Artwork do dia: Super Mario World

Por Alexei Barros

Vixe, de novo eu subtraí a série prandonística… E de novo tem a ver com Mario, mas, por misericórdia, é uma antítese daquela aberração bigoduda empunhando um martelo. A simpática arte conceitual acima está escondida em um encarte de Super Mario World, álbum histórico de 1991, período em que a Nintendo ainda nos agraciava com excelentes versões arranjadas – hoje em dia ela mal lança os discos com as músicas originais.

No primeiro CD, onze releituras jazzísticas do tecladista Soichi Noriki de faixas de Super Mario World e também de Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3, interpretadas por talentosíssimos instrumentistas. Destacam-se o guitarrista Jun Kajiwara, o Mr. Shinsekai, de tantas participações em álbuns da SNK, e o experiente saxofonista Sadao Watanabe, atualmente com 75 anos, que ainda foi o produtor de som. Na produção geral, o big boss da game music, Koichi Sugiyama, de Dragon Quest, creditado como “Kohichi Sugiyama”. No outro CD, as originais de SMB, SMB2, SMB3 e SMW, todas criadas por Koji Kondo.

A ilustração de Mario tocando saxofone permaneceria escusa 17 anos depois se não fosse por Shigeru Miyamoto, que apresentou o Wii Music na conferência da Nintendo no lixo do mundo da E3 2008 vestindo uma camiseta com o mesmo desenho. Não que tenha aparecido muito durante o evento, já que a estampa está parcialmente encimada pela camisa aberta.

Anúncios

13 Responses to “Artwork do dia: Super Mario World”


  1. 1 Igor 15/08/2008 às 10:28 pm

    Muito boa, até salvei aqui hehehe

    Mas estou atrás, sem sucesso, do album em si.

  2. 2 Alexei Barros 15/08/2008 às 10:35 pm

    Igor, para falar a verdade até que não é difícil encontrar. O que complica são as estúpidas variações de nome: Super Mario World Live, Super Mario World Arranged, Super Mario World Original Sountrack etc. Na verdade, todos batizam o mesmo álbum… -_-

  3. 3 Igor 15/08/2008 às 10:47 pm

    Fiz uma busca breve e achei. Infelizmente ao que parece são só algumas músicas das dezenas do CD, mas tudo bem, melhor assim, daí se gostar procuro mais a fundo.

  4. 4 Alexei Barros 15/08/2008 às 10:52 pm

    Ah, o CD vale pelas 11 primeiras, que são as arranjadas. Tem umas bem calmas, outras mais animadas. A minha preferida é a quarta faixa, “Mario! Stay Alert!”, que emenda o tema das fases subterrâneas com o tema dos castelos do Super Mario World. É incrível!

  5. 5 TG Aoshi 16/08/2008 às 1:30 am

    Putzzz… Vou procurar esse álbum!
    Ainda mais que tenho ouvido algumas músicas do Sadao e tenho curtido MTO!

  6. 6 Alexei Barros 16/08/2008 às 2:58 pm

    Não hesite em ouvir, TG Aoshi. Até gostaria de conhecer mais o trabalho do Sadao Watanabe, e acho interessante a influência da música brasileira nas faixas com nomes em português, tal qual acontece com o Casiopea e o T-Square.

  7. 7 geraldofigueras 16/08/2008 às 6:42 pm

    Lembro de não ter gostado dos arranjos e descartado o álbum, mas dada a nota radoukeira, vou conferir o disco mais uma vez.

  8. 8 Alexei Barros 16/08/2008 às 8:58 pm

    Geraldo, não sei se você mudaria de opinião hoje, mas o Super Mario World está entre os meus preferidos. O tema “Super Mario Bros.” é citado neste extenso e fascinante artigo como o arranjo mais perfeito da música. E eu concordo! =P

  9. 9 geraldofigueras 17/08/2008 às 3:59 pm

    Já to pegando, depois escuto com calma e conversamos ;D

  10. 10 TG Aoshi 18/08/2008 às 4:53 am

    @Alexei

    Bom, não conheço muita coisa ainda, mas a influência brasileira no trabalho do Sadao é MUITO grande! Achei a interpretação dele, de músicas brasileiras no sax excelente! (inclusive, os vídeos dele, no tube, com a participação do Toquinho são mto bons!)
    Fora alguns poucos vídeos, consegui ouvir só um álbum dele, “Wheel of Life”. ALTAMENTE Recomendado! MTO bom mesmo!

  11. 11 Alexei Barros 19/08/2008 às 12:47 am

    Valeu pela dica, TG Aoshi! Estou há um tempão para conferir a gigantesca discografia do Watanabe. Para falar a verdade, a única que ouvi dele além do Super Mario World é a “Donna Lee”, faixa do Experience, álbum solo do falecido baixista Tomohito Aoki (outro que teve várias participações em CDs de game music).


  1. 1 “Rosetta’s Observatory” – Super Mario Galaxy (Vayshen) « Hadouken Trackback em 10/12/2008 às 7:34 pm
  2. 2 Artwork do dia: Famicomtsushin presents Teraosaurs « Hadouken Trackback em 09/05/2010 às 5:14 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: