Por Alexei Barros
Super Mario Galaxy no Press Start 2008? Confere. Não me surpreendeu tanto quanto Wild Arms, a primeira música anunciada, porque já esperava por isso. Logo na revelação da gravação do vídeo da Orquestra Mario Galaxy disse: “Se um dia vão apresentá-la em algum concerto? No VGL eu duvido, mas no Press Start é muito provável”. Mas é bom lembrar que antes de todo mundo veio o PLAY! A Video Game Symphony, o primeiro a integrar o jogo no repertório, com “Wind Garden”.
Na preconização da edição 2008 fui mais enfático. “Ousadia. O Press Start é um concerto atento às novidades. Para mim, é praticamente certo Super Mario Galaxy…”. O Geraldo Figueras também compactuou: “E assino embaixo, MGS4 e SMG são presenças garantidas”. Tudo porque já confiava na competência do melhor concerto de game music da atualidade, não tem como concluir de outra forma.
Quem transmitiu a novidade foi o roteirista Kazushige Nojima (FFVII, FFVIII, FFX, série Kingdom Hearts etc.), que disse que deveria ser selecionada uma música do Mario para a apresentação e escolheram Super Mario Galaxy depois de um ensaio. Chama-me a atenção a obrigatoriedade da presença sonora do bigode, não por conta da qualidade e importância indiscutível na game music ou por SMG ter sido lançado há pouco tempo, mas porque o PS 2006 nem contou com Mario e no PS 2007 o “Super Mario Bros. Medley” era tão simplório, básico e batido, limitando-se a executar o tema principal, que parecia algo feito só por fazer mesmo, sem a audácia dos outros arranjos.
No post, Nojima também afirma que a seleção foi da música-título, já orquestrada por natureza, que será tocada no “estilo Press Start”. Se for o que eu estou pensando, é algo na linha do “Super Smash Bros. Brawl Main Theme” do PS 2007, executado em um arranjo sensacional que nem no jogo está. É esse o tipo de arrojo que sentia falta no medley do Mario ano passado.
Pela descrição, minha conjectura é de que a faixa a ser apresentada é a “Super Mario Galaxy”, tema dos créditos que compreende várias músicas do jogo. Excelente, talvez a melhor escolha possível.
Mais uma vez agradeço ao Fabão pela tradução.
[via PRESS START]
Set list até o momento:
01 – Wild Arms
Fantástico reforço! To com cada vez mais pena de VGL e mais louco pelo Press Start.
Mais uma vez eu estava fazendo força para não falar do VGL, mas como é o concerto mais próximo dos brasileiros é inevitável… :D
Tá certo que o Press Start faz uma ou duas apresentações por ano e apenas no Japão, enquanto o VGL realiza turnês mundiais, mas não custava um pouco mais de empenho – o PLAY!, que também viaja pelo globo afora, conseguiu inserir o jogo no set list.