora da Ancient que foi à Alemanha prestigiar a perfomance da FILMharmonic Orchestra Prague de “Actraiser Medley”. Certamente mal ela poderia imaginar que, ao ouvir as músicas de Bach, Beethoven e Mozart, inspiraria o seu filho, e anos depois veria as composições do seu garoto tocadas por uma orquestra.

    FANTÁSTICO!!!

  5. 5 TG Aoshi 02/09/2008 às 4:48 am

    @Alexei

    Aproveitando o tópico, será que vc podia falar um pouco sobre a Falcom jdk em alguma ocasião?

  6. 6 geraldofigueras 02/09/2008 às 10:15 am

    Olha essa foto! Imagina, uma foto com o Koshiro no próprio estúdio.

    Alexei, nunca joguei Y’s, e tenho uma enorme curiosidade desde 1989 com o Master System. Mas sinto que esse é um daqueles da minha lista que jamais ganhará a devida chance, a não ser que o remake do DS venha pra cá, algo que elevaria em muito a possibilidade.

  7. 7 Alexei Barros 02/09/2008 às 12:20 pm

    @ Geraldo

    Como não tive Master, eu só vim conhecer a série recentemente, principalmente por conta do Yuzo Koshiro. Mas Final Fantasy, Dragon Quest e Zelda ainda estão na lista de prioridades… :(

    @ TG Aoshi

    Se você estiver se referindo à J.D.K. Band (agora jdk Band) eu cheguei a falar do álbum Falcom jdk Band 2008 Spring no Blogeek. Mas ainda acho que a banda merece um post mais completo, falando dos integrantes antigos, como aquele que fiz da H.. Se for do estúdio, confesso que conheço pouco dos outros compositores além do Yuzo Koshiro, e exigiria mais pesquisa. De qualquer forma, pretendo falar sim, TG Aoshi. :P


  1. 1 Press Start 2008: o regresso de Ys « Hadouken Trackback em 02/09/2008 às 5:54 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

