“Meridian Dance” – Secret of Mana (Passion)

Por Alexei Barros

Se há um RPG que me orgulho de ter terminado, este é Secret of Mana, e não faz muito tempo. Uns dois anos. Parte do quinteto mágico de jogos japoneses da Squaresoft lançados nos EUA para SNES – completam Final Fantasy II e III (IV e VI, na verdade), Chrono Trigger e Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars –, me chamou a atenção, entre tantos aspectos, pela trilha sonora de Hiroki Kikuta, um versátil compositor que também dá os pitacos como ilustrador, diretor etc. Já falei sobre ele aqui.

Entre músicas melancólicas e principalmente animadas até dá para esquecer que são reproduzidas de um cartucho. Como aconteceu com os todos os mencionados acima menos SM RPG, Secret of Mana foi representado na série Orchestral Game Concert no ano de 1993 no OGC3, com a faixa da tela-título, “Angel’s Fear”, orquestrada por Nobuo Kurita – escute-a: “Angel’s Fear”. Surpreendentemente, também reapareceu em 2007 no Fifth Game Music Concert.

Ainda melhor é a “Meridian Dance”, tema de combate final. Foi escolhida para encerrar o concerto Passion, apresentado na Austrália e Cingapura em 2006, com um grupo formado pelos principais musicistas da Orquestra Sinfônica Eminence (do A Night in Fantasia): Hiroaki Yura e a Ayako Ishikawa nos violinos, Zane Banks no violão ou baixo, Joshua Hill na bateria e percussão e Natalia Raspopova no piano. Todos talentosos e até virtuoses, como Yura, o fundador da Eminence de apenas 26 anos.

Detalhes:

1) A gravação do Passion chegou a ser lançada em CD em 2007, mas apenas na Austrália e em edição limitada. Por favor, permitam que o mundo conheça o admirável trabalho publicando os discos de maneira abrangente!
2) Inexplicavelmente, a “Meridian Dance” não foi inclusa no disco. Depois disso e das ausências final fantasístas no VGL Greatest Hits Vol.1 desconfio que a querida Square Enix é a empresa mais ranheta em termos de direitos autorais. Se bem que há músicas do Chrono Cross no CD do Passion…
3) Hitoshi Sakimoto e Yasunori Mitsuda compareceram ao evento. E o Yasunori Mitsuda ainda tocou bouzouki.
4) Falando em Sakimoto, foram tocadas três músicas do Final Fantasy XII (já que o Distant Worlds ignora…): “Clan Headquarters”, “Victory Fanfare” e “Penelo’s Theme”. Nenhuma está no CD…  Veja o set list completo aqui.
5) Minha vontade é que eles tocassem o tema de encerramento “The Second Truth From the Left” e ouvir um dos mais empolgantes riffs de baixo sintetizado com um baixo de verdade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: