Old Skane #09: Aquela do primeiro sub-jogo

Por Claudio Prandoni

Talvez você já tenha visto: tem novo blog na praça. Porém, entretanto, contudo e todavia, não se trata meramente de mais um blog sobre games, mas sim do primeiro de uma categoria nova, o primeiro blog sobre games que não são exatamente games.

São os tais Sub-Jogos.

Não me perderei em elocubrações e divagações passadas, visto que o quase camarada Lucks já elucidou bem a origem da iniciativa e no próprio Sub-Jogos dá pra saber mais de brunobelo e Agripas, os mentores da parada.

Venho aqui saudar o Sub-Jogos e homenageá-los com um confronto, rá!

Logo no primeiro post eles afirmam que Xenogears é um sub-jogo, fato este corroborado efusivamente por Lucas Patrício. Na Old Skane de hoje vemos a contestação desta afirmação por meio do review do game feito pela saudosa revista Gamers. À época, o RPG novato da Squaresoft recebeu a nota de 4.7 de um total de 5. Nada mal, hein.

Será que os sub-jogadores concordarão com os argumentos?

Anúncios

14 Responses to “Old Skane #09: Aquela do primeiro sub-jogo”


  1. 1 Lucas Patricio 31/07/2008 às 11:15 am

    OOOOOOOOEEEMEEEEEEEGEEEEE!!!!!!!!
    Pranda, vou por isso de wallpaper NOW!! Fantastico!! Agora que ja paguei a promessa, posso voltar a dizer que Xenogears é O jogo XD hahaha

  2. 2 brunobelo 31/07/2008 às 11:26 am

    O jogo tem save durante uma conversa. :) Precisa falar mais? ;)

  3. 3 geraldofigueras 31/07/2008 às 12:14 pm

    brunobelo e agripa, grandes figuras do meio fórum-internético. Bela iniciativa, vou conferir os textos com mais calma depois.

  4. 4 Timóteo 31/07/2008 às 12:55 pm

    Blog assinado só pra saber pq Xenogears é sub-jogo.

    Aquele jogo é incrivel o.o

  5. 5 Rodrigo Flausino 31/07/2008 às 1:18 pm

    Xenogears é um jogo BOM. E tenho dito!

    Ah, não sou fanboy do game, mas que ele é bom, isso é!!!

  6. 6 Lucas Patricio 31/07/2008 às 4:03 pm

    EU SOU FÃBOY!!!!!!11umumum

    XD uahauhauah

  7. 7 Douglas Vieira 31/07/2008 às 5:49 pm

    Lucas, O jogo é Chrono Trigger, Xeno passa longe dele :p

  8. 8 Werther 01/08/2008 às 2:00 pm

    Chronos e FFs que me desculpem, mas Xenogears é o melhor jogo que eu já joguei até hoje e ponto final.

  9. 9 Fernando Mucioli 01/08/2008 às 8:05 pm

    Desculpa, a última categoria na qual Xenogears se encaixa é essa de “Sub-Jogo”. Eu concordo que a narrativa do segundo disco é no mínimo bizarra e que os fãs da série Xeno às vezes vão além da conta com a sua “adoração”, mas falar que o jogo é tosco, desculpa, é bobagem.

    O mesmo para o Ninja Gaiden II. Falem o que quiser, mas desmerecer o jogo porque tem um cachorro com espada na boca é idiotice.

    Ou, claro, eu fui maravilhosamente trolado e estou fazendo papel de bobo a levar tudo isso a sério =p

  10. 10 Ska 07/08/2008 às 10:49 am

    Po esse blog sub-jogo é um insulto p/ quem olha vídeo game como forma de cultura e expressão artística.É lógico que todos tem o direito de falar o que quiser, e fazer brincadeiras.Mas por outro lado enquanto a maioria das pessoas ligadas a esse meio estão tentando fazer a linguagem dos games evoluírem outros como esse blog vão na contra mão. Tenho vergonha em ver que esse blog é nacional :/

  11. 11 brunobelo 07/08/2008 às 5:28 pm

    Olá amiguinho! Fico feliz de ver o seu comentário e, como já falei algumas vezes pra algumas pessoas, eu adoro gente idealista, praticamente românticos.

    Em tempo: não fazemos brincadeiras, só não somos alegres que adoramos tudo que o mercado coloca aí. Ninja Gaiden 2 é horroroso, um button masher só, design de fases praticamente inexistente, diálogos paupérrimos, personagens infantis numa temática que tenta ser adulta. Nah, sério, eu não sou mais adolescente e não me divirto mais em ver litros e litros de sangue espirrando pela parede, já passei dessa fase, sem querer dar uma de espertão.

    Mas legal, só queria que vc desenvolvesse o conceito de “quem olha vídeo game como forma de cultura e expressão artística”. Em que parte eu destruo esse conceito? Eu sou o primeiro a defender isso. Mas jogo vagabundo não é arte e ponto-final. :)

    Quanto ao blog ser nacional, se vc quiser, eu escrevo em inglês. Prefere assim? :P

  12. 12 ska 08/08/2008 às 3:08 pm

    huohouhuohuouo e ai Bruno!!!

    Então kr posso ser ídealista e romantico, mas tenho mta sorte de ser um estudioso e desenvolvedor de games que esta se benificiando com todo esse processo do desenvolvimento da linguagem e narrativa dos games que vem acontecendo nesses ultimos tempos.

    Po eu estive me penssando e lhe devo desculpas…Eu não li o blog inteiro e não tinha o direito de dizer.

    “Po esse blog sub-jogo é um insulto p/ quem olha vídeo game como forma de cultura e expressão artística.”

    Mas pelo que eu lí, e me incomodou o fato da opnião pessoal estar mto explicita e algumas vezes falando mal de um jogo como se fosse por raiva, analizando somente os primeiros 10 minutos. Então vcs difamam o jogo fazendo o msm perder seu valor “academico”.Ai o blog vem ganhando cada vez mais fama(como é o caso do lnk estar no hadouken por exemplo) e mtas vezes as pessoas ficam com uma visão errada do jogo.

    Acho mto legal a ideia do blog (sub-jogo) mas se vc me permite uma opnião, tente explicar melhor o pq o jogo mereçe ser um sub jogo.E não só pawnar gratuitamente só pelos 10 min : )

    hohuohuohuohohouhouhuohuo

  13. 13 brunobelo 08/08/2008 às 4:03 pm

    Pô, acho que a raiva é pelo fato do Xenogears estar lá, correto? Porque os outros jogos que eu escrevi sobre eu joguei bastante, não apenas 10 minutos. :)

    O problema com o Xenogears é outro, eu particularmente joguei muito pouco Xenogears e não tenho opinião formada sobre ele, mas o outro do Blog, o Agripa, jogou sim e vai escrever sobre ele logo. O fato é que nós só criamos o blog por causa da tal aposta, e usamos o Xenogears como desculpa. Mas, like I said, eu não joguei, mas o Agripa sim, ele acha tosco e vai escrever sobre isso mais adiante.

    Eu acho falar mal RPG japa bater em cachorro morto, se me permite dizer. ;)

    Quanto aos quesitos pro jogo ser sub-jogo, bom, é aquele jogo que todo mundo joga, a imprensa ama mas o jogo é uma porcaria. Quer um exemplo?! Tomb Raider. Alguém pelamordedeus me explique o porquê dele ser tão endeusado sendo que, desde o começo ele tinha movimentação tosca, câmera ruim e história fraca! Só acertaram mão no Tomb Raider: Legend, que é um jogão, mas antes dele tiveram quantos jogos ridículos!? Uns 10, que eu me lembre… Se o jogo sofre muito hype, se fazem muita propaganda e quando ele sai é aquela decepção, nós consideramos sub-jogo. :D

  14. 14 ska 08/08/2008 às 6:08 pm

    hummmm devo admitir… foi Xenogears arrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrghhhh

    hauauohohoahauouoahuao

    Hj em dia odeio rpg japa, e cada vez que me mostram adolescentes salvando o mundo é o msm que tomar um tapa na kr.

    Por mais que xenogears tenha seus defeitos como jogo ele foi um dos primeiros que tentou usar uma narrativa mais literaria nos games.E hj em dia um monte faz isso o ultimo que eu lembro é aquele lost odissey lá…E tem mto crédito por tratar o jogador como adulto discutindo assuntos de filosofia/religião e politica…

    Mas eu estou sendo mto mimimimimmi fãnboy…Sò queria dizer que Xenogears é legal p/ um estudo mais academico relacionado a games :)

    Lí o resto do blog e realmente foi só ess epost que me incomodou, o resto esta tudo bem escrito parabens…

    Ps: e concordo só o tomb raider legend é jogão!!!

    PsII:E se um dia falar mal de Shadow of the colossus vou atras de vcs huohuohuohuo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: